Os Aviadores que fizeram PushBack

Pardo’s Push

PARDOSPUSH1000Sentados em dois Phantoms F -4 , os quatro aviadores americanos esperavam suas ordens de decolagem . Era 10 de março de 1967 , e sua missão era bombardear um alvo estratégico em Thai Nguyen , 30 quilômetros ao norte de Hanói. Também era a mais perigosa missão que eles tinham voado no Vietnã. O alvo era a única usina siderúrgica do inimigo para a produção de material de guerra .

A ordem de ataque incluia duas tarefas para os aviadores . Em primeiro lugar, com seus mísseis , eles cobririam a força de ataque dos F-4 e F-105 contra os MiGs norte- vietnamitas  . Em segundo lugar, se os MiGs inimigos não tentassem interceptar a força de ataque principal , os dois aviões de escolta também deveriam  atacar a usina siderúrgica . Os aviadores eram do 433 esquadrão da Base Aérea de Ubon Royal Thai na Tailândia. Cada  F-4 carregava seis bombas de 750 libras e quatro mísseis , bem como contramedidas eletrônicas (ECM) .

Durante nove dias, a missão foi adiada por causa das fortes chuvas de monções  e nuvens baixas sobre as colinas que cercavam o alvo. Nos últimos dois dias , o mau tempo forçou toda a força de ataque a voltar  do alvo principal  planejado e atacar as instalações de transporte secundárias e pontos de abastecimento no Laos e Vietnã do Norte.

O Primeiro Tenente Robert Houghton e Capitão Earl Aman em uma aeronave , e 1 º tenente Steve Wayne e o capitão Robert Pardo no outro eram os tripulantes . Enquanto esperava para decolar, Aman pensou sobre os informes da Inteligência que Thai Nguyen seria defendida por  MiGs e armas anti-aéreas extras. Ele ajustou o capacete com uma das mãos , bateu no ombro de Houghton e disse calmamente: ‘Ei, Bob , este trabalho vai ser mais difícil do que qualquer outro que enfrentamos.

Houghton assentiu, e confessou que esta era a primeira missão em que ele estava preocupado em ser abatido antes mesmo de decolar.

A ordem de decolagem finalmente chegou, e a força de ataque estava no ar . Antes de chegarem perto do alvo principal , fogo antiaéreo enegreceu o céu , enchendo-o de flak mortal. Quando Aman e Houghton ainda estavam  a 75 quilômetros de Thai Nguyen , uma explosão atingiu seu avião , chacoalhando-o com violência. Aman imediatamente chamou pelo interfone para ver se Houghton tinha sido ferido . Felizmente , ambos tinham escapado sem lesão. Eles, então, às pressas ,verificaram seus danos e discutiram se voltavam para a Tailândia ou prosseguiam para o alvo. Ao invés de abandonar sua carga de bombas  , eles decidiram tentar completar a sua missão . MiGs inimigos não  apareceram , mas o fogo anti -aéreo permaneceu pesado.

Aman e Houghton pilotaram o avião através do fogo inimigo e deixaram cair suas bombas sobre o alvo , assim como os outros F-4 e F-105 . Vários aviões americanos foram abatidos perto da usina siderúrgica . Aman e Houghton sentiram o avião ter mais dois impactos e viram Pardo e Wayne sob fogo pesado diretamente sobre a usina siderúrgica . O primeiro impacto tinha danificado bastante o avião de Aman e Houghton e agora  perdiam rapidamente combustível. Eles informaram sua situação ao  líder , em seguida, definiram um rumo para o sul de Hanói, de volta para o ponto de reabastecimento em vôo , onde eles deveriam encontrar-se com o avião tanque . O F-4  estava perdendo combustível tão rápido, no entanto, que não poderiam alcançar o petroleiro ou mesmo fazê-lo chegar para a fronteira do Laos . Aman e Houghton perceberam que não tinham outra alternativa e teriam de ejetar  em território inimigo.

O avião de Pardo e Wayne também havia sido atingido quando eles bombardeavam a usina siderúrgica . Como retornaram próximo ao alvo,  foram atingido novamente , por um 37 milímetros  na  fuselagem atras do assento do piloto. Luzes de advertência brilharam no painel de instrumentos , alertando-o de que o avião estava gravemente danificado. Ele perdeu energia elétrica e começaram a perder combustível. Milagrosamente , porém, o F -4 ainda voava normalmente.

Reconhecendo que seus aviões estavam seriamente danificados , as duas equipes subiram seus aleijados F-4 para 30 mil pés tentando preservar combustível e para capacitá-los a planar o mais longe possível depois que ele se esgotasse. Pardo podia ver o vazamento de combustível do outro F-4 e passou um rádio para Aman : Earl, esta muito avariado ; você está perdendo combustível.

Aman respondeu-lhe : Nós sabemos ; estamos preparando para ejetar .

Pardo e Wayne sabia que se isso acontecesse, os seus camaradas enfrentariam a captura ou morte. Pardo gritou pelo rádio : Não pule ! Nós vamos fazer das tripas coração para ajudá-los a voar para fora daqui!

Pardo não  mencionou que seu próprio avião   também havia sido atingido .Apesar do fato de que seu próprio avião aleijado estar oscilando , Pardo novamente chamou pelo rádio : Aman , eu acho que nós podemos ajudá-lo. Abandone seu Drag Chute .Em seguida, se esforçou para colocar o nariz de seu avião na rampa vazia do  receptáculo de arrasto do F-4 do Aman. A frente do avião do Pardo cambaleou até a cauda do Aman , mas a tentativa falhou porque havia vazamento hidraulico saindo dos motores do avião . Recusando-se a desistir, Pardo  tentou posicionar o topo da fuselagem de seu avião contra a barriga do outro F- 4, enquanto Aman e Houghton faziam o possivel para estabilizar seu avião. Esse esforço , no entanto, também não conseguiu surtir efeito.

Apesar de seus companheiros  estarem agora convencidos de que não havia outra escolha a não ser ,serem socorridos em território inimigo , Pardo não  desistiu . Ele passou pelo rádio ,instruções aparentemente impossíveis para Aman : Solte seu Tailhook , e nós vamos empurrá-lo para fora daqui!

 O Tailhook  de aço foi projetado para ser usado apenas para aterragens de emergência , prendendo em cabos de barreira e desacelerando o avião , ou no procedimento normal da Marinha para o pouso em  porta-aviões . Mas  usar o tailhook para empurrar um avião ainda no ar? O que Pardo estava planejando fazer nunca tinha sido tentado.

Com tailhook  F-4 abaixado automaticamente e bloqueado na posição,  fazia  a cauda balançar . Por sua vez, tornava muito difícil para Pardo  estabelecer contato entre o tailhook e o pára-brisa da sua própria aeronave . O avião de Houghton e Aman  estava agora com  apenas 400 libras de combustível, e estava drenando rapidamente enquanto descia a uma taxa de 3.000 pés por minuto.

Voando a 300 miles por hora , Pardo trouxe cuidadosamente o nariz de seu avião sob a extremidade traseira do outro avião para colocar seu pára-brisas de vidro contra o tailhook . Qualquer empurrão precisava ser feito com o máximo cuidado . Se o vidro quebrasse, o tailhook iria esmagar o rosto de Pardo. Cautelosamente começou a empurrar por alguns segundos de cada vez,  até que a força da turbulência empurrasse o avião de lado. No entanto, a taxa de descida de Aman começou a desacelerar .

De repente , rachaduras começaram a ziguezaguear no meio do pára-brisas do Pardo. Ele imediatamente desacelerou e tentou uma abordagem diferente. Desta vez, ele posicionou o tailhook contra o quadrado de metal na junção de seu pára-brisas e sua redoma . Cuidadosamente, Pardo continuou a empurrar o outro Fighter ,alguns segundos de cada vez, até  a turbulência escorregar o avião do Pardo de lado. Mas a tática estava funcionando. A velocidade de descida do F-4 de Aman  foi reduzido de 3.000 para 1.500 pés por minuto.

Enquanto os motores de Aman ainda estavam funcionando, complicava a tarefa de manter o contato com o tailhook .Aman gritou para Houghton- Bob , seu nariz continua escorregando do nosso tailhook !

Houghton gritou de volta , e os nossos motores estão parando!

Com os motores do avião parados , no entanto, o vazamento ficou significativamente menor e Pardo continuou empurrando o avião condenado planando. Ambos os F-4 agora estavam voando com apenas um par de motores. Embora eles ainda estivessem sobre o território inimigo , a manobra desesperada diminuiu o deslizamento de Aman e  possibilitou a diminuição da sua razão  de descida para 1.000 pés por minuto.  Desesperadamente tentavam manter suas aeronaves no rumo em direção ao sudoeste para o Laos.

O F-4 que empurrava começou a mostrar os efeitos dos golpes que havia tomado . A luz de advertência de fogo indicou problemas internos no motor esquerdo. A sua temperatura tinha aumentado a partir do normal de 600 graus Celsius para 1000 graus . Isso significa que os flame holders ou burner cans no interior do motor tinham rompido e havia  chama interna descontrolada que podia detonar o motor e possivelmente toda a aeronave . Pardo olhou em volta , viu a leitura do medidor e desligou o motor esquerdo.

Agora a razão de descida estava em 2.000 pés por minuto de razão  novamente. Com apenas um motor operando para ambos os aviões  , não havia nenhuma maneira de poder retornar em segurança. Em desespero, Pardo ligou o motor esquerdo novamente. Mas em menos de um minuto , a luz de advertência do motor brilhou novamente. Wayne disse a Pardo, nosso motor esquerdo está em chamas ; temos que desligá-lo ou mantê-lo e arriscar o inferno de uma explosão !

Pardo desligou o motor novamente. Milagrosamente, os dois aviões ainda voavam para o  sudoeste . Por mais 10 minutos o avião do Pardo conseguiu voar e empurrar Aman com apenas o motor restante . Wayne fez uma chamada de rádio desesperada  para um reabastecimento  aéreo . Ele logo percebeu , porém, que não havia maneira de os aviões tanques serem capazes de alcançá-los a tempo.

Tinham conseguido empurrar Aman e  Houghton cerca de 58 milhas a sudoeste , mas agora o avião do Pardo também estava ficando sem combustível . Do outro lado do rio Negro , perto da fronteira do Laos,informaram pelo rádio sua posição para as tripulações de busca e resgate. À medida que começaram a perder altitude muito rapidamente, Aman e Houghton ejetaram e cairam em uma área de cerrado plana, com colinas a oeste.

Enquanto isso, vários A- 1E Sandys e dois HH -43 Jolly Green Giants tinham sido deslocados da Tailândia para a área no Laos , onde se esperava que os quatro tripulantes chegassem ao chão . Houghton sofreu uma fratura de de uma vértebra na ejeção . Como estava descendo sobre uma pequena aldeia ,  pode ver um bando de homens armados com cães , correndo , gritando e atirando contra ele .

Descendo sobre uma pequena árvore, Houghton não perdeu tempo em desafivelar seu pára-quedas  e tentou desesperadamente evitar os caçadores. Apesar de sua dor  terrível , o senso de auto-preservação impulsionou as pernas e os pés enquanto corria , a pistola na mão, através do capim-elefante para um pequeno riacho. Lá, ele  subiu corrente acima.

Após 40 minutos , Houghton estava escondido e ferido no mato perto de uma colina com o rádio em uma mão e um revólver calibre 38 na outra, na esperança de que helicópteros fossem encontrá-lo antes de seus perseguidores . Com os cães farejando  e os guerrilheiros armados chegando, Houghton, com uma dor insuportável , começou a correr até o morro . Ele finalmente parou exausto e se escondeu em silêncio no matagal , a pistola ainda na mão , à espera para lutar. Ele passou um rádio para a aeronave de resgate , informando sua localização e do Aman , a oeste da vila e também a situação do inimigo .

Aman se viu em um dilema em um penhasco escorregadio. Toda vez que ele tentava subir a parede de pedra com suas botas de solado liso , ele  escorregava para baixo ,ferindo suas costas . Ele não podia sair daquele local , mas felizmente as tropas armadas não o viram.

Pardo e Wayne , entretanto, continuaram a voar para o sul tão rápido quanto o seu único motor podia. Então eles voltaram para noroeste em direção a um acampamento das Forças Especiais dos EUA no Laos para evitar ejetar perto de um acampamento do Exército norte-vietnamita . Seu combustível durou apenas cerca de dois minutos a mais , depois  motor parou. Wayne foi o primeiro a ejetar , um pouco a noroeste de Aman e Houghton . 

Houghton pediu Sandys pelo rádio e relatou que  estavam sendo perseguidos ao longo da encosta por tropas armadas. Um A- 1ES chegou , afugentando os atacantes sem a necessidade de disparar um tiro . Houghton novamente sinalizou  e logo um dos Jolly Greens  içou-o por cabo. Em seguida, voaram para o precipício e resgataram Aman da mesma maneira. Um pouco mais para o noroeste eles também resgataram Wayne.

Depois de Wayne ter ejetado, Pardo ainda levou o  maltratado avião  um pouco mais para o noroeste , antes que ele  também ejetasse. Como  caiu mal , ficou inconsciente e teve duas vértebras fraturadas no pescoço. Quando ele se recuperou ,ouviu gritos e tiros vindo em sua direção. Apressadamente, ele pegou sua pistola e passou um rádio para um Sandys  bombardear a ladeira perto de sua posição , correndo cerca de um quilômetro até o morro . O A- 1ES veio rugindo em cima das montanhas , metralhando as tropas inimigas e conseguiu dispersá-los . Cerca de 45 minutos depois, o segundo helicóptero finalmente localizou Pardo na encosta, onde  estava gravemente ferido  e depois voou para o noroeste para um posto remoto no Laos para reabastecer. Lá, Pardo , Wayne, Aman e Houghton foram todos colocados em um helicóptero para a transferência de volta para Udon e tratamento médico.

Ironicamente, a chefia da Força Aérea dos EUA no Sudeste Asiático era tão sensível em combater as perdas durante a guerra que Pardo  foi repreendido pela perda de seu F-4 . Em 1989 , no entanto , a Força Aérea reavaliou o assunto e os quatro aviadores receberam o reconhecimento depois de muito tempo. Earl Aman e Robert Houghton receberam a Estrela de Prata por continuar a  o ataque  apesar de sua aeronave ter sofrido danos  graves. Robert Pardo e Steve Wayne também receberam a Estrela de Prata por suas ações heróicas , salvando seus companheiros .

Este artigo foi escrito por William Garth Seegmiller e e foi originalmente publicado na edição da Vietnã Magazine/ dezembro 2003

220px-James_Robinson_Risner_in_flight_suitJames Robinson Risner

Em 15 de setembro de 1952 ,  Risner  voava escoltando bombardeiros 84 Thunderjet  atacando uma fábrica de produtos químicos no rio Yalu , perto do Mar da China Oriental.

Durante sua escolta , o vôo de Risner sobrevoou  uma base de MiGs em Antung Airfield , China .Enfrentando  um MiG em velocidades supersônicas quase ao nível do solo , Risner o perseguiu por um leito seco de rio de um lado e do outro lado colinas baixas ate um aeródromo  35 milhas dentro da China . Disparou inúmeras vezes no MiG , atingindo o canopy e deixando-o em chamas. Risner perseguiu -o entre os hangares da base aérea Comunista e atirou nos caças estacionados.

No voo de regresso ,o wingman de Risner , 1 º Tenente Joseph Logan , foi atingido nos seus tanques de combustível por fogo antiaéreo sobre Antung . Em um esforço para ajudá-lo a alcançar Kimpo , Risner tentou empurrar a aeronave de Logan ,após pedir para ele desligar o motor e inserir o nariz de seu próprio jato no tubo de escape de Logan , uma manobra sem precedentes e perigosa . O objetivo da manobra era empurrar a aeronave de Logan para a ilha de Cho Do ao largo da costa norte-coreana, onde a Força Aérea mantinha helicópteros de resgaste. Combustível do jato e fluido hidráulico derramavam do Sabre danificado no canopy do Risner , obscurecendo a sua visão , e a turbulência gerada ficava separando os dois jatos. Risner foi capaz de restabelecer contato e orientou o avião  impotente sobre o mar até esses fluidos ameaçarem paralisar o seu próprio motor ou explodi-lo. Perto de Cho Do, Logan disse a Risner : “Eu vou te ver na base esta noite. ” Embora Logan tenha caído perto da costa e considerado bom nadador  , enredou-se no seu pára-quedas e se afogou.

Risner desligava seu próprio motor , em uma tentativa de economizar combustível , quando ocorreu um flame-out ,mas conseguiu planar para o pouso  em Kimpo.

Em outra missão foi abatido e ficou 7 anos em campo de concentração,sofrendo torturas ate retornar como um herói nacional.

SMA-FORNa aviação, pushback é um procedimento  durante o qual um avião é empurrado para trás  do Finger do aeroporto por um rebocador.

Powerback e quando usam-se os reversores.Manobra normalmente usada somente em casos extremos.  Usei uma vez num VP 382 quando o garfo de reboque quebrou.

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