Delirios de Projetistas

“Chaque fois qu’un avion est beau, il vole bien“, dizia Marcel Dassault, o criador dos caças franceses Mirage, entre outras aeronaves. Traduzindo de forma livre, “para um avião voar bem precisa ser bonito“.Dassault quase sempre tinha razão, mas houve gente que decidiu contrariar sua máxima. São projetos que tentaram romper um limite do voo, buscar uma nova maneira de voar e ser mais eficiente. Na maior parte dos casos, no entanto, o resultado é, para dizer o mínimo, estranho.

Geralmente, um design incomum tem a ver com conceitos inéditos. É o caso de vários dos aviões . Da asa-tesoura da NASA ao Tacit Blue Whale, da Northrop, o importante era testar os conceitos na prática já que na época não existiam computadores e softwares capazes de simular com precisão seus efeitos.
Algumas delas vingaram como o caça ‘invisível’ F-117A, o primeiro (até onde se sabe) avião realmente furtivo aos radares.
Dar de cara com alguns por aí, no entanto, exige alguns minutos para responder a pergunta: “mas isso aí voa mesmo?”Talvez nem vale chamá-lo de avião, muito menos de embarcação: os ekranoplanos foram uma aposta soviética para ataque ao Ocidente.ecranoplano-1140x641
É um jato? É um avião a hélice? O Thunderscreech era, na verdade, uma tentativa americana de desenvolver hélices que pudessem funcionar em velocidades supersônicas, mas tudo não passou de uma ideia inviável.Republic-Thunderscreech-1140x641
Parece um mini-Jumbo, mas o Carvair foi um projeto curioso, que usava como base um DC-4. Na frente, a cabine migrou para o topo para permitir o carregamento de cinco carros (daí a menção automobilística).carvair-1140x641

O Amiot 143 foi o último bombardeiro francês da 2ª Guerra e acabou sendo usado para panfletagem nazista. Suas grossas asas permitiram que os mecânicos mexessem no motor em voo.Amiot-143-1-1140x641Burt Rutan nunca foi um projetista de aviões comuns, mas com o Proteus ele passou dos limites.proteus-1140x641
Qualquer criança desenharia o Tacit Blue Whale, mas acreditem: ele é um estudo sério que antecipou o bombardeiro stealth B-2.tacit-blue-1140x641

Os russos eram especialistas em colocar à prova vários conceitos curiosos. O Mil V-12, por exemplo, era um helicóptero que transportaria 200 passageiros, o mesmo que um jato comercial médio. Mas só dois foram feitos.mil-v12-1140x641

Avião-tesoura: o AD-1 foi um estudo da NASA para uma asa pivotada que mudava de ângulo conforme a velocidade. Pelo jeito, ninguém gostou.nasa-ad1-1140x641

O avião britânico Optica lembra uma libélula e seu objetivo é mais ou menos parecido: ser uma opção para helicópteros.optica-1140x641
Não, não é uma piada ou montagem: existiu mesmo o F-82-Twin-Mustang, projetado para voos de longo alcance – enquanto um piloto descansava, o outro assumia.F-82-Twin-Mustang-1140x641

Fonte:Airways

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