Início das operações da antiga VASP (Viação Aérea São Paulo)

VASP na imprensa paulista.O anúncio dos primeiros vôos comerciais da VASP na imprensa paulista.
O anúncio dos primeiros vôos comerciais da VASP na imprensa paulista.início das operações da antiga VASP (Viação Aérea São Paulo) (1)No momento em que Uberaba, mais uma vez, está ameaçada de ficar sem vôos comerciais com São Paulo, não custa lembrar um pouco da história da ligação aérea entre nossa cidade e a Capital paulista, que começou no início da década.

Bartolomeu de Gusmão

Duas vistas do avião VASP-1 (Bartolomeu de Gusmão), um dos dois Monospar usados inicialmente na rota “São Paulo-Ribeirão Preto- Uberaba”, onde se percebe bem a pequena dimensão da aeronave, que só levava três passageiros além do piloto. A foto  foi feita no Campo de Marte, em São Paulo.

início das operações da antiga VASP (Viação Aérea São Paulo)1 - Cópia (1) Campo de Marte
Em outra foto do VASP-1 tirada no Campo de Marte, a elegância do piloto defronte ao seu avião.

Campo de Marte
Campo de aviação de Uberaba
Uma curiosidade: num detalhe da foto percebemos, junto ao avião, dois padres usando chapéu e um homem de paletó claro que parece usar um turbante na cabeça. Seria um indiano, talvez vinculado aos negócios do Zebu?

Campo de aviação de Uberaba1

(André Borges Lopes)

Postado por Uberaba em Fotos

P.S-Em 1870, aportava no Brasil um animal que iria alterar para sempre os rumos do país. Tanto em relação à sua cultura quanto à economia. Era o Zebu, originário da Índia. De lá para cá, milhares de animais cruzaram os mares e ajudaram, ao lado dos criadores, a transformar o Brasil no maior exportador de carne do mundo. Oito em cada dez bois no Brasil têm sangue zebuíno. Em números, são mais de 150 milhões de animais graças à fácil adaptação destes ao clima brasileiro

No ano de 1889, chegava a Uberaba o primeiro zebuíno, vindo do Rio de Janeiro. Tinha o nome de seu proprietário: Lontra. Hoje, Uberaba tem um monumento a esse animal. “Foi fácil perceber que esse tipo de gado era muito rústico e dava lucros no sertão. Era a ferramenta que faltava e que podia interiorizar o desenvolvimento”, ressalta o escritor Rinaldo dos Santos.
Em pouco tempo, Uberaba passou a ser um dos principais centros de gado de elite no Brasil. Sua localização ajudou: está a uma distância aproximada de 500 quilômetros de capitais como Belo Horizonte, Brasília, Goiânia e São Paulo, importantes mercados consumidores de carne e leite.
A cidade de Uberaba tem mais de 300 mil habitantes e é sede, desde o ano de 1934, daExpozebu, a maior feira de pecuária zebuína do planeta.

Paulo Palma Beraldo

Anúncios
Esse post foi publicado em Historias da Aviação, VASP. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s