Aproveite Cada Gota de Agua Pressurizada

global-water-volume-fresh-largeApesar de mais de 70 % da Terra ser coberta por água, mais de 96 % dela é salgada. Qualquer um que tenha bebido um bocado de água do oceano sabe que não podemos bebe-la. Então, estamos dependentes da limitada oferta de água doce, 70 por cento dos quais é usado na Agricultura e outros 24 por cento na Industria. Isso não deixa muito para nós e a economia da água tem sido um tema constante, especialmente em muitos lugares estão sofrendo com a Seca.

Empresas de todo o mundo têm pesquisados torneiras eficientes em termos de água e instalações sanitárias para ajudar, mas eles tem sido mal sucedido na mitigação do problema, até que um empresário japonês descobriu uma solução para o problema. Em 2009, uma start-up japonesa criou um bico de poupança de água que é prevista reduzir o consumo de água em até 95 %. Esta poderia ser uma mudança na vida e mudar o mundo inteiro.

A Start-Up DG TAKANO baseada em Osaka inventou seu novo produto “Bubble90” em 2008 e desde então, foi reconhecida com uma série de prêmios e exibido no show de variedades japonês, “Ga-chirin Monday!” .
Tudo isso merece sua atenção ; com esta invenção, você poderia deixar de usar em média, 10 litros (2,6 galões) de água por dia e usar apenas 0,5 litros (0,13 galão).

buddle_img21Com essa alta eficiência, você acha que isso implicaria um dispositivo monstro , no entanto, o bico é apenas uma pequena peça que pode ser acoplado a  uma torneira normal de rosca.

Esse pequeno bocal é um trabalho intrincado de metalurgia.O dispositivo foi projetado para forçar o ar no fluxo de água, criando bolhas na água corrente e em seguida, atirando-o para fora em pulsos. Foi inspirado pelo recurso bidet em alguns banheiros japoneses.

A água da torneira é em azul, o ar está em laranja.screen-shot-2015-03-30-at-13-29-301
Uma vez que o Bubble90 funciona com correntes de água pressurizada, com bolhas parecidas com esta, uma bolsa de ar  fica cercada por água, diminuindo a quantidade de água em cada gotícula.
screen-shot-2015-03-30-at-19 Os bicos não são apenas pequenos, fáceis de usar e ajustar a níveis de pressão requeridos, mas  são fáceis de limpar e espera-se que durem pelo menos 10 anos antes que  precisem  ser substituídos. Atualmente são utilizados principalmente em empresas com consumo de água muito alto,mas esta prevista uma versão de uso doméstico disponível em breve .
Mesmo se cortasse o uso da água em 20 ou 30 por cento seria um enorme feito,imagine mais de 90 por cento, especialmente quando você multiplicar isso pelo resto do mundo. Este tipo de bico-injetor de ar podera ser o futuro de toda a tecnologia nas torneiras e um grande trunfo em conservação de água em todo o Globo.

O sucesso do Bubble90 também é um grande passo para a criação de pequenas empresas japonesas em geral, que são Start-Ups incomuns e não muito apoiadas. Unidade, persistência e a capacidade de Takano inevitavelmente inspirarão jovens empreendedores como ele.

Fontes: Ascii Weekly, Bubble90
Imagens: Bubble90, YouTube (Tatsuo Sugimoto),Wikimedia Commons (Stéfan Le Dû)

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão, Notícias e Política. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s