A Peregrinação Dos 88 Templos

Quando morava em Higashiura,em Aichi-Ken,via sempre passar pela estrada peregrinos com um cajado,chapeu de palha,vestidos de branco,que e a cor da morte aqui no Japão,significando que estavam mortos para essa vida durante essa caminhada de 1200km.

peregrinacao_de_shikokuA peregrinação pelos 88 Templos tem mais de 1.100 anos de idade e circunda a ilha japonesa de Shikoku, a menor das quatro ilhas principais do Japão. A via liga os sítios sagrados associados com o monge budista do século 9, nascido com o nome de Kūkai e após a morte tornou-se conhecido como Kōbō Daishi ,(uma pratica Budista) – uma figura muito venerada no Japão por sua sabedoria e benevolência.

É um “Caminho de Santiago De Compostela japonês” realizado, no todo ou em parte (muitos  a percorrem aproveitando suas ferias ou folgas durante a vida ), por milhares de peregrinos (conhecidos como Henro) a cada ano. Shikoku oferece o melhor dos cenários para a peregrinação,com muitas areas que ainda preservam o Japão Antigo.

Ao longo do caminho, você pode sentir o espírito de Kōbō Daishi com você enquanto  anda, daí o lema dos Henros- Dōgyō Ninin, (“nós dois, viajando juntos”).
yokomineji_henro_13_853shikoku-hikers-123rf-shikoku-iwaya-ji-temple16375897-pano
kukai2Depois de prever a data da sua morte, Kūkai morreu no Mt. Kōya em 23 de abril, 835 DC, com a idade de 62 anos. Seu mausoléu está localizado atrás da Okunoin em Mt. Kōya. Em 921 uma ordem imperial deu-lhe o nome póstumo de Kōbō Daishi, O Grande Mestre (Daishi) dentre o vasto Dharma (Kōbō). No mausoleu ,os Monges acreditam que ele permanece meditando , preparando todos os dias uma refeição para ele. O maior cemiterio do Japão e tambem um lugar de Silencio e Paz.Koyasan

Nōkyōchō (納 経 帳)

nokyochoA maioria dos peregrinos carrega consigo um livro chamado de nōkyōchō. Em cada escritório do templo, você tem alguém para carimba-lo com os selos vermelhos que ostentam o nome do templo. Em seguida, usando um pincel de caligrafia, símbolos que representam a principal divindade do templo são escritos à mão . Você paga cerca de 300 ienes para ter alguém que anote sua nōkyōchō. Você pode comprar  em praticamente qualquer templo por cerca de 2.000 a ¥ 3.000, dependendo de quão elaborado você queira seu livro . O nōkyōchō retratado aqui foi feito especificamente para a peregrinação Shikoku; há uma página para cada um dos 88 templos na rota de peregrinação. Os selos em seus nōkyōchō servem como prova de que você visitou os templos, por isso eles são semelhantes aos selos do passaporte, e eles fazem lembranças memoráveis!

Videos da Peregrinação-http://www.pbs.org/wgbh/sacredjourneys/content/shikoku/

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para A Peregrinação Dos 88 Templos

  1. Claudia Iwamoto disse:

    Hideo, seu blog é muito bacana Parabéns pelo seu trabalho, lindas imagens e video. A vida é uma peregrinação, mas as vezes temos que fazer uma peregrinação para descobrir a vida ( Osho) .Quem não tem tempo, tão tem vida ! Um grande abraço.!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s