O Paraiso Que Vai Afundar

TARAWA, Kiribati (TR) – O ponto de vista de Tarawa a partir do assento da janela de um avião da Air Pacific não transmite adequadamente a sua fragilidade incrível. tarawa_from_air

Com a forma de um anzol com uma lagoa azul-turquesa no centro, a massa de terra e coral, que forma a capital da nação do Pacífico central do Kiribati, aparece entre as nuvens como uma estreita faixa curva que se estende por mais de 50 quilômetros.

Não muito tempo depois de aterrissar no Aeroporto Internacional de Bonriki, no entanto, a verdadeira escala entra em foco: o trecho média que separa a lagoa do mar pode ser alcançado com um tacada de golfe  e suas características topográficas mais altas atingem a altura do joelho em um adulto.

Kiribati (pronuncia-se KIH-Rih-Bahss) tornou-se um membro das Nações Unidas desde 1999. Esta espalhado por 33 ilhas e tem cerca de 100 mil pessoas ,numa área de 1.351.000 milhas quadrados de oceano  entre as Ilhas Fiji e o Havaí.

kidsTarawa, que é dividido entre norte e sul, tem um ponto comum de entrada. Em Bonriki, os visitantes prosseguem pela imigração e alfândega (apenas duas mesas cada) e em seguida embarcamos a bordo de um dos muitos ônibus de espera, com o ritmos da ilha  através dos alto-falantes. Com apenas dois voos que chegam e partem por semana, cada  rugido do motor a jato assume a sensação de um espetáculo de show de rock, e dezenas de moradores se agarram à cercas de segurança , assistindo os recém-chegados.

Um passeio ao longo da estrada principal que atravessa o centro irregular de Tarawa Sul – ( Tarawa Norte só é acessível por barco ) revela cabanas de palha empoleiradas na beira de praias de areia branca. Pescadores podem ser vistos jogando redes para a lagoa e coqueiros proporcionam sombra do sol escaldante as mulheres sentadas na beira da estrada .

A população, um terço localizado na Tarawa Sul, está envolvida principalmente em um estilo de vida de subsistência. Além da pesca,  coletam mariscos em baldes na maré baixa, enquanto cocos e fruta-pão são colhidas e fazem artesanato -tecido são feitos de folhas de árvores. Os comerciantes revendem produtos como bebidas importadas e enlatados na beira de estrada colocados em estandes. Geralmente não falam Inglês, mas uma simples saudação de “Mauri” provavelmente será devolvido com um sorriso.fisherman
O mar é, obviamente,essencial, no entanto, pode vir a ser a ruína do país. Numerosos estudos científicos, talvez mais notavelmente o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, de 2007, indicaram que o aquecimento global pode causar o nível do mar  subir em cerca de meio metro antes do fim do século. O potencial para a calamidade é facilmente perceptível ao passar sobre as calçadas que ligam as várias ilhotas que compõem Tarawa do Sul: Ondas da lagoa e do mar  batem perto dos pneus dos carros que passam na maré alta.

A calçada mais longa está localizado no extremo sul e divide o intervalo entre as ilhotas de Bairiki, um distrito administrativo do governo, e Betio, o centro do comércio. Antes de atravessar, muitos visitantes fazem check-in no  Maria Motel para a melhor acomodação disponível em Tarawa Sul. Os quartos climatizados incluem um pequeno frigobar e  acesso (geralmente disponivel) a internet sem fio. O peixe grelhado com alho servido no restaurante do motel é talvez o melhor prato no atol.

Betio é mais famoso por seu papel na II Guerra Mundial, quando Forças Aliadas e  Japonesas rasgaram toda a paisagem em três dias de intensos combates em 1943. No final, apenas um pedaço de terra queimada epermaneceu. Mais de 6.000 vidas foram perdidas, tendo sida uma das batalhas mais brutais da história militar dos EUA.war-relic
Este evento horrível criou uma das atividades mais interessantes de Tarawa. Um passeio na maré baixa revela peças de um norte-americano Bombardeio B-24 Liberator  e tanques enferrujados que encontram-se na lagoa. Em direção ao mar, munições depositadas e peças de avião aleatórias estão espalhados em cima das rochas e algumas das armas costeiras japonesas ainda estão em posição de tiro ao longo da costa.

Embora ele se assemelhe a um estereótipo paraíso das Ilhas do Pacifico , Tarawa tem problemas. Espaço é um prêmio, fazendo a coleta de lixo um enorme problema. Além disso, a alta densidade populacional – especialmente em Betio – e sistemas de saneamento inadequados tornaram as águas ao largo do Sul de Tarawa geralmente impróprias para banho.

Para aqueles que procuram que o tratamento tropical selvagem, porém, há  Tarawa Norte. Barcos fazem a viagem de uma hora de Bairiki várias vezes por semana, e snorkeling, pesca e as possibilidades de fazer piqueniques abundam. É o melhor lugar para a experiência, como dizem os locais, “Te Mauri, te raoi, Ao te tabemoa” (saúde, paz e prosperidade).

Tokyo Repórter

2 Irmãos do meu Avo nunca foram repatriados depois da II Guerra e eu nunca vou saber se foi nesse Paraiso que descansaram …

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão, Notícias e Política. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s