O Homem que tinha Asas

Legendario piloto de teste e air show  Bob Hoover em uma fotografia sem data. (Bob Hoover Arquivos)hoover1477432981
Por Matt Schudel /25 de outubro
Bob Hoover,foi  um piloto de caça da Segunda Guerra Mundial que escapou um campo de prisioneiros e voou para a liberdade ao roubar um avião alemão .Passou décadas fazendo testes em aeronaves , deixando os espectadores emocionados em shows aéreos e formando aviadores militares, morreu ontem, 25 de outubro em um hospital em Torrance, Calif. Ele tinha 94 anos.

A causa foi insuficiência cardíaca congestiva, disse que sua filha, Lynn Hoover.Robert Anderson Hoover nasceu 24 de janeiro de 1922, em Nashville. Seu pai era um gerente de escritório e contador.  começou a tomar aulas de vôo aos 15 anos e entrou para a Guarda Aérea Nacional do Tennessee com 18 anos.

Foi um dos pilotos mais reverenciados do país. O renomado  aviador general Jimmy Doolittle, uma vez o chamou “the greatest stick-and-rudder man who ever lived.”

Em 1947,  Hoover estava voando como piloto de teste ao lado de Chuck Yeager quando ele rompeu a barreira do som. Mr. Hoover ensinou manobras de mergulho-bombardeio para pilotos da Força Aérea durante a Guerra da Coreia.

Voou mais de 300 tipos de aviões . Durante suas décadas como um piloto acrobático,  Hoover pilotava seu avião tão bem que ele poderia tomar uma xícara de chá durante a execução de um Tonneau de 360 graus. Um dos aviões que ele usou para acrobacias, um  Rockwell Shrike Commander 500S, está hangarado em Steven F. Udvar-Hazy Center no Air and Space Museum Nacional em Chantilly, Virgínia.

Bob Hoover no Air and Space Museum Nacional, onde recebeu um prêmio  em 2007. (Marvin Joseph / The Washington Post)merlin_7927662
“Ele tinha um sentido tão intuitivo de como pilotar um avião”, Dorothy S. Cochrane, curador do Air and Space Museum, disse em uma entrevista. “Tinha uma capacidade impressionante para ser  parte do avião , descobrir o que estava errado e como sair da pane e se recuperar. Ele tinha essa capacidade não só para fazê-lo sozinho, mas para ensinar os outros “.

Recentemente como no ano passado, o ator Harrison Ford creditou as lições aprendidas com o Sr. Hoover  para sobreviver a um pouso forçado no seu avião  vintage em um campo de golfe na Califórnia.

Durante a Segunda Guerra Mundial, embora baseados no norte da África e sul da Europa, o Sr. Hoover voou 58 missões como piloto de caça com as Forças Aéreas do Exército. Em sua 59ª missão, em 9 de fevereiro de 1944, ele foi abatido ao largo da costa sul da França e foi arrancado do mar por um barco de patrulha alemão.

Ele passou 16 meses em um campo de prisioneiros alemão antes de ele e um colega americano pularem a cerca e fugirem para a floresta nas proximidades. Com a guerra chegando ao fim, os civis alemães foram mais cooperativos, e uma mulher fazendeira deu a Hoover e seu companheiro fugitivo uma arma.

Ele e seu amigo acharam um campo com centenas de aviões de guerra alemães danificados e Hoover descobriu um que tinha  tanque cheio.

Quando um mecânico alemão se aproximou, o amigo do Hoover apontou a arma para ele.
“Nós dissemos a ele a menos que pudesse ajuda-los a decolar, iriamos matá-lo,”  Hoover recordou anos mais tarde.

O motor do avião alemão funcionou, mas o amigo recusou-se a entrar a bordo, jurando nunca mais voar em outro avião. Em vez disso, ele retomou sua fuga a pé –  anos mais tarde se rencontrou com  Hoover.

O avião roubado tinha uma cruz alemão pintado na lateral, e  Hoover estava com medo de ser atacado por forças aliadas quando voou ao longo da costa da Alemanha para a Holanda.

“Eu não tinha nenhum mapa ou carta”, disse ele em uma entrevista de 2007  a publicação Airport Journals. “Eu sabia que deveria seguir para oeste na linha da costa, me senti a salvo quando vi moinhos de vento.”

Aterrissou em um campo e foi rapidamente cercado por agricultores holandeses com forcados. Logo depois,veio  um caminhão do exército britânico e  foi levado em segurança.

Saudado como um herói, ele observou que os campos de prisioneiros ficaram pouco vigiados durante os dias finais da guerra. “As pessoas acham que foi uma grande fuga”, disse ele, “mas os guardas tinham nos abandonados.”

Após a Segunda Guerra Mundial, enquanto servia na Força Aérea foi um dos pilotos de teste em um projeto para quebrar a barreira do som com o novo avião a jato Bell X-1,quando Yeager conseguiu a proeza em 1947..

Hoover com Chuck Yeager, à esquerda, no 50º aniversário do vôo histórico que quebrou a barreira do som. (Reuters / Reuters)rtr7pf71477414981

Ele recebeu a Distinguished Flying Cross, Purple Heart e outras condecorações antes de deixar a Aviação do Exército em 1948. Ele então se tornou um piloto de testes para a General Motors, a North American Aviation e North American  Rockwell.

Ele viveu durante anos em Palos Verdes Estates, California,  apareceu em shows aéreos em todo o mundo, voando um amarelo P-51 Mustang, ou no seu branco-e-verde Shrike.

bob-hoover_shrike_nasm2014Em uma de suas manobras mais ousadas,  Hoover desliga os motores de seu avião e voa como um planador, chegando pousar em silêncio sobre a pista.

Depois de um acidente de 1989, na qual seu avião estava  com o combustível errado, .Hoover inventou um novo tipo de bico para evitar tais erros voltassem a acontecer.

Em 1994, as autoridades federais ameaçaram deixa-lo em terra , por falhar nos testes médicos. O clamor de fãs do vôo foi tão grande que ele foi reexaminado, e sua licença de piloto foi renovada. Aposentou-se quando completou 70 anos fazendo acrobacias e pilotou o seu último avião quando tinha 85 anos.

O Cineasta Kim Furst estreou um documentário sobre ele, “Flying the Feathered Edge,” em 2014. Hoover publicou uma autobiografia, “Flying Forever “, em 1996.

Em seu livro, o Sr. Hoover escreveu: “Inferno, eu voaria um caminhão Dodge truck velho se colocassem asas na lateral.

The Washington Post

Esse post foi publicado em Historias da Aviação. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s