Heikegani-Seleção Genetica Feita Por Uma Lenda

g080813_machida_heikegani12

Heikegani é uma espécie de caranguejo nativo do Japão, com uma concha que tem um padrão semelhante a um rosto humano. De acordo com o folclore japonês, os caranguejos de Heikegani contêm as almas dos guerreiros do samurai de Heike que foram mortos na batalha de Dan-no-ura em 1185 , uma guerra pela disputa do trono imperial japonês. A história conta que os samurais de Heike, reencarnados no caranguejo de Heikegani (Heikeposis japonica), estavam mostrando sua fidelidade ao clã vestindo uma máscara feroz em suas conchas. A batalha de Dan-no-ura, imortalizada no Heike Monogatari (o Conto de Heike) foi um momento crucial na história do Japão, que estabeleceu o primeiro shogunato (ditadura militar) e resultou na morte do filho do imperador .legend-of-heikegani-samurai-ghost-crabs

A Batalha de Dan-no-ura
A batalha foi precedida por uma intensa luta entre os governantes  do Japão, o clã Taira (mais tarde conhecido como Heike), que os caranguejos Heikegani são nomeados, e o clã Minamoto (Genji), que estavam lutando pelo controle do trono no final do século XII na Guerra de Genpei (1180-1185).
Em 24 de abril de 1185 , os dois poderosos clãs samurai lutaram até a morte na baía Dan-no-ura no Mar Interior do Japão. O clã Taira dominante (Heike), foi liderado por seu filho-Imperador, Antoku, e sua avó. O Heike tinha governado por muitas décadas, mas agora, muito superior em número, eles enfrentaram a derrota nas mãos dos Minamoto.
Durante a batalha, um membro da casa real tomou o imperador Antoku de sete anos de idade e mergulhou com ele na água no Estreito de Shimonoseki, afogando o filho imperador, em vez de permitir que ele fosse capturado pelas forças opostas. Sua mãe e sua avó seguiram-no em seu sofrimento. Antoku veio a ser adorado como Mizu-no-kami (“deus da água”).
Esta batalha crucial foi um ponto de viragem cultural e político na história japonesa: Minamoto Yoritomo tornou-se o primeiro Shogun, ou governante militar, do Japão. Dan-no-ura marcou o início de sete séculos, em que o Japão foi governado por guerreiros e xoguns em vez de imperadores e aristocratas.battle-of-dannoura

O destino do Samurai Heike 
defeated-heike-warriorsPara os samurais de Heike, a rendição ao inimigo nunca foi uma opção. Aqueles que não foram mortos na batalha, cometeram suicídio, afogando-se junto com seu imperador. Seus corpos transformaram-se alimento para os caranguejos de heikegani que os esperavam no fundo do mar.
De acordo com a lenda japonesa, os fantasmas ou almas dos samurais de Heike reencarnaram nos caranguejos de Heikegani que comiam seus restos, seus rostos irritados agora mostrados nas conchas dos caranguejos. Até hoje, diz-se que os caranguejos Heikegani perambulam pelas profundezas dos oceanos ao redor do Japão, procurando as heranças perdidas de seu império.

Teoria de Carl Sagan de Seleção Artificial
Durante um episódio do programa de ciência PBS, Cosmos: A Personal Voyage, Carl Sagon expôs sobre uma teoria apresentada por Julian Huxley em 1952, para explicar as estranhas características faciais da casca de caranguejo Heikegani. Huxley teorizou que as caras do samurai do caranguejo são o resultado da seleção artificial. Ele propôs que os pescadores que pescavam nas águas do Japão jogavam de volta os caranguejos cujas conchas pareciam o rosto de um samurai por respeito ao heike falecído. Isso preservou o DNA do heikegani com rostos parecidos com samurais enquanto desbastava as linhas genéticas daqueles sem traços.
O problema com esta teoria é que os caranguejos de Heikegani, que têm um comprimento máximo de 1.2 polegadas, são demasiado pequenos para serem comidos, assim é provável terem sido descartados para  alimento em primeiro lugar. Além disso, a análise das conchas mostrou que os padrões de face são simplesmente o resultado de pontos de conexão para tecido muscular e ligamentos. Finalmente, os caranguejos de Heikegani não são os únicos caranguejos com um rosto humano na concha. Uma variedade de caranguejos da família Dorippidae ,todos parecem ter rostos humanos em suas costas.
Uma teoria muito mais plausível é que qualquer semelhança de um rosto humano visto nas conchas dos caranguejos Heikegani é o resultado de Pareidolia, a capacidade inata do cérebro humano em reconhecer rostos e formas humanas em um conjunto de estímulos aleatórios. Exemplos comuns incluem ver imagens de animais ou rostos em nuvens, a Virgem Maria em paredes,etc.
O caranguejo de Heikegani inspirou a reverência às lendas antigas, assim como a investigação científica no poder da seleção. Enquanto muitos acreditam que o rosto de samurai irritado na casca do caranguejo é simplesmente o resultado do fenômeno psicológico de pareidolia, outros acreditam que os rostos  são os guerreiros samurai Heike, que foram renascer e ainda estão, de alguma forma, vigiando-os.

Referencias

The Samurai Crab. Martin, J.W. 1993. Terra, 31:4, 30-34.

Heikegani: The Samurai Ghost Crab – Introvert Japan

The Heikegani Crabs and the Problem with Pareidolia – Martin J Clemens

Heikegani: The Samurai Crab – Japan Powered

Samurai Crabs: Transmogrified Japanese warriors, the product of artificial selection, or pareidolia? – Arthropoda

By April Holloway

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s