Contrastes do Japão Moderno

ts-6Duas palavras resumem uma dicotomia distinta da vida no Japão .

O primeiro é Gambaru, ( fazer o melhor de si, se esforçar ) e está na raiz de muitas das realizações acadêmicas, econômicas e científicas do país.

Por outro lado , você também tem  Gaman Suru ( Ter Paciência,Aguentar)  , razão pela qual o mesmo país que produz tantos gadgets úteis ainda parece tomado em grande parte com coisas antigas, mesmo que ainda funcionem bem como trituradores de lixo e secadoras de roupa .

ts-15Estas duas atitudes iguais, mas opostas parecem ter colidido de frente na Estação Toge na Provincia de Yamagata, uma estrutura nitidamente low-tech e uma conexão com uma das mais impressionantes obras da engenharia  mecânica do Japão .

A cidade de Yonezawa fica no extremo sul da Yamagata , na fronteira com  a Provincia de Fukushima . Na periferia da cidade , no alto das montanhas , você encontrará a Estação Toge ( ” passagem de montanha ” )  . Toge é uma das paradas na linha principal Ou , que costumava ser uma artéria bastante importante que liga as cidades de Fukushima e Aomori .

Foi construído em 1899 em um ponto onde a linha passa pela passagem Itayatoge . Devido à inclinação acentuada os trens tinham que fazer seu caminho para cima e para baixo e a linha originalmente empregava uma série de ziguezagues . Os controles para isso foram alojados no prédio que hoje serve como Estação  a fim de protegê-los do excesso de neve das nevascas da região.
A
s faixas e os trens foram atualizados para as versões mais modernas o que lhes permitiu viajar em um curso reto ao cruzar a passagem, e os ziguezagues foram descartados e esvaziados. Em seu lugar , o operador ferroviário configurou a plataforma interior que é usado ainda hoje .

Desde que o Shinkansen da linha Yamagata começou o serviço no início de 1990 , muitos viajantes optaram por usá-lo em vez da Linha Ou quando viajam pelo norte montanhoso do Japão . Menos pessoas passando pela Estação Toge significava menos incentivo para modernizá-lo  e o resultado é uma das paradas ferroviárias mais originais e rústicas do país.

A entrada para a Estação Togets-1ts-3Por exemplo, a plataforma não é ainda visível a partir da entrada , necessitando de um sinal informando aos pretensos passageiros que ” A plataforma é ali”

Olhando para essas fotos , porém, não é tão certo que exista uma entrada . Neste momento, ficamos preocupados se realmente esta correto ou uma armadilha preparada por fantasmas famintos que procuram atrair uma refeição para seu covil.

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Bem, o que você acha?

É realmente uma estação, com uma faixa e tudo! Não há atendentes  trabalhando na Estação Toge , porém não temos certeza se isso é porque eles ficaram loucos pelo isolamento ou porque simplesmente não há  muitos passageiros para cuidar. Em qualquer caso , você não precisa de um bilhete para entrar e olhar ao redor , e o prédio tornou-se uma atração local para fotógrafos amadores .

Viver em grandes cidades do Japão pode acostumar mal e estragar os passageiros , com trens vindo tão frequentemente como a cada quatro minutos em muitas delas. Isso não é realmente o caso de Toge , onde existem apenas seis comboios por dia em execução em cada direção.

ts-19 Se você perdeu o 08:35 em direção ao Norte , esperamos que seu smartphone tenha uma carga completa, porque você tem uma espera de cerca de cinco horas para o próximo trem . Se morrer sua bateria , você pode matar o tempo contando as vigas,ou ficar olhando para a escuridão do túnel que leva até a estação.

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ts-12Visão rara na Estação Toge :
a lâmpada indicando que um trem está vindo.

ts-20Felizmente, se você ficar com fome , há um pequeno barraco nas proximidades que vende oniguiri ( bolos de arroz) , que são uma iguaria local .( comprovando que não importa onde você vá no Japão , há sempre algum tipo de alimento  que os moradores dizem que fazem melhor do que ninguém ) .

E não se preocupe se você está só de passagem, os cozinheiros também saem para oferecê-los  sempre que um trem pára na estação.

Embora seja verdade que apenas poucos trens  parem em Toge , outras linhas também passam através da construção . A julgar pela arquitetura, nós teríamos esperado que passasse uma série de carrinhos de carvão de uma mina local ou talvez um trem fantasma repleta de famosos aventureiros do século 19 e  personagens do Final Fantasy VI .

Na verdade, porém , algo um pouco mais moderno passa regularmente através  de Toge .
O Shinkansen Yamagata .

ts-14Honestamente , à luz dessas informações , nós diríamos que comprar alguns bolinhos de arroz é uma necessidade absoluta  se você passar por aqui . Comer mochi enquanto você vê o trem-bala passar por um galpão em ruínas , mas ainda funcional pode ser  a experiência mais japonêsa que poderiamos imaginar.

Fonte, imagens- Kinisoku

Mesmo em pequenas cidades a extensa malha ferroviária passa,as vezes com um único vagão .Onde morei numa vila perto de Narita dentro desse único carro ainda havia um local para bicicletas de turistas. O problema dessas linhas rurais são as inúmeras conexões e você vai ter que usar um guia ferroviário.

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