Calor…Nem Tanto

sem392_093Com temperaturas oscilando perto dos 40°C, Porto Alegre registrou um fato inusitado no dia 3 : o cancelamento de um voo da Copa Airlines por causa do calor. O voo, com destino ao Panamá, deveria sair às 12h15 e,segundo a companhia aérea, “teve de ser adiado por causa de restrições operacionais causadas por temperaturas elevadas no horário, no Aeroporto Internacional Salgado Filho”.
“Em situações de intenso calor, a densidade do ar cai e, consequentemente, o
volume de ar que entra nos motores a jato também cai, o que interfere diretamente na potência do motor e na capacidade de o avião decolar”, afirmou,em nota, a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear).

A temperatura alta faz com que seja necessario mais pista para alcançar as velocidades calculadas-(V1,V2 e Vr) e dificuldade de acelerar o avião para um determinado peso ser tirado do chão.

1023668021-500x341Isso não chega a ser novidade,um colega da Votec,operando um Emb-110 Bandeirante naqueles Pinga-pinga intermináveis ate chegar em Belém,com pista de terra, Despachante índio atendendo o voo,quase interrompeu a etapa.O co-piloto após fazer o gráfico de Peso e Balanceamento para a decolagem,onde e computado temperatura,tamanho de pista,obstaculos,etc ,informou ao Comandante que naquelas condições a aeronave estava com excesso de peso.

O Comandante consultou a lista de passageiros ,explicou e solicitou educadamente ao ultimo passageiro que ele não poderia ser transportado.A discussão começou e ele irritado jogou a pasta do passageiro na pista.Nisso ele sacou um revolver e falou. “Tu vai me levar”. E ele levou para me contar isso…

ft_av_EMB-110_Bandeirante_VASP_PP-SBBA Vasp também participou dessa Época Bang-Bang de garimpeiros e aventureiros.

Para Refrescar um pouco do Japão em Janeiro..

Esse post foi publicado em Historias da Aviação, Impressoes do Japão, VASP. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s