O Sucatão a Venda e os Sucatinhas

2015-844088723-2015-843919941-2015082643217_20150826.jpg_20150827.jpgGLOBORIO – O antigo avião presidencial KC-137 da Força Aérea Brasileira (FAB), mais conhecido como “Sucatão”, foi a leilão na última semana, mas não teve comprador. A FAB informou que um novo leilão será realizado após a conclusão de um processo administrativo. A data ainda será definida.
O leilão da aeronave foi realizado no dia 27 de agosto no salão e no site da empresa João Emílio Leiloeiro. O GLOBO tentou contato com o responsável pelo leilão, mas não houve retorno.
O último voo do “Sucatão” foi feito em 14 março de 2013. Seu uso presidencial chegou ao fim no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, após a compra de um Airbus A319.
Após servir aos presidentes em compromissos oficiais até 2005, o “Sucatão” atuou em missões humanitárias, com transporte de mantimentos para o Haiti e o Timor Leste. Em 2006, foi encarregado de retirar brasileiros do Líbano durante conflitos no país.
A aposentadoria do “Sucatão” foi decretada por seu alto custo de manutenção e pelas restrições para pouso em vários aeroportos por não atender mais a normas de ruídos e emissão de gases.

Ao longo das últimas décadas do século passado a FAB teve ao seu serviço quatro aviões Boeing 707 todos oriundos da ex-Varig, que estavam reservados para transporte de autoridades e de tropas e uma versão VIP de apenas 90 lugares que esteva reservada par o transporte do Presidente da República em visitas de Estado.FAB-KC-137-Sucatão-800px-750x400

O avião que está agora para novo leilão, no ano passado, esteve para ser vendido à Força Aérea Chilena, negócio que não se concretizou. Círculos ligados à Aviação Brasileira defendem que este Boeing-707, um dos raros que se encontram no País praticamente completo deveria ser acolhido por uma instituição e colocado num Museu de Aviação, como o da TAM, por exemplo, se bem que esta companhia nunca tenha tido este modelo na sua frota. Contudo é a que tem um núcleo museológico melhor organizado. Mas, pelo preço que está em causa, uma outra entidade pública poderia fazer o negócio e preservar o modelo, consideram outras pessoas, nomeadamente aviadores, em blogs e outros espaços de opinião.
Comitente: FAB
Lance Inicial: R$ 312.200,00
Incremento Mínimo: R$ 1.000,00

OBSERVAÇÕES GERAIS DO LOTE

PAMA GL – Parque de Material Aeronáutico do Galeão – Rua Alfredo Rocha, 495 – Ilha do Governador – Ten. Esteves – Seção de Motores Tel. 3184-5042.

http://www.joaoemilio.com.br/lotes/visualizar/10072#

VC-96-do-GTE-Boeing-737-presidencial-foto-FABDepois que o Boeing 707 (KC-137) presidencial da FAB ganhou o infame apelido de “Sucatão”, os dois VC-96, até então chamados de “Bregas” (como os demais 737-200 brasileiros), receberam o apelido de “Sucatinhas”. Eram uma encomenda da Vasp e foram cedidos a FAB  na lista de espera da Boeing e dado o Treinamento Inicial na Empresa .Todavia, não existe histórico de incidentes graves com esses aviões durante todos os anos em que permaneceu em serviço, e seu estado geral era impecável.
Finalmente, em 2011, o Governo Brasileiro resolveu aposentá-los. Os dois aviões mantiveram a plena operacionalidade até o fim, mas já tinham 34 anos de uso. A FAB adquiriu, então, dois Embraer E190 novos, denominados na FAB como VC-2, e os dois VC-96 foram retirados de serviço no dia 16 de abril de 2010.

A FAB despachou os dois aviões para a Base Aérea de Anápolis e os colocou à venda. Todavia, mesmo as aeronaves tendo um baixíssimo número de ciclos e de horas de voo, e estando perfeitamente conservadas, foram sempre mantidos sob normas militares, e sua conversão em aeronaves civis é bastante complicada, burocrática e cara, especialmente se a intenção do comprador for colocar os aviões em serviço comercial. Não encontraram compradores, até o momento (fevereiro de 2012).

A FAB, por fim, resolveu entregar o FAB 2115 para o Museu Aeroespacial (MUSAL), e o avião executou o seu último voo, com destino ao museu, no dia 04 de novembro de 2011.

Esse post foi publicado em Antiguidades, Historias da Aviação, VASP. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s