Mirai-O Futuro Ja Chegou

japanese_scientist_grows_01japanese_scientist_grows_07 No Mundo todo, 1,4 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados a cada ano. Isso é um problema que tem feito fornecedores de alimentos lutarem por inovações em todos os pontos do processo de produção e consumo de alimentos.Implantados em Fukushima e ate em Estações de Pesquisa no Polo Sul para suprimento de alimentos frescos a Mirai esta negociando uma nova forma de sobreviver a Desastres Naturais.
O Japão é conhecido por aproveitar eficientemente os pequenos espaços disponíveis no país, mas os números de uma empresa que produz hortaliças em Chiba, impressionam: Em apenas 25 mil metros quadrados, a horta do futuro produz 10 mil pés de alface por dia (100 vezes mais por metro quadrado do que os métodos tradicionais).

Não só a capacidade de produção impressiona, como também a eficiência no uso da água e de energia. A empresa usa 40% menos energia e 99% menos água para produzir o mesmo volume de hortaliças produzidas em plantações ao ar livre.

Além da climatização artificial, um dos segredos da eficiência produtiva e a luz emitida pelas lâmpadas LED, desenvolvidas pelo braço japonês da americana GE, que ajuda as plantas crescerem até duas vezes e meia mais rápido do que quando expostas à luz do sol.

Shigeharu Shimamura, presidente da empresa, transformou uma antiga fábrica de semicondutores na maior fazenda indoor do mundo, que tem seu próprio ecossistema artificial com os ciclos de dia e noite encurtados para aumentar a produção.

Atualmente, Shimamura produz apenas poucas espécies de hortaliças, mas pretende adaptar o sistema para produzir outros tipos de alimentos e plantas medicinais.

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s