Viscount da Vasp em Araçariguama

A Vickers foi uma empresa britânica de engenharia, que adquiriu fama como fabricante de artefatos militares, desde armas e munição, até navios, tanques, dirigíveis e aviões. Fundada em 1828 por Edward Vickers como Naylor Vickers & Co, foi passando por várias reorganizações, mudanças de nome e propriedade ao longo dos anos. Permaneceu ativa até 1999, sendo que o nome Vickers foi abandonado completamente em 2004.aracariguama_vasp

O avião inglês Vickers Viscount é um turbo hélice dos mais bem sucedidos da geração pós-guerra, tendo sido construídas 445 unidades. Sua velocidade ultrapassava os 500 km/h. A Vasp encomendou 5 unidades da série 800, que em 1958 foram as primeiras aeronaves com motor a reação a voar no Brasil. Anos depois, encomendou mais 10 unidades da série 700.

Esse Viscount 701 do vídeo (prefixo PP-SRJ) foi originalmente entregue em 1953 à British European Airways e vendido à Vasp em 1962. Em 1969, já com mais de 25 mil horas de voo, foi retirado de serviço e estocado em Congonhas. Foi doado à prefeitura de Piracicaba em 1974, permanecendo em um parque público até 2002. Em 2006, foi adquirido pela Prefeitura de Araçariguama (SP) para ser transformado no Cine-Avião JK, hoje desativado.

  • Localização: Latitude -23.4371489, Longitude -47.0544208 (Google Maps).
  • Fontes: Vickers Viscount Network (histórico detalhado) e Os Viscount da VASP: pioneiros turboélices no Brasil (blog “Cultura Aeronáutica”).
  • 42067006O avião foi comprado pela prefeitura há seis anos e era usado como cinema educativo, mas foi alvo de vandalismo em 2010. A aeronave, que fica exposta no morro Santos Dumont, foi queimada.Depois de uma reforma, o avião voltou a ser exposto, mas não pode ser visitado em seu interior. “Foi uma medida de segurança que tomamos, depois de tudo o que aconteceu”, disse o secretário da Cultura.
Esse post foi publicado em Historias da Aviação, VASP. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s