O Botão Da Despedida…

201303-1-1Muitas cerimônias de formatura começam com um discurso de abertura e continua com todos cantando o hino nacional, “Kimigayo.” O programa também inclui entrega de diplomas, discurso do diretor da escola, discursos de congratulações por convidados ilustres,  de alunos e estudantes da graduação . Os alunos podem cantar “Hotaru no Hikari” ou o hino da escola antes do discurso de encerramento. Às vezes, toda a turma de formandos recitam “Chikai No kotoba” ( juramento da graduação) ou “Kadode No kotoba” (palavras de despedida). Estas palavras são destinadas a mostrar aos alunos, Professores e pais, sua determinação para ter sucesso na próxima fase de suas vidas.

As letras de “Aogeba Tōtoshi” (Respeitando Professores) expressa gratidão aos professores pelo seus cuidados.Tradicionalmente, “Hotaru no Hikari” e “Aogeba Tōtoshi” são cantados por um coro.

A melodia de “Hotaru no Hikari” é o mesmo da canção folclórica escocesa, “Auld Lang Syne”. Na segunda metade do século 19,  professores escoceses de tecnologia cantaram a música quando estavam voltando para seu país e assim a música tornou-se conhecida no Japão como uma canção de despedida.

Uma música padrão mais recente é “Tabidachi no Hi ni” (No dia da partida). Esta canção foi composta para uma cerimônia de formatura pelo professor de música de uma escola secundária na província de Saitama, mas tornou-se popular em todo o país. Outras escolas usam músicas J-pop adequadas que levam o tema da “separação e amizade.” Para muitos japoneses, cerimônias de graduação não são apenas uma formalidade, mas são tristes ocasiões sinalizando o fato de que eles logo estará deixando para trás amigos especiais e memórias

.

É por isso que muitos participantes caem em prantos e estão carregados por lembranças maravilhosas…… finalmente cantando  a música na cerimônia depois de muitos ensaios, o nosso sentimento de que “esta é a última vez que vou cantar essa musica ,é intensificado e não podemos deixar de chorar.”
My-preeeciouuus-Dia de graduação tambem é a oportunidade perfeita para confessar seu amor por alguém que você teve atração por um longo tempo. Nas escolas mistas, há uma antiga tradição de garotos darem o segundo botão (Daini botan ) de cima para baixo da sua jaqueta escolar (Gakuran- inspirado nos uniformes militares prussianos do século XIX ),como uma lembrança para as garotas,por ser esse botão  o mais próximo do coração.

Este costume , teria nascido durante a Segunda Guerra Mundial, quando soldados que  viajavam para lutar, davam o segundo botão de seus uniformes  como lembrança, sabendo que podiam não voltar vivos.

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para O Botão Da Despedida…

  1. Cláu. disse:

    A nossa formatura no Brasil é uma festa e tanto.É bem legal ver essas diferenças culturais.
    No Brasil tem-se o costume do formando assistir a “aula da saudade”, em que os formandos se encontram com alguns professores ,com uma aspecto totalmente emotivo ao estilo da formatura japonesa. Interessante essa do botão da camisa! A canção realmente é muito linda (desconhecia) sua melodia foi capaz de me arrancar lágrimas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s