Kaze No Denwa

Otsuchi, Iwate – Um jardineiro desta cidade devastada pelo Tsunami construiu uma cabine de telefone em um monte para pessoas que perderam seus entes queridos no desastre, proporcionando-lhes um lugar para desabafar.
AS20150109003696_commLItaru Sasaki, 69, construiu essa cabine telefônica de madeira em seu jardim cerca de um mês depois do desastre de Março de 2011 e colocou no seu interior um antigo telefone  preto cuja linha não está conectada. Apesar de mais três anos terem se passado desde aquele evento devastador, pessoas de vários lugares do Japão ainda vem para usar o telefone.
Sasaki apelidou o estande como “Kaze no denwa” (o telefone do vento) e esperava que os visitantes pudessem encontrar conforto em pensar que o vento estava entregando suas mensagens para seus entes queridos. O telefone desligado permite aos visitantes ter uma conversa com seus familiares falecidos ou amigos  queridos. Eles deixam suas mensagens tambem em um caderno que é deixado na cabine de telefone.
11754439_556327751173112_1153386537655223469_o A maioria dos visitantes que vêm para o jardim  entram na cabine sozinhos, mesmo quando  vêm em grupos – com suas famílias, cônjuges ou amigos.
Sasaki perdeu o pai quando tinha 18 anos e trabalhou em um fabrica de aço em Kamaishi desde então para sustentar a família. Após a aposentadoria,  trabalhou em uma empresa local e vivia uma vida tranquila, gastando o tempo em seu hobby,a jardinagem, antes do desastre.
O desastre, no entanto, mudou sua vida completamente,quando percebeu que sua vida era possível por causa das pessoas e do ambiente ao seu redor.
Depois de fabricar a cabine de telefone, Sasaki chamou os visitantes em seu Blog e mais de 10.000 pessoas vieram para a cabine em três anos. Embora tenha se tornado uma atração turística, aqueles que ainda estão à procura de seus familiares desaparecidos ainda  o procuram. Eles dizem  que não sabem o que fazer,  sendo incapazes de registrar uma notificação de morte para seus familiares.
“Ainda há um monte de pessoas cujo tempo parou desde os desastres. Espero que a cabine  vá ajudá-los a seguir em frente “, disse Sasaki.
No mês passado, um livro ilustrado intitulado “Kaze no denwa”, uma história baseada nisso , foi lançado (publicado pela Kin no Hoshi Co.).
“Eu ficaria feliz se os visitantes que lerem o livro, venham à cabine de telefone e criem uma comunidade solidaria”, Sasaki comentou.

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Kaze No Denwa

  1. C disse:

    Maravilho o texto, parabéns ! Irei copiar e compartilhar. Obrigada

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s