O Poder dos Sonhos da Honda / Ayrton Senna 1989

1988-McLaren-MP44-Ayrton-Senna-640x380Ayrton Senna e a McLaren Honda

O primeiro esportista não-japonês verdadeiramente idolatrado, respeitado e admirado. Abraçado como um dos seus e ninguém tomou esse lugar desde então.A veneração dos japoneses a Senna começou em 1987, quando o brasileiro disputava sua terceira temporada com a Lotus. Naquele ano, a tradicional escuderia inglesa substituiu os motores da francesa Renault pelos da Honda.  Ayrton logo conquistou o carinho e a admiração dos funcionários da empresa nipônica. Então companheiro do japonês Satoru Nakajima, Senna driblou as limitações de seu carro e conquistou vitórias em Mônaco e nos EUA, além do segundo lugar no circuito de Suzuka.

Na temporada seguinte, Ayrton conseguiu levar a Honda para a sua nova equipe, McLaren, e arrebatou de vez os mecânicos e engenheiros da fornecedora de motores

mangaEnquanto Senna serviu como um grande embaixador para a Honda no resto do mundo, ele também era um embaixador da Formula One no Japão.

Ele popularizou o esporte no país de origem da Honda, foi o primeiro piloto de F1 a ter seguidores otaku  e é a principal razão pela qual a F1 continua a ser extremamente popular no Japão até hoje. Referências a Senna podem ser encontrado em mangás e animes japonês da sua época.Ayrton Senna McLaren Honda

Ayrton Senna /jornal japonês

Ayrton-Senna-Japanese-newspaperSenna teve  senso de humor sobre toda a situação que ocorreu em Suzuka numa batida com Prost na final do Campeonato de 1990. Embora falasse em japonês somente algumas palavras básicas, ele posou lendo um jornal japonês (como mostra a foto ) após o incidente. Ironicamente, a história de primeira página é sobre o terceiro lugar do piloto japonês Aguri Suzuki.

O “Sound of Honda / Ayrton Senna 1989” foi produzido como parte dos “pontos” * (“dots” )- “design our transportation story.” Projeto dos estudos da Honda sobre como as pessoas gostam de relacionamentos com seus automóveis.

A Honda analisou o comportamento do motor e aceleração com base nos dados de condução, incluindo mudanças na posição do acelerador, rotação do motor e a velocidade do veículo, registrado durante a qualificação para o Japão F1 Grand Prix em 1989. O som do motor do então tempo mais rápido do Circuito Suzuka foi reproduzido e gravado com uma máquina de F1 real, o McLaren-Honda MP4 / 5.


McLaren-Honda-Ayrton-Senna-640x480

Fotos courtesia Honda- Kanaru World

E o meu carrinho da coleção ….DSCF3104Em Monaco-Punta-Tacco e Cambio Manual..

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão, Notícias e Política. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s