Previsão do Gigantesco Terremoto “Nankai Torafu Jishin”

Image26Pesquisas por GPS indicaram falhas geológicas que podem desencadear o terremoto Nankai Torafu Jishin, que poderá causar até 330 mil mortes.Conforme registros passados, esses grandes terremotos ocorrem num ciclo de 100 a 150 anos .

O Nankai Torafu é um fosso profundo no solo oceânico, que se inicia na baia de Suruga, vai ao sul até o mar de Omaezaki na província de Shizuoka, prosseguindo para o sudoeste da província de Wakayama no mar de Shionomisaki, passando pelo mar de Murotomisaki da província de Kouchi, até chegar ao mar de Kyushu.

24-Maio-Pesquisa-Nankai-Torafu-Placa-continental (1)A Guarda Costeira descobriu falhas geológicas , onde foi detectado o movimento de subducção (afundamento) da placa oceânica sobre a placa continental. Especialistas haviam previsto a possibilidade de 60 a 70% da ocorrência de um grande terremoto de magnitude de 8 a 9 graus dentro de 30 anos. Porém, como a área do epicentro está no fundo oceânico, não há informações sobre a localização precisa das falhas.

Desde 2006, a JCG instalou pontos de observação por GPS em 15 lugares ao longo da Falha de Nankai e vem pesquisando a localização das falhas do solo oceânico. A placa oceânica está afundando cerca de 6 centímetros por ano.

Em decorrência disso, a placa continental das baías de Shikoku e Enshuunada foi deslocada em aproximadamente 6 centímetros por ano, onde, especialmente, houve muita tensão acumulada, e também na região da Baía da Península de Kii, foi observado um deslocamento de 5 centímetros por ano. Destas, a Baía de Shikoku possui algumas regiões onde a placa oceânica está começando a afundar, e, caso haja um deslocamento muito grande, há o perigo do surgimento de maremotos (Tsunami).

24-Maio-Pesquisa-Nankai-TorafuAnteriormente, o governo havia previsto a ocorrência de dois grandes terremotos: “O Terremoto de Nankai” e o “O Grande Terremoto de Tokai” para os próximos anos. Porém, pesquisas recentes apontam que, quando um deles acontecer, ambos irão acontecer ao mesmo tempo.

Os pesquisadores esperam que esta nova descoberta possa ser útil para o esclarecimento do mecanismo de ocorrência do terremoto, já que prevê-se que com tanta movimentação na Falha de Nankai, há a possibilidade de serem responsáveis pelo acontecimento de um grande terremoto e de Tsunamis. A pesquisa está publicada na Nature, revista científica da Inglaterra.

Os alertas serão divulgados de acordo com a altura prevista do tsunami e com a previsão de desastre natural:

– De 20cm a 1m,  “Tsunami Chuui-hou” (advertência de tsunami)

– De  1m a 3m  “Tsunami Keihou” (alerta de tsunami)

– Acima de 3m  “Ootsunami Keihou” (alerta de grande tsunami)

Mesmo que a onda tiver 30cm de altura, não é possível movimentar-se como se imagina, impedindo que esteja seguro, ondas acima de 1m podem levá-lo e quase sempre a morte é previsível. Portanto, se após um terremoto, forem divulgadas alertas de tsunami, busque refúgio rapidamente em um local alto. Principalmente quando o terremoto for forte atingindo 8 graus de magnitude, os primeiros alertas de tsunami serão dadas as previsões usando palavras como  “Kyodai”(gigantesco), “Takai”(alto), inclusive será determinado estado de emergência. Ao ver ou ouvir o termo “Kyodai” procure fugir para locais altos o mais rápido que puder, pois deve-se pensar que está previsto a chegada de um tsunami na mesma escala do que causou a Grande Desastre Natural do Norte do Japão.
Fonte: ANN News e NHK News

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s