Bonseki

Bonsai (盆栽) (literalmente “plantações de bandeja”), bonkei (盆景) (paisagens na bandeja), bontei (盆 庭) (jardins na bandeja), bonsan (盆 山) (montanhas na bandeja) …
O elemento comum em todos essas artes tradicionais japonesas é bon (盆), que se refere a uma bandeja rasa ou vaso tipo tabuleiro, que nestas formas de arte tradicionais é usada para criar representações em miniatura do mundo natural. Com a exceção do bonsai, estas representações tridimensionais são compostas principalmente de materiais inanimados secos como pedras, seixos, areia branca e papel machê. Eles são criados de modo semelhante aos tradicionais jardins, apenas dentro dos limites muito menores de uma bandeja.

Hoje, gostaríamos de destacar uma outra variação da arte na bandeja conhecido como Bonseki (盆 石).570d4bd912202_570d48b326e76_440205109

( “Bandeja de rochas”), no qual paisagens em miniatura são criados em bandejas de laca preta, utilizando pequenas pedras e areia.

92 Bonseki remonta a pelo menos o período Kamakura (1185-1333) da história japonesa e representações deles podem ser encontrados em pergaminhos.

Uma cópia em xilogravura feito muito mais tarde ( 1899 )por Yoshu Chikanobu que descreve uma mulher  fazendo bonseki.

As cenas incluem montanhas, mar e jardins e ao contrário dos bonsais típicos, as representações naturais criados geralmente são feitos para serem vistos apenas temporariamente. Nas palavras de uma escola bonseki moderna em Tokyo:

“A importância do bonseki é a sensação de paz e satisfação que derivam de criar uma cena bonseki, e não ao resultado do trabalho.”

 

 

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s