Quando Uma Deficiencia Vira Vantagem

 

f66d137f2e2f0b8b39815dc1c9a1147bSamurai são lendários pela suas habilidades com a  espada( katana) e  eram realmente proficientes na arte de combate.

O samurai que estamos familiarizados  hoje são descendentes dos guerreiros que estavam qualificados tambem na prática de  tiro com arco montados a cavalo (Yabusame).Uma família (Soma) mantem ate hoje essa tradição , tendo percorrido vários países,inclusive o Brasil.

5150Minamoto no Tametomo (源為朝) (1139 – 1170)

Essa tradição nunca se desvaneceu,  todos os grandes espadachins que angariaram menção ao longo da história dos samurais,usavam outras armas,mas so existem alguns arqueiros cujas habilidades foram dignas de menção. Um desses homens era Minamoto Tametomo cuja lenda pode muito bem preceder as habilidades que o fizeram famoso .

Tametomo tinha um defeito no braço esquerdo que era seis inches(15.24 cm) mais longo do que o direito , o que podia gerar arremessos muito fortes , devido à maior distância da qual ele poderia esticar a corda do arco . Estes tiros poderosos teriam sido essenciais para Tametomo durante um conflito entre o clã Minamoto e o clã Taira , onde uma lenda conta ter afundado um navio dos Taira, apenas disparando uma única seta especial abaixo da linha d agua.image_view

Tametomo cometeu Seppuku em 1170 quando os Taira o capturaram e cortaram os tendões do seu braço esquerdo , deixando-o inútil para o combate.Um efeito similar ao do golpe de Kendo que corta o polegar,impedindo também de segurar firmemente novamente uma Nipponto com uma única mão .  

No final, ele decidiu tirar a própria vida por meio de Harakiri , um dos primeiros registros dos samurais que fizeram essa opção  .

Muitas deficiências são compensadas com o treinamento sensorial,auditivo,tato,etc.Impressiona  por exemplo,ver um cego identificar cédulas de dinheiro,andar sozinho e  atletas Paraolímpicos com excelentes marcas.

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário