Jizai Okimono

boxwood-lobster-550x330Ryosuke Otake é um especialista em madeira de 25 anos, que pode ser  um dos melhores do mundo, apesar da sua tenra idade. Quando vimos esta escultura totalmente articulada de uma lagosta espanhola de madeira que Otake criou com nada além de suas mãos e um conjunto de ferramentas ,  dificilmente poderiamos acreditar em nossos olhos. Ele também nos fez sentir culpados de que a maior coisa que já fizemos com as nossas mãos foi embrulhar algum presente.

woodwork2woodwork3boxwood-lobster6-550x412

As criações de Otake são na verdade uma forma de arte tradicional japonesa quase esquecida  chamado Jizai Okimono“, que foi anteriormente dito ser impossível fazer com a madeira. A forma de arte tipica envolve fazer criações decorativas anatomicamente precisas de várias criaturas em estado selvagem,que foram usadas em ornamentos de armaduras medievais e armas. 

Entre os trabalhos que carregam datas, o mais antigo conhecido é um dragão com assinatura gravada  de seu criador Myochin Muneaki datado de 1713. Isto é seguido por uma borboleta com uma assinatura gravada pelo artesão Myochin Muneyasu, datada de 1753. A partir destas datas, sabemos que peças jizai okimono já estavam em produção na primeira metade do século 18. Os Myochins eram fabricantes de armaduras que se destacaram em ferro forjado e trabalho a martelo, e  ​​produziram  okimonos (figuras ornamentais) no tempo de paz do período Edo quando diminuíram as encomendas de material belico. As figuras de animais eram feitos de ferro, cobre, Shibuichi (cobre e ligas de prata) e shakudo (cobre e ligas de ouro).

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s