St. Elmo’s fire

Fogo de Santelmo é um fenômeno meteorologico em que plasma luminoso é criado por uma descarga coronal(como os gerados por tempestades ou criado por uma erupção vulcânica) de um objeto cortante ou pontiagudo em um forte campo elétrico na atmosfera porque os campos elétricos são mais concentrados em áreas de alta curvatura, assim as descargas são mais intensos nas extremidades dos objetos pontiagudos.
Fogo de Santelmo é conhecido após St. Erasmus de Formia (também chamado St. Elmo, um dos dois nomes italianos para St. Erasmus, sendo o outro St. Erasmo), ser consagrado como santo padroeiro dos marinheiros.
O fenômeno às vezes aparece em mastros de navios no mar durante as tempestades e foi considerado por marinheiros com reverência religiosa pela sua bola brilhante de luz. Como é um sinal de eletricidade no ar que pode interferir com leituras da bússola , alguns marinheiros podem ter considerado isso como um presságio de má sorte e tempo tempestuoso . Outras referências indicam que os marinheiros realmente consideravam o fogo de Santelmo como um bom presságio (como um sinal da presença de seu santo padroeiro).
So fui conhecer esse fenomeno na Vasp e a primeira vez me impressionou com uma cachoeira de descargas eletricas de luz azul/violeta que cobriam todos os para-brisas,criando ate um facho luminoso na frente do Radome antes de um Trovão !!

Esse post foi publicado em Historias da Aviação, VASP. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s