Os Big Brothers da Biosphere II

930926_B2CrewAfterReentry_HM_UA26 setembro de 1991- 8 pessoas-os “Biospherians”-foram selados dentro da Biosfera 2, uma enorme caixa de vidro de 3,14 hectares localizada em Oracle, Arizona. O evento marcou o início da primeira missão da Biosfera 2, um estudo destinado a testar a capacidade de sobrevivência e ver se um pequeno grupo de seres humanos poderiam  desenvolver e viver em uma colônia auto-sustentável, como se poderia imaginar em algum planeta distante no espaço sideral.

Em termos de engenharia e arquitetura,a Biosfera 2 é notável. A experiencia realizada lá em seus primeiros anos, no entanto, é outra questão. No início da primeira missão, os Biospherians (um grupo de indivíduos que foram treinados para realizar tarefas específicas durante a missão) tinham grandes esperanças. Eles estavam determinados a demonstrar que uma colônia de seres humanos poderiam sustentar-se dentro de uma Bolha, produzindo os seus próprios alimentos,aproveitar resíduos da água de alimentos fazendo reciclagem. E o resto do tempo eles iriam conduzir  pesquisas ecológicas.

0000152719-biosph208-004

Biosphere 2, located in Oracle, Arizona, U.S., shown in 2008. Credit: Carol M. Highsmith’s America/Library of Congress, Washington, D.C. (LC-DIG-highsm-04715)

Em abril de 1992, entretanto, cada Biospherian tinha perdido uma quantidade significativa de peso corporal e eles descobriram que os níveis de oxigênio na atmosfera interior estavam diminuindo. Também nessa época, o grupo dividido em duas facções, divididos em opinião sobre o que eles deveriam estar fazendo e dando a missão uma lição psicológica. Claro, o confinamento em um ambiente isolado com recursos limitados ,tem esse efeito nas pessoas, transformando aliados em inimigos e generosidade em egoísmo.

A produção de alimentos em Biosfera 2 foi baixa por várias razões. O primeiro inverno (1991-1992) caiu em um ano de El Niño, o que resultou em uma quantidade incomum de cobertura de nuvens no sul do Arizona e presumivelmente, contribuiu para a inesperadamente baixa produção de alimentos e os baixos níveis de oxigênio no bioma. Além disso, os frangos não conseguiram produzir um número suficiente de ovos, e eles e os porcos consumiam recursos alimentares valiosos, de modo que os Biospherians terminaram  abatendo os animais . Alguns tripulantes comeram as sementes que eram destinados para as sementeiras. Havia rumores também de que, no final da missão, alguns dos Biospherians teriam contrabandeados comida do lado de fora.

0000152718-biosph207-004

A view from inside Biosphere 2, located in Oracle, Arizona, U.S., showing the savanna (foreground) and ocean (background) ecosystems. Credit: Colin Marquardt

Após dezessete meses da missão , os níveis de oxigênio cairam para apenas 14,2 por cento , e o fracasso parecia iminente . Alguns dos Biospherians , embora sofrendo de letargia e dificuldades respiratórias , argumentaram contra as medidas propostas que permitiriam que o ar do lado de fora entrasse e  assim melhorasse os níveis de oxigênio. Em suas mentes , isso significaria o fracasso. Mas a saúde de toda a tripulação estava em jogo, e a equipe médica externa tomou à decisão de injetar oxigênio na Biosfera 2 e abrir as comportas de ar diariamente para extrair o ar viciado externo para fora da instalação. O movimento foi fortemente criticado , e a missão foi considerada um fracasso por muitos do lado de fora e talvez, por alguns no interior dela.

Com todos esses problemas , parece que muito pouco experimento  ciêntifico foi realmente realizado durante a primeira  Biosfera 2. É claro que lições foram aprendidas – após a missão chegar ao fim , exatamente dois anos a partir do dia em que começou, várias melhorias e atualizações foram feitas para a instalação. Uma segunda missão começou em 6 de março de 1994, mas foi rescindido , seis meses depois por causa de disputas de gestão. O incidente marcou severamente reputação científica já enfraquecida da Biosfera 2 .

Biosphere1Desde as missões ,a Biosphere 2 renasceu como um instituto de pesquisa científica. Abriga salas de aula e instalações de pesquisa e oferece programas educacionais para o público. Hoje é administrado e operado pela Universidade do Arizona.

Fonte-Arizona University

Dai surgiram a chatice dos BBs das Tvs do Mundo inteiro.

Esse post foi publicado em Entretenimento, Notícias e Política. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s