O Dono do Monte Fuji

O Japão é conhecido em todo o mundo principalmente por sua variada e fascinante cultura, da literatura à música e ilustrações divertidas, há uma abundância de amor sobre o país. Mas quando se trata de símbolos físicos, há uma coisa que se ergue, literalmente, acima de tudo: o Monte Fuji.

Embora a montanha só recentemente tenha sido adicionada à Lista do Patrimonio Mundial da Humanidade, tem sido um símbolo do Japão durante séculos, um marco social e cultural. Portanto, se lhe perguntarem quem era dono da montanha, você provavelmente diria que era um parque nacional ou algum outro pedaço de terra do governo.

Mas você pode estar errado!

fuji5fuji2

Então, vamos esclarecer: o Monte Fuji, ou pelo menos terra do cume é de propriedade privada!
Essa é a simples resposta, infelizmente é nem de longe a resposta completa, então vamos dar uma olhada mais de perto sobre a questão.

Para começar, o orgulhoso proprietário – O pico do Fuji não é de uma pessoa, é na verdade parte do Grand Santuário Sengen , que é a maior parte dele localizada em Fujinomiya,Provincia de Shizuoka . A área pertencente ao santuário é  desde a oitava etapa da montanha (3.250 metros/10, 662 pés) até o topo (3.776 metros/12, 388 pés),  da oitava etapa para baixo , tecnicamente  local público. No entanto, isto não foi sempre assim.

 Sengen Grand Shrine em Fujinomiya, Shizuoka

fuji4

tokugawaSe nós voltarmos alguns séculos para trás no tempo,descobrimos que a montanha inteira era de propriedade de Ieyasu Tokugawa, cujo nome você provavelmente conhece do xogunato Tokugawa, o governo de unificação que, essencialmente, terminou o Período de Guerra dos Reinos . Em 1606, ele doou o pico ao santuário, que deteve a posse até o Período Meiji, quando o imperador foi restabelecido como o governante supremo do Japão.

 Ieyasu Tokugawa

Durante este período, o governo Meiji assumiu o controle do santuário no Monte Fuji e a maioria dos outros santuários, tornando todas as terras públicas. Isso durou até 1949, quando a nova Constituição japonesa foi criada e criou uma separação entre Igreja e Estado e toda a terra que havia sido tomada pelo governo Meiji foi devolvido aos santuários. Exceto o Monte Fuji !!

Isso levou o Santuário Sengen a entrar com uma ação, insistindo que a terra era um importante lugar espiritual para o santuário. Mesmo tendo ganho a ação judicial em 1974, o pico não foi devidamente devolvidos até 2004! Bem, se você é o dono Monte Fuji,  você iria querer desistir?

“parte traseira do santuário ”  Sengen, no cume do Monte Fujifuji1

Mas isso não foi exatamente o fim da Complicação !

Enquanto o Santuário agora tecnicamente possua o pico do FujiSan, há um pequeno problema: não foi registrado! Como pode ser isso? Será que os monges beberam muito vinho celebrando sua vitória e se esqueceram de ir até a prefeitura para fazer tudo oficialmente? Ou talvez eles tenham esquecido a papelada e não tiveram vontade de andar de volta para obtê-lo.fuji6-2

Não é bem assim. Como você provavelmente sabe, o Monte Fuji fica na fronteira entre Shizuoka e  Yamanashi. Infelizmente, essa fronteira  desaparece na medida em que a montanha está em causanão há nenhuma linha de demarcação oficial entre Yamanashi e a parte que está em Shizuoka. Isso significa que é impossível para o santuário  registrar a terra como sua.

Isso é como ganhar um  Lamborghini novo no seu aniversário, mas perder o certificado!

fuji3

Bem, independente dos aspectos técnicos, agora você já sabe: A próxima vez que você subir até o cume do Monte Fuji, você não está apenas sobre um dos maiores símbolos do Japão ,voce também esta numa propriedade privada!

Fontes: Naver Matome, Toretaten, Ashyura, Skyscraper and Moon, Fuji Akoako, Oricon Style
Imagens: Wikipedia (Ieyasu Tokugawa, Sengen Grand Shrine, Mount Fuji)

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s