O Cowboy do Intruder

O KA-6D foi uma versão tank do avião de ataque A-6 obtido através da conversão de células do Intruder existentes: radar e  equipamentos de Bombardeio foram removidos e substituídos com um pacote de reabastecimento mangueira/bombas internas, com a carenagem drogue saindo  debaixo da  fuselagem traseira.

Um total de 90 KA-6Ds foram produzidos pela Grumman para a marinha dos EUA.ka-6d

Um dos mais famosos eventos que envolveram um KA-6D durante a sua vida operacional que vai desde 1963 a 1997, teve lugar no dia 09 de julho de 1991 ,um VA-95 Green Intruder durante uma missão de reabastecimento aéreo  no porta-aviões USS Abraham Lincoln .

Naquele dia, o tenente Mark Baden e o tenente Keith Gallagher,  eram o piloto e o bombardeiro e navegador (BN) do Intruder “Lizzard 515”, experimentaram um incidente muito incomum: uma ejeção parcial da aeronave.

o próprio Gallagher explica: “A Lei de Murphy diz:” Tudo pode dar errado e quando você menos espera “(E claro, todos nós sabemos que Murphy era um aviador).. […] Felizmente para mim, no entanto, ele não conseguiu seguir adiante. No meu 26º aniversário fui surpreendidos por um pedaço de má sorte do tamanho do Texas que deveria ter me matado. Felizmente, foi seguido imediatamente por toda uma série de milagres que me permitiram sobreviver. Efetuavamos o serviço  de avião-tanque, fazendo círculos no céu. Embora o padrão petroleiro possa ser meio  chato , ficamos alerta em manter uma boa doutrina de vigia, porque  menos de uma semana antes tivemos um quase contato com outro avião e nós não desejariamos repetir. ”

Após a terceira reabastecida de combustível, a tripulação do  Lizzard 515  decidiu que o bico de reabastecimento da asa esquerda ia exigir um pouco de ajuda e como recomendado pelo NATOPS (que é a Formação Naval e um programa de padronização de procedimentos operacionais, responsável pela regras e regulamentos que regem a segura e correta operação de todas as aeronaves navais), aplicaram Gs positivo e negativo para forçar a válvula a abrir.

Como explicado por Gallagher, quando o piloto empurrou o manche para a frente: “Eu senti a sensação familiar de ” G ” negativo  e então algo estranho aconteceu: minha cabeça tocou o canopy. Por um breve momento eu pensei que eu tinha falhado em apertar meus cintos subabdominais, mas sabia que não podia ser verdade. Antes que eu pudesse completar esse pensamento, houve um grande estrondo, seguido pelo vento, o ruído, desorientação e  vento,muito vento. A confusão reinou na minha mente,sobre como eu fui forçado de volta contra o meu assento, a cabeça contra o encosto de cabeça, braços atrás de mim, o vento rugindo na minha cabeça, batendo contra o meu corpo. “Será que o dossel explodiu? Eu ejetei? Será que o meu pára-brisas explodiu? “Todas essas questões me ocorreram em meio ao pandemônio na minha mente e no meu corpo. Essas perguntas foram rapidamente respondidas, e substituído por  mais outras, quando  olhei para baixo e vi uma visão que eu nunca vou esquecer: o topo do dossel, perto o suficiente para tocar  e através do dossel eu podia ver o topo do meu capacete. Levou alguns momentos para que esta imagem entrasse em meu cérebro, de repente sobrecarregado . Este foi pior do que eu jamais poderia ter imaginado – Eu estava sentado em cima de um A-6 ”

As sensações experimentadas por Gallagher durante este passeio selvagem eram extremas: “Eu não conseguia respirar. Meu capacete e máscara tinham sido arrancados da minha cabeça, e sem eles, a força total do vento batia-me no rosto. Era como tentar beber através de uma mangueira de incêndio. Eu não conseguia obter uma lufada de ar em meio ao vento para poder respirar. Meus braços estavam arrastados atrás de mim, até que consegui puxar ambos em meu peito e mantê-los lá. ”

Enquanto ainda estava tentando respirar, Gallagher achava que Baden nunca  tentaria pousar com ele dessa maneira  então decidiu iniciar a sequência de ejeção mais uma vez: “Eu agarrei a alça inferior com as duas mãos e puxei,mas não se mexia. Com um pouco mais de pânico induzindo a força , eu tentei novamente, mas sem sucesso. A alça não ia se mover. Fiz uma tentativa de chegar a alça superior, mas o vento me impediu de colocar a mão sobre ele. Por uma questão de sobrevivencia, tudo o que eu podia fazer era segurar meus braços em meu peito. Se qualquer um deles sofresse o fluxo de vento, eles imediatamente dobrariam atrás de mim, o que definitivamente não era bom. “ka-6d-close-up

No entretanto, Baden havia contactado o porta-aviões: “Mayday, Mayday, este é 515. Meu BN foi parcialmente ejetado. Eu preciso de um pouso de emergência! ”

A resposta chegou imediatamente: “Roger, mude para o botão 6.”

O Boss (Encarregado do Conves ) respondeu: “Bring it on in.” Neste ponto Baden olhou para as pernas do BN ainda em movimento e viu que Gallagher não estava morto. Então,  o chefe se aproximou e perguntou se o BN ainda estava na aeronave, Baden respondeu: “Só as pernas ainda estão dentro do cockpit.” Felizmente, o chefe entendeu acima do ruido  e perguntou se ele estava voltando  para aterrissagem. Quando Baden confirmou que ele estava voltando para o “homeplate”, o chefe disse-lhe que o porta-aviões estava pronto para recuperar o Lizard 515.

Mas as condições de Gallagher eram realmente dramaticas: “O vento tornou-se física e emocionalmente esmagador. Ela batia contra o meu rosto e corpo como uma enorme parede de água que não parava. O rugido em meus ouvidos me confundia, a pressão na minha boca me impedia de respirar e  batendo nos meus olhos me impedia de ver. Tempo tinha perdido todo o sentido. Pelo que eu sabia, eu poderia ter sido ejetado  por segundos ou horas. Eu estava sufocando e  não conseguia respirar . Eu gostaria de poder dizer que os meus últimos pensamentos foram para minha esposa, mas como me sentia desmaiando, tudo o que eu pensava era: “Eu não quero morrer.”a6_landing_lt_gallagher_1

Enquanto Baden se dirigia ao USS Abraham Lincoln, ele decidiu que  não desejava realizar uma aterragem perfeita: “Eu não tinha a intenção de passar qualquer gancho” . “toquei baixo aquém do primeiro fio (o pouso  perfeito é apelidado OK 3 e acontece quando o piloto engancha o terceiro dos quatro fios colocados na plataforma de pouso) e colocou as manetes para a marcha lenta. Os cacos do dossel diretamente na frente do peito do BN parecia uma coleção de facas de açougueiro. Eu estava muito preocupado com a desaceleração do gancho e se ia jogá-lo na borda irregular do cockpit “Em seguida, após o pouso, Baden percebeu que Gallagher ainda estava vivo quando ele disse:” Estou na plataforma de vôo ?”ka-6d-trap

Quando Baden e Gallagher souberam o que realmente tinha acontecido, tornou-se, obviamente, quanto  o Intruder BN tinha tido sorte.

O pára-quedas de Gallagher tinha aberto e envolveu-se em torno da cauda do avião, em seguida, o mecanismo de liberação havia disparado e lançou o BN do assento. As únicas coisas segurando-o no avião foram as tiras do pára-quedas.

Por este pouso de emergência bem executado,ao tenente Mark Baden foi concedido uma medalha por sua ação decisiva naquele dia e o LSO (Landing Oficial de Sinais), LCDR Mike Manazir, recebeu o “Bug Award Roach Blade” por sua parte na recuperação. A tripulação do Lincoln foi reconhecido por esse Pull-Forward de emergência bem executado – LT Baden  conseguiu pousar o jato na plataforma cerca de seis minutos após o início da emergência.

keith_gallagher_family_2011O capitão do USS Lincoln, mais tarde, leu no sistema de PA,  parte de uma carta escrita por Michelle Gallagher (esposa de LT Gallagher), onde ela agradeceu a tripulação do Lincoln por salvar a vida de seu marido, enquanto as lesões sofridas pelo BN foram mais tarde descrito pelo próprio Gallagher: “minha lesão mais grave foi que metade do meu braço direito ( ombro, bíceps e antebraço) ficou paralisado devido a um nervo esticado no meu ombro. Além disso, meu ombro esquerdo foi danificado também. Eu tive todos os danos de alguém que deslocou o ombro, mas isso não foi constatado quando cheguei. Minha suposição é que ele foi deslocado e colocado de volta na aterragem. Fora isso, eu só estava extremamente abalado. Via fisioterapia, eu fiquei recuperado no prazo de 6 meses. Meu ombro direito “voltou” em cerca de um mês, meu antebraço em cerca de 2-3 meses, e meu bíceps devolvido em cerca de 4-5 meses. Tive que refazer todas as minhas qualificações fisiológicas (natação, etc) para provar que eu estava OK, mas  voei novamente 6 meses após o dia do acidente. “

Esse post foi publicado em Historias da Aviação. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

