Meu Lar é Pobre mas High Tech

solar-zero-yen-house-homeless-japanTenho certeza que todos nós temos ouvido que os orientais podem ser academicamente melhor ( os alunos são pressionados desde a tenra idade ), mas eles não são criativos. Mas isso é absolutamente errado , como qualquer pessoa que tenha visto um game show japonês , assistiu um anime ou jogou Super Mario pode atestar.

Mesmo os sem-teto japoneses são diferentes , o arquiteto Kyohei Sakaguchi correu por um acampamento sem-teto ao longo de uma ribeira  em Tokyo. O homem sem-teto que estava vivendo nele, trabalhou anteriormente para uma empresa de câmeras e sabia que seus eletrônicos – para o qual ele equipou sua ” Zero Yen House” funcionariam com um painel solar que lhe permitia assistir TV e ouvir rádio .

solar-zero-yen-house-homeless-japan-insideO interior é feito de madeira. A cobertura é feita de papelão . Ele cobriu-a com uma folha de vinil azul grande que também reveste o assoalho. Esta casa não está em contato com o solo. E só colocá-lo na estrada. Ele disse que talvez pudesse flutuar sobre a água . Esta casa é também um navio !
Fonte- anArchitecture

sakaguchi_mobile-house_ljubljana_03O anti-arquiteto Sakaguchi é profundamente interessado nos abrigos que são criados pelos sem-teto nas ruas de Tokyo. Ele admira sua mistura de funcionalidade e estilo , o uso de materiais reciclados e sua natureza, permitindo que os residentes  se movam em qualquer momento e em qualquer lugar . De acordo com Sakaguchi , arquitetura pode ser experimentado em sua vívida plenitude quando se dorme fora , sem qualquer telhado ou paredes. E este é exatamente o modo como ele viveu ao viajar por todo o Japão e Índia por dois anos , sem dinheiro no bolso. Quanto é que o potencial DIY a sua residência tem?.

untitledaPara Sakaguchi , a arquitetura é um instinto, uma habilidade, desenvoltura e um arquétipo. As casas sobre rodas e as cabines de vida móveis que ele retrata, invocam a sensação de liberdade e vitalidade humana, inspirando as pessoas a acreditar que a sociedade da ganância capitalista e consumista não conseguiu inteiramente  erradicar a sabedoria , a criatividade , o conhecimento e a habilidade de nós construirmos algo com as nossas próprias mãos .

Imagens: Kyohei Sakaguchi

Com ensino obrigatório ate o Nível Colegial,aqueles que optaram por uma vida de Homeless as vezes me surpreendiam pelo estilo de vida que levam,graças as lojas de Recycle que vendem Eletronicos semi-novos a partir de U$ 5.

Com uma ajuda para subsistência das Prefeituras de +- U$ 1.000( em torno de U$400 para aluguel e U$ 600 para sobreviver), fica bem difícil de entender essa opção de morar ao relento.Por 2 vezes em 10 anos, cruzei com pedintes e eram estrangeiros pedindo a um Gaijin como eles.

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s