O Boeing-Casa de Bruce Campbell

Comprado por U$ 100.000  , está “estacionado” em uma floresta no subúrbio de Portland, e parece ter pousado diretamente no local, em meio a pinheiros gigantescos.2014-06-08t025915z_71138362

A aeronave está completa, com asas e trem de pouso, e é a casa de Bruce Campbell por seis meses do ano ,os outros 6 meses passa no Japão. Em 1999, o engenheiro eletricista teve uma visão – salvar aviões aposentados pelas companhias aéreas, reutilizando-os para que eles não se transformassem em sucata.

Bruce Campbell posa na cabine de comando do Boeing 727 que ele transformou em sua casa (Foto: Steve Dipaola/Reuters)2014-06-08t024716z_11046384

Atualmente, Campbell vê essa tarefa como um objetivo de vida. “Minha tarefa é mudar o comportamento da humanidade nesse pequeno ninho”, afirmou o homem.

2014-06-08t025228z_27375451Bruce Campbell posa ao lado do trem de pouso do avião que transformou em sua casa (Foto: Steve Dipaola/Reuters)

O americano é uma das poucas pessoas ao redor do mundo que transformou uma aeronave em um espaço capaz de abrigar pessoas ou em outro projeto criativo. A Associação de Reciclagem de Aeronaves, uma organização que envolve líderes da indústria, estima que entre 1,2 mil e 1,8 mil aviões serão desmanchados nos próximos três anos, e que entre 500 e 600 serão aposentados anualmente nas próximas duas décadas.

Campbell tinha 20 e poucos anos quando pagou cerca de US$ 23 mil pelo terreno onde o avião fica atualmente. Seu plano original era transformar o local em camping para vans de carga, mas depois decidiu que um avião seria melhor.

E, ao contrário do que se pensa, a residência-avião está equipada com eletricidade, água e até esgoto. E há todos os ambientes de um lar comum: sala, quarto e cozinha,num espaço onde cabiam 152 pax .

Segundo consta no site oficial, o Airplanehome.com, o projeto foi idealizado quando Campbell ainda era criança. Ele via na TV imagens de aeronaves desativadas e pensava que poderia utilizá-las como casa. Não há detalhes sobre quanto tempo o dono levou para deixar o avião desse jeito. Ele diz apenas que trabalha há anos no projeto e que viveu muito tempo em motor-home aguardando terminar sua obra.

O local está aberto à visitação, mas é preciso tomar alguns cuidados: o interior, por exemplo, conta com algumas partes perigosas da fuselagem e que podem machucar; é necessário ainda olhar por onde pisa para não tropeçar nas diferenças de nível. E claro, ligar para Bruce antes de fazer a visita.

E esse Boeing não é o único projeto que Bruce trabalha. Ele tem planos de adquirir um outro avião, dessa vez um Boeing 747-400, que está em Kyushu, uma ilha no Japão, e construir por lá mesmo uma outra casa. No entanto, além de residência, a aeronave vai servir como abrigo para a comunidade em caso de tsunamis.

Passados muitos anos, com um gasto estimado de US$ 220 mil, e muito trabalho, ele está pronto para fazer tudo de novo, desta vez com o Boeing 747 .

Enquanto restaurava o avião, o americano passou anos vivendo em um trailer. Dentro da aeronave, ele vive uma vida modesta. Ele dorme em um futon, toma banho em um chuveiro improvisado e faz comida com um micro-ondas ou uma torradeira, vivendo a base de enlatados e cereais. Quando recebe visitantes, pede que eles tirem seu sapatos e usem os chinelos que tem guardados na aeronave, para evitar que a sujeira de fora entre em sua casa.

 
2014-06-08t024338z_15438175O americano Bruce Campbell senta no futon usado como sua cama dentro do Boeing 727 que ele restaurou e transformou em sua casa (Foto: Steve Dipaola/Reuters)
Esse post foi publicado em Historias da Aviação. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s