Onibus sem condutor para Idosos no Japão

A SoftBank está dobrando seu projeto de ônibus auto-dirigido no Japão- SB Drive, uma entidade criada no ano passado para desenvolver tecnologia de veículos autônomos para transporte público, acabou de receber um reforço de caixa depois que o Yahoo Japan liberou mais um investimento .

O Yahoo Japan, afiliada do Yahoo, é uma das empresas tecnológicas mais influentes do Japão, forneceu mais 490 milhões de JPY (US $ 4,4 milhões),junto com a SoftBank em capital remanescente para manter uma participação maioritária. Pós-investimento, a participação da SoftBank no negócio é de 51,1%, o Yahoo Japão possui uma participação de 48,6% e o sócio fundador Advance Mobility mantém 0,3%.

A SB Drive é um projeto de veiculo auto-dirigido com foco em tornar as opções de transporte público, particularmente em áreas mais rurais, mais inteligentes. A empresa pretende realizar testes em estradas públicas no próximo ano com o objetivo final de um serviço comercial até 2020.

Já disse que executou “ensaios sociais” e testou usando ônibus públicos de rota fixa e caminhões de carga que usam tecnologia de condução autônoma. A SB Drive também tem parcerias com quatro municípios no Japão

Além de adicionar capital ao negócio, a Yahoo Capital tem potencial para ser um importante parceiro estratégico. O Yahoo Japão planeja vincular o SB Drive com seu popular serviço do Yahoo Maps e usar dados relacionados – como clima, congestionamento de veículos, trânsito e eventos – para ajudar no planejamento e implantação de ônibus.

Embora não tenha havido grandes iniciativas em ônibus auto-dirigidos dessa escala no Ocidente que atualmente testa carros, o Japão tem diferentes problemas sociais para enfrentar. A SB Drive está focada em oferecer algum suporte em resposta ao problema de envelhecimento da população do Japão. Hoje, um quarto da população do país tem mais de 65 anos. Esse número, que é maior em algumas regiões rurais, deverá chegar a 40% em todo o país em 2060, o que significa que, particularmente fora das áreas urbanas, muitos cidadãos precisarão de ajuda adicional.Existem outros projetos incentivando idosos a entregarem carteiras de habilitação em troca de usarem onibus semelhantes a esse,que ainda contam com um motorista de sobreaviso que fica observando a operação como medida de segurança ..

Anúncios
Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s