Um nome bem idiota mesmo!

18921006_1409159449164678_2586387741395651132_oReginald Mitchell nasceu na Inglaterra em maio/1895 e começou sua profissão trabalhando numa fábrica de locomotivas. Dono de um talento instintivo para lidar com metais, foi incrível que depois de trabalhar nas pesadas máquinas, passou a se dedicar às delicadas filigranas exigidas nos projetos de aviões de alto desempenho.
Mitchell era um cara teimoso e obcecado pela qualidade, um Steve Jobs dos anos 30. Com essas qualidades, passou à história como o homem que idealizou e projetou o lendário e imortal Spitfire.

Uma das características marcantes desse avião são suas asas, um prodígio de engenharia aeronáutica. Mitchell radicalizou ao projetar as longarinas, feitas de tubos quadrados concêntricos que se encaixavam uns nos outros. O resultado foram longarinas leves, fortíssimas e muito flexíveis a ponto de causar prazer ou susto no piloto. Trabalhando com um lápis de grafite macio, refinou o desenho até ficar satisfeito com as asas mais finas e largas possíveis. Além disso, seu desenho agrada a todos por sua forma elíptica, elegante e graciosa, não obstante ser de difícil fabricação.

Quando lhe disseram que o Presidente da Vickers, empresa que controlava a Supermarine decidira chamar o novo avião de Spitfire, Mitchell observou: “É o tipo de nome idiota que eles dariam mesmo!”

Não obstante sua intensa dedicação, Mitchell não viveu para ver como seu avião iria mudar a história e até onde chegaria. O desenho que fez era tão bom e perfeito, que sucessivas versões elevaram o desempenho a níveis que ele próprio duvidaria. Impossibilitado de trabalhar devido a um doloroso câncer, em seus últimos dias, foi visto algumas vezes parado ao longe, olhando para o protótipo do seu belo Spitfire. Faleceu em junho/1937 aos 42 anos.

Fonte- Contos do Céu

Anúncios
Esse post foi publicado em Historias da Aviação. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s