A Arte do Yosegi

Existem vários ofícios tradicionais em que o Japão é  mundialmente conhecido , como laca urushi ou a tecelagem Nishijin . Talvez não seja tão amplamente conhecido, mas tão impressionante quanto, é o ofício de yosegi, que utiliza madeiras de cor e textura diferente para criar padrões requintados.

Na verdade, a precisão e habilidade envolvida é tal no yosegi que não é de surpreender que um dos ofícios que tem sido destaque em uma série de vídeos enviados pela marca de moda de luxo Gucci Japão em seu canal do YouTube dedicado a introduzir o trabalho de artesãos japoneses talentosos  e o vídeo, aparentemente, tem sido visto em todo o mundo. Vamos dar uma olhada em um mestre artesão no trabalho!

Yosegi, que significa literalmente colocar lenha junto”, envolve a criação de intrincados mosaicos geométricos de madeira raspada em folhas extremamente finas(o.15 mm) utilizadas para efeito decorativo, muitas vezes em pequenas caixas e bandejas. O vídeo partilhado no canal YouTube GucciJapanHand mostra o trabalho do artesão yosegi Noboru Honma em seu estúdio na cidade de Hakone na Provincia de Kanagawa.

Honma é um artesão yosegi especialista com 66 anos de experiência, e o vídeo de dois minutos é mais que suficiente para impressionar os espectadores com sua habilidade.

O ofício yosegi na área de Hakone tem sido usado por mais de 200 anos, e como você pode ver no vídeo, é claramente um processo complexo e delicado. Na verdade, diz-se que é preciso pelo menos 10 anos para aprender essa habilidade.

Fonte: YouTube (GucciJapanHand) via Otaho (Japanese)

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s