Planador do III Reich

Imagine voar num planador DFS SG 38 Schulgleiter, e acrescente a isso a bela paisagem de Baden-Württemberg, na Alemanha, num dia de clima perfeito.
O Schulgleiter é um planador extremamente raro construído em 1938 para o Nationalsozialistiches Fliegerkorps (NSFK – Corpo Aéreo Nacional-Socialista), uma organização paramilitar do Terceiro Reich. 10 mil exemplares foram fabricados e muitos pilotos que aprenderam a voar nele se tornaram pilotos da Luftwaffe.
Quando a Alemanha criou oficialmente a Luftwaffe em 1935, muitos membros do NSFK foram transferidos para lá. Como todos os membros do NSFK eram também membros do Partido Nazista, isso deu à nova Luftwaffe uma forte base ideológica em comparação às outras forças militares alemãs, que eram compostas por oficiais da “velha guarda”, provenientes da antiga aristocracia.
Coloque em tela cheia com alta resolução e aprecie:

[

O SG 38 foi desenhado para uso em treinamentos de nível básico. Muitos dos ases da Luftwaffe começaram neste pequeno planador para mais tarde sentarem nos cockpits das mais distintas aeronaves da força aérea alemã. O lançamento/decolagem mais comum era por cabos à partir de uma colina. Devido ao planador ser manuseado apenas por uma pessoa em cada lançamento, ele tinha de ser de fácil manejo e de fácil reparo.

O desenho da asa-alta utilizava uma viga central e cabos para sustento. A estrutura principal do planador era feita em madeira, com a superfície das asas e cauda invertidas em formado de “V” todos revestidos com acabamento parecido de madeira compensada. O piloto se senta em um assento simples e aberto, sem quaisquer proteções de fuselagem ou vidros.

A configuração básica era similar aos primeiros planadores da história como o Stamer Lippisch Zögling e o Grunau IX, mas o SG 38 possuía um desenho totalmente novo. Melhorias incluíam uma cauda maior para melhorar a estabilidade, skis montados em amortecedores/molas para absorver impacto e um assento atualizado para o piloto.29_1140304-F-IO108-013-1024x683

Fonte-Historia Militar Online

Quando voei  Grunau e o Neiva-B,achava que não era possivel  existirem  Planadores mais rusticos do que eles !

Esse post foi publicado em Historias da Aviação. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s