A Lenda da Balada de Narayama

Yoshitoshi_-_100_Aspects_of_the_Moon_-_97Ubasute (姥 捨 て), Literalmente “abandonar uma velha”, também chamado de “obasute” e às vezes “oyasute” 親 捨 て “abandonando um pai”) se refere ao costume supostamente realizada no Japão no passado muito distante, em que um enfermo ou idoso  era levado para uma montanha, ou algum outro remoto lugar desolado, e deixado lá para morrer, seja por desidratação, fome ou a exposição do tempo, como uma forma de eutanásia. A prática era supostamente mais comum durante os períodos de seca e fome depois de catastrofes naturais e guerras e às vezes era obrigatória por funcionários feudais.

De acordo com o Kodansha Illustrated Encyclopedia of Japan, Ubasute “é o tema dessa lenda, mas […] e não parece nunca ter sido um costume comum “[Carece de fontes].

A recente notícia que ganhou repercussão mundial.

7jun2016---o-menino-japones-de-sete-anos-yamato-tanooka-abandonado-em-um-bosque-por-seus-pais-e-e-1465300448390_v2_450x253O menino Yamato Tanooka, de 7 anos, foi abandonado pelos pais nas montanhas de Komagatake em Hokkaido, no dia 28 de maio, para discipliná-lo. Os pais contaram que mandaram o menino descer do carro e se afastaram 500 metros mas ao retornarem, não encontraram o garoto. Após a mobilização de uma equipe de buscas com mais de 150 pessoas, o garoto foi encontrado com vida quase uma semana depois abrigado num centro de treinamento das Forças de Auto-Defesa.

Cinco dias antes do episódio de Hokkaido, em Kanazawa, província de Ishikawa, um mãe também puniu seu filho de sete anos por não ter feito a lição escolar. O menino foi deixado em uma estrada nas montanhas. Felizmente o garoto foi encontrado poucas horas depois, após a mãe ter ligado para o número de emergência, que acionou equipe de buscas.

Na província de Nagano, em Chikuma, porém o nome real do monte Narayama do filme,(direção de Shohei Imamura)  é Kamurikiyama, de 1.252 metros de altura,tambem conhecido como Obasuteyama.

.4 VAI balada1024px-ObasuteYama_20050424

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s