Aviões temáticos divertem passageiros ao redor do mundo

Nas últimas semanas, uma aeronave japonesa com uma pintura inusitada sobrevoou oceanos do oriente e sua imagem foi amplamente divulgada nas redes sociais. Em vez de estampar as cores e o nome da companhia aérea, como costumava fazer, a aeronave trazia em sua carenagem uma pintura detalhada do robô R2-D2, da série de “Guerra das Estrelas”.

O R2-D2, da série Star Wars, um dos robôs mais famosos dos cinemas, estampa um avião de uma empresa aérea japonesa ANAunnamed4
Antes de embarcarem, era possível ver os passageiros surpresos diante do robô voador de mais de 20 metros, revelou a companhia. A quantidade de flashs e selfies era fora do normal. Era preciso que os funcionários apressassem a tripulação para que todos entrassem no avião. Não é sempre que se voa com o R2-D2.
Empresas aéreas de vários países passaram a usar o espaço externo de suas aeronaves para divulgar destinos turísticos, homenagear ícones da cultura do país e até personagens infantis. No Brasil, o sentimento nacionalista já foi tema de cinco produções artísticas.

Aeronave brasileira recebe as cores do capacete de Ayrton Senna (Foto: Gianfranco Beting)01_09_portal_interna_senna_Gianfranco_Beting
Uma delas trazia o bico do avião pintado nas cores do capacete de Ayrton Senna, em homenagem aos 20 anos da morte do piloto brasileiro tricampeão mundial de F-1. Uma outra, uma pintura verde-amarela feita pelos artistas plásticos Otávio e Gustavo Pandolfo, transportou a seleção brasileira –e serviu os turistas– por ocasião da Copa do Mundo. E uma terceira homenageou os 450 anos do Rio estampando as ondas da famosa calçada da orla de Copacabana.

O gênio da lâmpada mágica de Aladdin é a estrela do avião da Alaska Air (Foto: Alaska Air Group/Divulgação)01_09_portal_interna_aladim_Alaska_Air_Group
Celebrar destinos nacionais como o Rio de Janeiro, por exemplo, foi uma forma de reconhecer a importância da cidade com o maior fluxo no turismo de lazer do país, segundo o gerente de comunicação de uma companhia aérea brasileira. A estratégia das companhias é aproveitar o espaço da aeronave para reforçar a imagem da empresa –e gerar engajamento dos usuários, de acordo com o diretor de marketing de outra empresa aérea brasileira. “As pinturas com motivos nacionais geram identificação nos turistas. Para muitos viajantes, se transportar em uma aeronave especial passa a ser uma experiência divertida”, afirmou. “Os passageiros passam a escolher a companhia por ações como essa”, disse o diretor.

As cores e símbolos da bandeira de Ilinóis (EUA) foram estampadas no Boeing 737 da Southwest (Foto: Southwest Airlines)01_09_portal_interna_aguia_bandeira_illinois_Southwest_Airlines3
A iniciativa de pintar as aeronaves não é nova. Em 1988, um avião norte-americano foi lançado com uma pintura em homenagem à Shamu, a orca que se tornou símbolo do parque aquático americano Sea World. Os personagens da animação infantil Carros e o gênio da lâmpada mágica de Alladin também foram os destaques de duas aeronaves norte-americanas. O avião é o principal meio de transporte dos turistas estrangeiros que viajam para o Brasil. Mais de 4,5 milhões de viajantes estrangeiros usaram o avião para visitar o país no ano passado, de acordo com estudo do Ministério do Turismo.
A bandeira brasileira foi parte de uma campanha que divulgou o país no exterior na carenagem do Airbus A330-200 da Azul (Foto: Gianfranco Beting/Divulgação)01_09_portal_interna_bandeira_brasileira_airbus_Azul_Gianfranco_Beting
Os estados norte-americanos são homenageados por uma empresa Southwest Airlines
A famosa liga de basquete americana, a NBA, cobre toda a carenagem de uma aeronave americana. O avião mostra uma bola de basquete com o símbolo da liga sendo encestada (Fto: Southwest Airlines)01_09_portal_interna_bola_de_basquete_Southwest_Airlines
Os personagens da animação “Carros” estampam a lateral de uma aeronave da Alaska Air (Foto: Alaska Air Group/Divulgação)01_09_portal_interna_Disney_Carros_Alaska_Air_Group
A orca símbolo de um parque aquático norte-americano foi homenageada pela. Atualmente, a empresa aérea possui três aviões com a pintura de Shamu (Foto: Southwest Airlines)01_09_portal_interna_disney_orca_Southwest_Airlines
Aviões da ANA (All Nippon Airways) com pinturas dos R2-D2 e BB-8 da saga “Guerra nas Estrelas” (Foto:ANA/Divulgação)01_09_portal_interna_guerra_nas_estrelas_robos_All_Nippon_Airways
Mickey, Pateta, Donald, Minnie e Pluto, personagens Disney, são homenageados no modelo Spirit of Disneyland II, da Alaska Air (Foto: Alaska Air Group/Divulgação)01_09_portal_interna_mickey_mouse_Alaska_Air_Group
Para celebrar o 450º do Rio, TAM estampou a calçada da orla de Copacabana (Foto: TAM/Divulgação)01_09_portal_interna_rio450_TAM_Linhas_Aereas
Os artistas plásticos Otávio e Gustavo Pandolfo, “osgêmeos” pintaram um avião da Gol por ocasião da Copa do Mundo (Foto: Gol/Divulgação)01_09_portal_interna_selecao_brasileira_os_gemeos_Gol_Linhas_Aereas_Inteligentes
Por Luciana Vicária e Pedro Fideles, do portal MTur
Como são as Etapas da pintura das Aeronaves..

Esse post foi publicado em Historias da Aviação, Imagens do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s