Lotus e Renkon

Todos nós sabemos que a flor de lótus é um símbolo do Budismo, mas isso é  tudo o que há para ela?PQAAADBogFKeSmpUj-Hs2dImjypCiUEYUD-CqGWDWr8aIRwnIA2P8Dn3hIKZ5BLzKjuI-ZG2JXmw6OQQ3IR4NE-vWlYAm1T1UMB-MGgpKaHSDFlr3bkao9jmThTX

A flor de lótus não é uma flor qualquer – é uma flor do poder! É maior que a vida, maior do que você e eu. Mas você também pode compreender a essência do lótus.

A flor de lótus é reverenciada no Japão pela sua habilidade de se levantar das águas sujas, obscuras e ainda permanecer pura e bonita. Este processo simboliza alcançar a iluminação. A idéia é que podemos nos elevar acima do sofrimento humano da mesma maneira que o lótus, movendo-nos do mais baixo para o mais alto estado de consciência.

Como todas as flores, a beleza é passageira ,assim mesmo a flor de lótus deve morrer. Isso mostra o interminável ciclo de vida, morte e renascimento. A menos que naturalmente você alcançe o Nirvana, em que o ciclo termina quando você alcança um estado sem sofrimento. Embora a flor de lótus seja um símbolo de iluminação, eu me pergunto se alguma vez chegarei ao nirvana. Eu também me pergunto que tipo de sofrimento a flor de lótus sofra.

Kanrensetsu é a visão de flor de lótus que pode ser feito em barcos de visão especial da flor de lótus em lagoas ou lagos, ou participando de festivais. Na Provincia de Okayama, o Parque Korakuen abre às 4:00 no primeiro domingo de julho para a visualização anual da flor de lótus. Paparazzis podem entrar no parque antes do nascer do sol para pegar a lagoa de lótus vir à vida no raiar do dia. Tantas flores conseguindo iluminação ao mesmo tempo, é dito que você pode ouvir as flores quando desabrocham.0000018921_e_1280x720

Há pelo menos dois tipos de flores de lótus na lagoa, o Ittenshikai (que significa “universo” lotus? UAU!) e o lótus Oga. Não se preocupe se você não estiver familiarizado com esses nomes; Há mais de 800 nomes diferentes de flores de lótus. Se você não chegar cedo o suficiente para pegar as flores abrindo, você ainda pode observar as flores já abertas,ainda é incentivado a tomar chá com eles.

Flores de lótus aparecem simbolicamente em todo o Japão também. A montanha sagrada do Monte Koya, 800 metros acima do nível do mar, encontra-se em uma bacia cercada por oito picos, dando-lhe a aparência de uma flor de lótus florescendo e por isso foi escolhida para ser o Lar Eterno de Kobo Daishi.

16265651_249327048843296_3581785066775980224_n Buda e os bodhisattvas são muitas vezes retratados sentados em flores de lótus,mostrando  algumas flores de lótus duplas como cadeiras. Muito confortáveis, gostaria de imaginar que esta poderia ser a chave para sentar longos períodos de tempo em uma posição meditativa. Esqueça as esteiras, traga  coisas para o mundo real! Outros bodhisattvas são retratados meramente prendendo as flores de lótus, assim  suponho que nós podemos estender nossas mãos a eles na forma de amizade .

A “posição de lótus” no Yoga, por sinal, é assim chamada porque você se parece com uma flor de lótus quando se senta dessa maneira. Imagina isso? Você está mais perto da iluminação do que pensava. Por outro lado, ninguém diz o que você parece ser, se  não consegue se sentar nessa posição.

Você também encontrará o símbolo de lótus que representa o ventre do mundo na Womb World Mandala do Budismo Shingon. Aposto que você não sabia que o mundo tinha um útero, não é? Deixe isso para o lótus, maior que a vida.

Uma coisa é certa embora: A raiz de lótus fica para baixo no lodo e suja. Na verdade, as próprias raízes podem crescer até 1,2 metros de comprimento.
Renkon-Lotus Renkon, ou “raiz de lótus” (que é realmente o rizoma), é uma parte integrante da culinária japonesa. Como uma comida sazonal, é comido no outono e inverno, e é servido no Ano Novo como um alimento auspicioso.

O fato de que renkon ter buracos  o torna um vegetal muito elegante . Coloquei-o na categoria de outras coisas legais com buracos, tais como donuts, queijo suíço e moedas de ¥ 5 . Pessoalmente, eu acho que os buracos   parecem rodas de vagão fatiado. Fazem deles grandes pratos de vegetais comestíveis. Alguém está ficando com fome? Tente renkon cru em saladas ou fritos como tempura.

Você também pode comer as folhas e as sementes da flor de lótus. A fragrância de lótus é usado em óleos, loções e sabonetes.Como se isso não bastasse, o lótus  ainda tem o sutra mais famoso que recebeu seu nome. O Sutra de Lótus é o ensinamento mais notável de Buda sobre “o vazio” como um passo necessário para a iluminação. Talvez seja por isso que a raiz de lótus tenha buracos – para mostrar suas raízes vazias.
Fonte-AMY CHAVEZ

Japan Times

Anúncios
Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s