Galpão de Tesouros

Fique ao redor de restauradores de aeronaves e você inevitavelmente vai ouvir contos de relíquias históricas inestimáveis, escondidos em celeiros, enterradas ou de alguma forma presas no tempo aguardando descoberta.1409p_tt_00

Essas histórias são quase sempre exagero ou ficção. Mas se você nunca ouviu falar dos warbirds do West Texas Ranch Wilson Connell “Connie” Edwards,ela é absolutamente real.

O ex-piloto irascível que fez fortuna no negócio do petróleo contribuiu para um vasto inventário,na sua maioria combatentes da Segunda Guerra Mundial, hidroaviões e peças excedentes por mais de meio século. Agora, ele decidiu vender muitos deles, mas apenas quem aceitasse seus próprios termos para negociar.1409p_tt_03
1409p_tt_021409p_tt_01“As pessoas podem pagar o meu preço ou ir para o inferno, eu realmente não me importo com o que pensam”, diz Edwards, 80 anos, que é talvez melhor conhecido por  ter coreografado e voado muitas das cenas aéreas na Batalha da Inglaterra, um filme de 1969, estrelado  por Michael Caine e Sir Lawrence Olivier e contou com mais de uma dúzia FB 109s  Messerschmitt (tecnicamente Espanhois- HA-1112 Buchons), Heinkel He 111 (CASA 2.111) bombardeiros-e é claro, British Spitfires e Hurricanes. “Eu sei o valor do que  tenho, e eu não aceito regatear. Pague meu preço, ou não perca meu tempo “, diz Edwards.

A Spitfire que realmente voou na verdadeira batalha da Grã-Bretanha é a jóia da frota de Edwards, assim como uma meia dúzia de Buchons (incluindo um modelo de dois lugares raro) que ele pegou em pagamento parcial por seu trabalho no filme. Há também um P-51 Mustang que parece exatamente como estava quando foi importado da Guatemala no início de 1970 e dois PBY Catalinas. Edwards voou um dos PBYs para a Inglaterra em 1986, e um segundo-conhecido como o Green Turtle-tem um esquema de pintura Calypso e luxuoso interior como um iate. (Há também dois contêineres cheios de peças de PBY excedentes e ferramentas especializadas.)

Um recentemente polido Grumman Mallard esta amarrado do lado de fora. Então, são várias células Piaggio e peças para muitos mais.

O impulso para a venda foi a trágica morte do filho em 2013, Edwards ‘Connell Wilson “Tex” Edwards Jr., um aficcionado warbird  e piloto agrícola. Tex morreu em um acidente de carro perto do rancho da família cerca de 60 milhas a leste de Midland / Odessa. Ele está enterrado em um jazigo da família no rancho, que está localizado na porção árida,da area de cultura do algodão do estado.

“Eu ia dar tudo para Tex”, diz Edwards. “Ele era um piloto fantástico e absolutamente excelente em tudo o que fazia na aviação. Mas agora que ele se foi, não há nenhum sentido mantê-lo. ”

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Na década de 1980 Edwards doou duas aeronaves altamente cobiçado para a Associação Aviação Experimental,um P-38 Lightning e um F-4U Corsair e ambos estão em exposição no museu EAA em Oshkosh. Ele também ajudou a fundar a força aérea comemorativa (em seguida, o Confederate Air Force), mas teve uma divisão amarga com a organização com sede no Texas. Ele tem sido um membro da AOPA por mais de 50 anos.

Edwards diz que não considera seus muitos aviões como uma “coleção”, apenas objetos  que ele comprou ou negociou  porque lhe interessava. Logisticamente, com as aquisições foi necessária a construção de um complexo de hangar em constante expansão (mais de 100.000 pés quadrados)  para armazená-los. Ele nunca ofereceu passeios públicos, e sua pista , hangares, e sua temática casa são estritamente privada.

1409p_tt_10“Eu não estou interessado em ouvir histórias de guerra de outros pilotos ou dizer-lhes da minha”, diz Edwards, que voou sozinho quando tinha 16 anos de idade e mais tarde voou em toda a América Central e do Caribe nos seus vinte anos para uma série de empresas sombrias que ele prefere não discutir. “Eu realmente não estou no negócio de avião . Eu estou no ramo de óleo, rancho e negocio pedras. Eu só possuo aviões para me divertir. ”

O avião favorito de Edwards é um azul-e-branco ,um Piper Super Cub com um motor de 180 cavalos de potência  que não faz parte da venda. Ele não é sentimental sobre o resto. Muitos de seus aviões não tem voado a muitos anos e os hangares e seus conteúdos estão constantemente sujeitos ao implacável vento, calor e poeira da região.

Prateleiras altas estão empilhadas com ferramentas aparentemente esquecidas, peças e solventes. Os aviões estão exatamente como estavam na conclusão de seus últimos vôos, às vezes com auriculares sobre os glareshields, cartas aeronáuticas antigas e expiradas dobrados nos bancos e copos vazios e latas de bebidas em cabines.

Todo um hangar esta cheio com um tesouro de motores warbird. Dois nunca usados,  Allisons ; dezenas de Rolls-Royce Merlin  em vários estados; e um  Pratt & Whitney R-985 esta envolto em folhas de plástico.

Aeronaves não são os únicos veículos motorizados nos hangares. Há carros, também, incluindo um Corvette 1964, um Cadillac El Dorado Brougham 1958, um VW  original, Harley-Davidson motocicleta policial e meia dúzia de mini-motos .

Edwards diz que ele realmente não se importa com o que vai acontecer com os aviões depois que forem embora ele assume que qualquer pessoa disposta a pagar preços milionarios , provavelmente vai restaurá-los à condição de vôo. Mas se não forem, essa é a preocupação dos novos proprietários, não dele.

“Se eles podem dar ao luxo de comprá-los, eles provavelmente têm dinheiro suficiente para restaurá-los”, disse ele. “Se não,  é melhor não tentarem.”

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Edwards tem sido excepcionalmente bem sucedido nos negócios, e ele atribui suas vitórias a “pura sorte” e estar no lugar certo na hora certa. Vastas propriedades de terra de sua família estão em cima de enormes quantidades de petróleo e gás natural e novas técnicas de perfuração têm aumentado dramaticamente a produção em um momento de altos preços das commodities. Outra descoberta mineral aqui, pedra texana, está crescendo entre os construtores de casas . (Edwards é um escultor de pedra autodidata e varios locais estão decorados com suas obras de arte.)

Um hóspede do rancho Edwards no final de 1970 veio para caçar codorna e se tornou um amigo da família.Foi Sam Walton, fundador do Walmart, e Edwards foi um dos primeiros investidores no que se tornou a maior rede de varejo do mundo.

Edwards possuíu uma vez, mais de uma dúzia de P-51 Mustang, muitos deles comprados a partir de boneyards militares. Ele diz que nunca pagou mais de US $ 15.000 por um Mustang e agora os vende por US $ 1,5 milhões ou mais.

Tem sido uma figura controversa nos círculos de aeronaves históricas e ele está cheio de contradições. Ele é ao mesmo tempo flamboyant e recluso, mundano e profano, pode ser charmoso, envolvente e engraçado quando conta histórias dos tempos que passou voando com os Inglêses, Espanhois e pilotos alemães na Europa filmando a Batalha da Inglaterra. Também é um dos poucos pilotos no planeta que pode autoritariamente comparar as características de vôo de algumas das aeronaves mais famosas da história.1409p_tt_06
Source-AOPA

Photography by Chris Rose

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