Tape Serve Para Aviões e Ate Na Apollo XIII

fita-adesiva-aviao-2Circulou nas redes sociais uma imagem com um suposto flagra de uma irregularidade na manutenção de uma aeronave da companhia inglesa Easy Jet Airlines. Na imagem, o funcionário aparece colando fita adesiva no motor de um Airbus A320. O que muitos consideraram uma ação negligente da empresa, na verdade se trata de um procedimento comum e seguro na aviação, como explica a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).

“A Speed Tape é uma fita metálica usada em pequenos reparos em aeronaves e, também, em carros de corrida. Por vezes, ela é confundida com uma fita adesiva comum, no entanto, é capaz de se manter colada em fuselagens e asas de aviões em altas velocidades”, tranquiliza o consultor técnico da ABEAR, o comandante Paulo Roberto Alonso. “O adesivo é resistente à água, solventes e chamas, e é capaz de refletir calor e raios ultra-violeta”, complementa.

A aplicação desse tipo de fita está prevista em manuais de manutenção de aeronaves aprovados por autoridades aeronáuticas de aviação civil. Normalmente é aplicada em reparos de pequenas áreas para corrigir avarias sutis, ou até de maneira preventiva, em caso de suspeitas de fissuras.

Esse tipo de conserto é comum para restaurar o perfil aerodinâmico de uma superfície avariada, reduzindo o arrasto – que é a força de resistência gerada quando um objeto se move no ar ou na água. É uma intervenção provisória e muito utilizada para retirar o avião de locais onde não há estrutura suficiente, e também, para que a aeronave continue operando com total segurança até as paradas maiores programadas, para que seja feito o reparo definitivo.

Missões Das Apolos

This May 1969 file photo shows the astronaut crew of the Apollo 11 lunar landing mission (left to right): Armstrong, commander; Michael Collins, command module pilot; and Edwin E. Aldrin Jr., lunar module.

This May 1969 file photo shows the astronaut crew of the Apollo 11 lunar landing mission (left to right): Armstrong, commander; Michael Collins, command module pilot; and Edwin E. Aldrin Jr., lunar module.

houstonFoi a Silvertape que salvou os astronautas da Apollo 13 em 1970. Depois de problemas elétricos os obrigarem a se alojar no módulo lunar, eles corriam risco de se intoxicar de CO2: o filtro da cabine principal era redondo, e o encaixe no módulo lunar quadrado. Como resolver? Usando os materiais disponíveis: papelão, sacos e… Silvertape! Com ela, construíram um adaptador improvisado e o ar foi filtrado.

10173652_685959201463529_710703330_nLevei uma equipe de Manutenção para socorrer um Boeing da Vasp que apresentou vazamento no Tanque de combustivel em Corumba.

Apos o desembarque dos passageiros para a transferencia de Combustivel para nosso avião,foi colocada uma mangueira vinda de São Paulo que aparentemente estava a muito tempo sem ser utilizada.Um vexame enorme,com Querosene vazando por todos os lados, muitos furos remendados com SilverTape,Bombeiros lavando o Patio com o Caminhão de Combate a incendio e todo mundo observando aquela Cena de Comedia…

Esse post foi publicado em Historias da Aviação, VASP. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s