O Conflito Visual dos Pilotos

imagens-do-dia-best-pictures-of-day-20140110-020-size-620Quando você está na escuridão total , digamos, numa floresta densa durante a noite , se você enxergar um pequeno ponto de luz e ficar olhando para ele depois de algum tempo  a luz estacionária parecerá estar movendo na frente de você , apesar do fato de estar parada. Este ” autokinesis ” é um fenômeno visual que ocorre devido ao fato de que quando você está em total escuridão , os olhos não têm nada para ancorar ou nenhum ponto de referência – isso mexe com a capacidade da sua mente em manter a luz em seu lugar no espaço . Especificamente, como a imagem da luz se move em sua retina (devido a movimentos musculares leves do olho ), você percebe erroneamente a luz  mudar também.

Embora aparentemente inofensivo , o efeito autokinetic pode ser muito perigoso para os pilotos de avião voando à noite. Uma das muitas ilusões sensoriais relacionadas com o fascinante mundo da aviação,que inclui pousar em nevasca,chuva pesada com a ilusão de ótica da agua escorrendo e acumulando no para-brisa,etc  .

O autokinesis pode alterar a capacidade de um piloto de pousar o avião com base no conjunto de luzes de orientação(Vasis,Als) , mas também pode interferir com o ato de voar em formação, o reabastecimento no ar e uma série de outros manobras .Por isso as decolagens e pousos sempre são feitas com as luzes da cabine apagadas para a necessaria acomodação visual que leva alguns minutos.Voar a noite ao lado de Cumulus parecendo estar  inclinado e pousar em Cuiabá de Brega da Vasp  sem acertar o ângulo de planeio correto me fizeram crer que havia muito o que aprender e acreditar somente nas informações do Painel.

Algumas medidas podem ser tomadas para evitar ou superar o fenômeno incluem:
Mudar o seu foco com freqüência para evitar a fixação prolongada em fontes de luz.

Fazer uma tentativa de visualizar em uma alguma estrutura fixa ou outros pontos de referência. Movimentar a cabeça e fazer movimentos do corpo para eliminar a ilusão.
Monitorar constantemente os instrumentos de vôo para evitar ou resolver qualquer conflito perceptual.

Sem surpresa nenhuma é citado como a explicação para muitos avistamentos de OVNIs e ate para um ataque aéreo  americano no Afeganistão quando soldados avistaram luzes de um povoado e concluíram que era um comboio em movimento para ataca-los .

Esse post foi publicado em Historias da Aviação, VASP. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s