Ninguem Tem Um Sakura Preferido

ts-9No Japão, cherry blossoms ou sakura, são as Estrelas do Rock do reino vegetal. As pessoas  ficam obsessivas com elas, suas raras aparições públicas anuais concentram fãs em  frenesi, e os entusiastas mais dedicados vão mesmo seguir sua turnê de floração quando elas se espalham a partir das quentes Provincias do sul do Japão ao norte mais gelado.

Mas, assim como algumas músicas  atraem multidões maiores do que outras, estas três árvores de sakura são consideradas as Estrelas absolutas da multidão que gosta de flores.
É uma espécie de ironia  no Japão, mas o país realmente não consegue ter  listas top 10 . Em vez disso, a sociedade japonesa tenta chegar a um consenso sobre a melhor das três, em nenhuma ordem particular e não consegue,nem se o assunto é belas paisagens, jardins, festivais, ou como nós olhamos hoje, cerejeiras.

A primeira é a Miharu Takizakura, encontrada no Município de Miharumachi Tamuragun na Província de Fukushima.

ts-1

O Sakura tem sido reverenciado no Japão, com a prática de realização de festas da flor de cerejeira ou Hanami. Datam pelo menos do século 8. Como tal, muitos dos mais belos espécimes foram cuidadosamente tratados ao longo de centenas de anos. Alguns chegaram a uma idade ainda mais avançada, como a Miharu Takizakura, que tem mais de 1.000 anos de idade.

ts-2A árvore mede 12 metros (39 pés, 4 polegadas) de altura, e no seu ponto mais largo  mede 25 metros de diâmetro, o que significa que o gigante anime robô Gundam poderia facilmente se esticar para um cochilo à tarde debaixo dele se pudesse se deitar.

Takizakura significa literalmente “sakura cachoeira“, e é uma referência aos ramos curvos da árvore  e também serve como uma metáfora para a forma como as pétalas das flores parecem uma cascata  após o sakura atingir a plena floração.

ts-3

A Miharu Takizakura não é o único sakura a alcançar a marca de milênio, no entanto. Há também o Usuzumi Sakura em Moyosu, Provincia de Gifu, que tem mais de 1.500 anos de idade.

ts-4

De acordo com os registros históricos, a árvore de 16 metros de altura foi plantada pela Imperadora japonesa Keitai, que reinou sobre o país no início do século VI. Em 1922, foi oficialmente designado pelo governo como tesouro natural nacional.

Como o Mihara Takizakura, o Usuzumi Sakura tem um nome significativo. Traduzido como “pálida sakura tinta preta“,  se referindo às cores das flores das árvores.

ts-5Antes da abertura das flores, os botões são rosa suave e em plena floração, eles são quase inteiramente brancos. Quando caem da árvore, no entanto, eles se transformam uma cor cinzenta clara, daí o nome.

Finalmente, o mais velho das três grandes árvores de sakura do Japão é Jindaizakura da Provincia de Yamanashi, no distrito Takekawacho da cidade de Hokuto.

ts-6

Significando “gerações divinas do sakura,a árvore é apropriada dentro do recinto do  Templo Jissoji . A sua idade exata é desconhecida, embora as estimativas sejam em torno de 1.800 a 2.000 anos.

Quando esta árvore foi plantada, os Sasanians e o Imperio Gupta começavam alianças políticas  e as pessoas na América do Norte estavam começando a ficar animados com uma nova comida incrível chamada de “milho”.

ts-7

O Jindaizakura tem algumas coisas em comum com o Usuzumi Sakura, também é um tesouro natural nacional, sendo a primeira árvore a receber o título.

ts-8 O Jindaizakura também tem uma conexão com a linha imperial do Japão, no folclore dizem que foi plantada por Yamato Takeru no Mikoto, considerado o 12 º imperador do Japão, que governou até cerca de 133 DC .

Yamato Takeru no Mikoto: aventureiro,legislador, harborista

 

screen-shot-2014-03-26-at-1-09-03-pm-e1395807103492Floração dos Sakuras são notoriamente inconstante sobre quando eles vão florescer dependendo de vários fatores, mas na maioria dos anos, o Usuzumi Sakura e Jindaizakura estão no seu mais belo apogeu no início de abril. Sendo no norte o mais distante dos três, o Miharu Takizakura floresce em meados de final de abril, o que significa que se você não se importar um pouco de viajar, você pode ver todos as três melhores árvores de sakura do Japão antes de suas pétalas cairem no chão.

Fonte: Naver Matome

Top imagens: Webry, Kyo no Hana, Hisui no Sato, Logsoku, Wikipedia, Yakei Kabegami, Minkara.

Acompanhando o Sakura Zensen,hoje Tokyo esta florindo e ver essas paisagens ,a gente nunca esquece e tem saudades delas…1382361_828531697161721_2079172640_n

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Ninguem Tem Um Sakura Preferido

  1. KELEN disse:

    Sakura são as arvores mais majestosas que meus olhos puderam contemplar..

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s