Pense Global,Fale Local…

foraNo Brasil temos vários sotaques diferentes ,afinal somos um país muito grande com muitas variações regionais culturais e consequentemente de hábitos no falar também.

No Japão isso também existe mas é bem mais complicado, apesar de ser um país pequeno existem dezenas de dialetos dentro do Japão, isso se deve a regionalização, a geografia, ao isolamento do país e de regiões dentro do Japão e também ao sistema político e geográfico dividido que existia na época feudal.

O dialeto padrão do Japão conhecido como “hyōjungo“ é o dialeto de Tokyo e da região de “Kanto”, que é o mais comum e o ensinado nas escolas de japonês em todo o mundo, inclusive dentro do Japão, pois existe a necessidade de “padronizar” os dialetos porque muitas vezes mesmo uma pessoa japonesa não consegue entender outra pessoa de outra região do Japão. Então em muitos lugares as pessoas falam o dialeto padrão e o regional para que possam se comunicar localmente ou nacionalmente.

Difícil para nós no Brasil imaginarmos esta situação, pois por mais que sejamos do Sul, Sudeste, Nordeste, Norte ou Centro-Oeste nós nos entendemos mesmo que o outro tenha sotaque regional. No Japão as diferenças de sotaque podem ser tão grandes que as pessoas não se entendem, algumas palavras são parecidas, outras realmente nada parecidas.

Praticamente cada região do Japão tem o seu dialeto/sotaque, ou em japonês “Hogen”. No idioma japonês quando nos referimos ao dialeto se adiciona a partícula “Ben”, referindo-se juntamente a “Hogen”, no final para caracterizar a fala de determinada região ou província, entre os principais tipos de “hogen” por região estão:

– Kansai-ben: a região de Kansai envolve as províncias de Nara, Wakayama, Quioto, Osaka, Hyogo e Shiga

– Tohoku-ben: a região de Tohoku fica mais ao norte da ilha central e envolve as províncias de Akita, Aomori, Fukushima, Iwate, Miyagi e Yamagata

– Okinawa-ben ou Ryukyu-ben: é o dialeto da província de Okinawa e as Ilhas Ryukyu que fazem parte do arquipélago

– Hokkaido-ben: referente ao sotaque típico da província de Hokkaido, ou da região norte do Japão

– Shikoku-ben: envolve as províncias de Kochi, Ehime, Tokushima e Kagawa

-Chugoku-ben: região que envolve as províncias de Hiroshima, Yamaguchi, Shimane, Tottori e Okayama

– Umpaku-ben: dialeto falado em partes das províncias de Shimane e Tottori e também nas ilhas Oki.

-Kyushu-ben: região que envolve as províncias de Fukuoka, Kagoshima, Kumamoto, Miyazaki, Nagasaki, Oita e Saga.

Lembrando que estas são as principais regiões e seus sotaques, porém, dentro de cada região existem regiões menores com seus próprios dialetos, como por exemplo o “Tsushima-ben” que é o dialeto falado na ilha de Tsushima que pertence a província de Nagasaki e fica localizada em uma parte do mar do Japão, bem no estreito entre Japão e Coreia do Sul, e muitas vezes dito com inteligível pelos que falam apenas o idioma japonês padrão.

Outro exemplo são os dialetos de Kyushu, dentro desta região existem dialetos diferentes como o Hichiku, Honishi e Satsugu-ben. Existem regiões muito peculiares onde o dialeto é muito diferente do comum apesar de geograficamente não fazer muito sentido como o dialeto “Hachijo” falado nas ilhas “Izu”, conjunto de ilhas ao sul de Tokyo e que pertencem ao território da Província.

A língua japonesa é cheia de encantos e mistérios!

No Sul do Brasil ouve-se “frio de renguear o cusco “,no Nordeste”Eita cabra bom da molesta”,etc.No Japão as 47 Provincias tambem tem suas diferenças linguisticas em dizer “Eu gosto de voce.”.Então consegue-se saber de onde veio a pessoa..

Anúncios
Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s