Tanomoshi Kou-Ajuda Mútua

Sonhos Compartilhados

頼母子講 -(tanomoshi kou) ou mujin dependendo da Região do Japão-Na cultura japonesa, o tanomoshi é considerado por vários estudiosos a primeira organização de caráter financeiro para a prática de ajuda mútua existente .

05Casa do Museu da Imigração.

Foi uma associação estratégica criada e mantida por imigrantes japoneses e seus descendentes, está localizada historicamente em um contexto social mais amplo, em que as restrições de acesso a oportunidades e o preconceito contra os imigrantes estavam presentes na Epoca da II Guerra ( O Sitio do meu Avo foi invadido e confiscado de arma de caça ate um radio que nunca foram devolvidos,era proibido falar Japones em publico ou fazer reuniões ou confraternizações ) .

É difícil informar com precisão quais são os primeiros registros sobre as associações rotativas de crédito e poupança.  Deckle & Hamada(2000)afirmam que uma das primeiras referências a estas associações que se tem notícia consta em documentos japoneses do período Kamakura(1192-1333), mais precisamente do ano de 1255, sob o nome de mujin, cuja tradução mais próxima seria “inesgotável”. Para Embree(1946), documentos do mosteiro de Koyasan do ano de 1275 também fazem referência a elas.

É uma espécie de consórcio baseada na confiança entre as pessoas, sem complicações e formalidades legais. No Brasil, sua prática nasceu da necessidade dos imigrantes, na fase inicial, de remeter dinheiro ao Japão e a angariar recursos para financiar as atividades agrícolas.

No primeiro mês, o valor é do Oya (o organizador). Nos meses seguintes, leva o valor total quem dá o maior lance, no caso, o Agari que, nos meses seguintes, terá de acrescentar à mensalidade o valor a mais que solicitou.

O status adquirido pelo Oya também ultrapassa o universo de interação das sessões de tanomoshi-ko. Dessa forma, se a sua reputação é positiva, isto geralmente se amplia para outros universos de sociabilidade dos japoneses. O Oya passa a ser reconhecido entre os demais por ser “correto” e confiável, e fazer parte do seu círculo de amizades―seja espontaneamente, ou através dos tanomoshi-ko ou através de outros tipos de associação―se torna algo valorizado entre os demais japoneses. Ou seja, é conferido ao Oya um papel representativo de liderança dos vários aspectos que regem esta ordem social particular.

Cada tanomoshi tem suas próprias regras mas as diretrizes gerais são simples:
– Fecha-se um grupo e se estabelece uma contribuição mensal.
– No próximo mês, um participante dá um lance para ficar com o total arrecadado. Se não houver lances, há um sorteio.
– O participante ganhador, a partir de então, todos os meses colabora com o valor de seu lance, além da mensalidade.
– Cada participante só pode arrecadar o montante uma vez, durante a ação.
– Após todos os participantes terem “participado”, o dinheiro é dividido.

Não há documentos: em caso de calote, o Oya assume as perdas.

Mas não honrar o compromisso traz desonra – e, para o japonês, a honra está acima de tudo.
LendingCirclesTal como acontece com as   cundina, semelhantes tambem são  Kye-coreano (pronuncia-se “kay”), uma tradição que começou há séculos: os Hui, de Xangai, na China ; os Ho do Vietnã; os Esusu da Nigéria.

Tambem organizados para ajudar um membro mais necessitado do grupo; quando o objetivo das ROSCAs (Rotating Savings and Credit Associations) é de auxílio mútuo, os participantes podem preferir não ter ganhos como forma de demonstração da solidariedade,como as  http://ikoinosono.org.br/wordpress/, ou a http://www.kibonoie.org.br/aspx/home.aspx.

Existem varios tipos de tanomoshi-ko de acordo com a sua finalidade,na verdade não ha regra escrita. A maioria deles é mais voltado para a aquisição de capital, enquanto os outros são organizados visando a manutenção de associações recreativas ou simplesmente com o objetivo de promover espaços de interação entre os japoneses

( Exemplo de uma associação-A quase totalidade dos participantes foram bolsistas. Para não perder esse vínculo comum, nós organizamos esse tanomoshi que tem mais de vinte anos. Então isso tem uma característica de  aproximação, inclusive é uma forma de sustentação dessa associação, porque sempre sobra um resíduo que vai acumulando e que  ajuda quatro entidades beneficientes).

Outras formas usadas em Ocasiões especiais que ainda são empregadas pelos descendentes em respeito as Tradições- Koden (Auxílio em dinheiro colocado em um envelope e doado a família por ocasião de falecimento, é basicamente para a compra de velas e incensos). Kifú  (Contribuição em dinheiro para colaborar com datas e eventos festivos. Por serem as festividades e eventos motivos alegres, a doação pode ser de valores maiores que o do koden), Omimai (Oferenda em dinheiro ou em espécie como frutas e doces, quando se faz uma visita a alguém doente em casa ou hospitalizado ) ,Oyuwai (Oferta em dinheiro ou em espécie dado em ocasiões festivas como casamento ou aniversário. O valor, nesse caso, pode ser elevado ) .

Mesmo que a lógica instrumental voltada para o lucro possa predominar em alguns poucos casos, o que de fato torna possível que essas associações existam é o compromisso coletivo de ajuda baseado na confiança mútua entre os participantes.

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Tanomoshi Kou-Ajuda Mútua

  1. Cláudia disse:

    Ótimo artigo. Gostei de verdade !Preciso conhecer essa prática de ajuda mútua que surgiu há oito séculos no Japão.

    • Muito bom o artigo – Na cultura japonesa, o tanomoshi é considerado por vários estudiosos a primeira organização de caráter financeiro para a prática de ajuda mútua existente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s