DC-8 vai virar bar e restaurante em MG

Fabiana Marchezi
Do UOL, em Campinas (SP)
Depois de seis anos abandonado, um cargueiro DC-8 da Skymaster deve fazer sua última viagem: do cemitério de aviões no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (93 km de São Paulo), para Poços de Caldas, no sul de Minas. No novo endereço, deve ser transformado em bar e restaurante.

Há cinco dias, ao menos dez pessoas trabalham no desmonte do avião que tem 60 metros de comprimento. As partes da aeronave serão transportadas em carretas, e a previsão é que elas sigam para a cidade mineira ainda nesta semana.

Frederico Andrade/Aeroportos Brasil Viracopos

Funcionários trabalham no desmanche do cargueiro DC-8, em Viracopos (SP)aviao-e-desmanchado-no-aeroporto-de-viracopos-sp-1397506694579_615x300 Quem comprou a aeronave foi o empresário Thiago Oliveira, 26. Ele não divulga o valor pago, mas diz que pretende investir cerca de R$ 1,5 milhão para transformar o avião em bar e restaurante.A expectativa é inaugurar o estabelecimento no primeiro semestre de 2015, segundo Oliveira, com direito a simulador de voo na cabine e mirante na asa. A proposta é servir comida mineira e pratos japoneses

“Sou apaixonado por aviões, e a ideia de montar um bar e restaurante dentro de uma aeronave surgiu há mais de dois anos. Desde então, comecei a procurar, mas adquirir uma aeronave não é uma missão muito fácil”, afirma. “A compra do DC-8 só foi concluída no final do ano passado.”

Desde 2004, o cemitério de aviões foi instalado no Aeroporto Internacional de Viracopos. A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que administra o local, precisava de autorização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Receita Federal para vender ou descartar as aeronaves.

O cemitério chegou a abrigar cinco aeronaves: dois cargueiros DC-8 da Skymaster, um Boeing 737 da Vasp, um DC-8 da Montini Air, e o cargueiro MD-11 da empresa Centurion Cargo, que derrapou na pista ao pousar e bloqueou Viracopos por 45 horas em 2012.

O MD-11 da Centurion Cargo foi desmontado e removido do local no ano passado.

cemiterio-de-avioes-em-viracopos-em-campinas-sp-1378843920642_956x500

Avião que vai virar restaurante chega a Poços de Caldas, MG

Jéssica Balbino
Do G1 Sul de Minas

Veja vídeo no site do G1
14-04-25g1002
O avião  que vai virar um restaurante em Poços de Caldas (MG) chegou à cidade nesta quinta-feira (24). O avião cargueiro estava no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), no local conhecido como “Cemitério de Aeronaves”, há 6 anos. O local está sendo desativado no aeroporto.

sdfunnamed

“Mesmo com alguns percalços, trazer o avião para Poços de Caldas foi a realização de um sonho. É uma satisfação muito grande”, disse o empresário, que pretende inaugurar o “avião restaurante” no 1º semestre de 2015.

O “avião restaurante” terá capacidade para 300 pessoas, que terão a oportunidade de conhecer um simulador de vôo na cabine e serão atendidas por comissárias e comissários de bordo, além de um comandante. As refeições à la carte será servido nos tradicionais carrinhos que transportam os lanches nos aviões.

fgbvcunnamed
Aeronave precisou ser desmontada para ser transportada até Poços de Caldas
(Foto: Jéssica Balbino / G1)

‘Cemitério’
De acordo com a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, o avião que está há mais tempo no “cemitério”, um cargueiro DC-8 da Montini Air deve começar a ser desmontado nos próximos dias depois de passar 10 anos no terminal aéreo.Apenas o DC-8 da Montini Air ainda espera um destino, que será definido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), responsável por autorizar as remoções.

O outro avião DC-8 será desmontado e será usado por um parque de diversões no Estado de São Paulo. Ainda não há detalhes sobre a utilização da aeronave.

Já o Boeing 737 da Vasp, que está em Viracopos desde setembro de 2004, foi doado ao próprio aeroporto e será utilizado para treinamentos de segurança operacional.

Esse post foi publicado em Historias da Aviação, VASP. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s