Saab 90 Scandia,Até o Protótipo Foi da Vasp…

saab-90-Scandia_photo_02Em 1944,  foi se tornando claro para o Mundo que Segunda Guerra Mundial em breve estaria no fim e a SAAB percebeu que a empresa teria que diversificar dos esforços puramente militares  para sobreviver.

Por isso, o conselho decidiu colocar em ação um plano para a fabricação de um bimotor pequeno, de médio alcance e econômico, como um sucessor para o Douglas DC-3 que impulsionou a Aviação Comercial com milhares de excedentes de Guerra e acabou inviabilizando o Scandia.

A AB Aerotransport,então uma companhia aérea antecessora da Scandinavian Airlines, encomendou 11 aeronaves a fabrica Svenska Aeroplan Aktiebolaget, em Linköping, Suécia.

O certificado operacional da aeronave foi emitido em junho de 1950 e as entregas começaram em outubro/1950.Duas companhias aéreas brasileiras, a VASP e a Aerovias Brasil também adquiriram um total de seis aeronaves. O protótipo da aeronave foi posteriormente convertido em um avião executivo de luxo privado para o brasileiro Olavo Fontoura do Laboratorio Fontoura e apelidado Corsario II.

A Força Aérea da Suécia colocou uma pesada e insistente pressão sobre a Saab, para o desenvolvimento e a construção do caça Saab 29, o que significava o fim da produção do Scandia na Suécia, com a produção residual a ser realizado pela Fokker, na Holanda. Ao todo, apenas 18 exemplos foram fabricados.

SAAB_Scandia_SAS_Heathrow_1953Toda a frota SAS acabou sendo comprada pela VASP, em 1957.Uma versão maior, com uma cabine pressurizada, chamado 90 B foi planejado, mas nunca foi produzido.O último voo do Scandia foi em 22 de julho de 1969.

O único sobrevivente é o Scandia de número de construção 16, ex -VASP ( PP-SQR ),que é preservado  no Museu do automóvel, em Bebedouro, São Paulo mas esta ao relento se deteriorando.digitalizar0143_600

Esse post foi publicado em Historias da Aviação, VASP. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s