Caçadores de Iwatake

240_iwatake

Colhendo Iwatake em Kumano.

Bloco de madeira pintado por Utagawa Hiroshige II.

Os anais da exploração do Ártico estão cheios de relatos de exploradores congelados e à beira da inanição . Na verdade, muitos aventureiros relataram estar com tanta fome que eles rasparam  líquen das rochas e ferveram para transforma -lo em alimento quase comestível. Um aventureiro chegou a afirmar que se  sola de sapato  estivesse em um teste de gosto com líquen , o sapato de couro iria ganhar .
E, no entanto , este mesmo alimento de sobrevivência é considerado uma iguaria no Japão . Iwatake  (IWA  significa rocha, e TAKE que significa cogumelo ) é tão altamente procurado que coletores estão dispostos a descer de rapel,em penhascos ingremes para pegar essas preciosas iguarias. 16135_3(Demora cerca de um século para o líquen para chegar a um tamanho que valha a pena . )
Escusado será dizer que este é um trabalho de especialistas. Como se o rapel não fosse complicada o suficiente, o melhor iwatake é colhido  em tempo de chuva , pois a umidade reduz a chance de que os líquens de desmoronar,quando tirados para  fora com uma faca afiada.
800px-Umbilicaria_spNa sua preparação preferida , a matéria prima de negro e viscoso cogumelo é transformado em um tempurá delicado . E enquanto o iwatake de qualquer forma não tem gosto muito saboroso , é idolatrado por suas associações com a longevidade.
Quanto aos coletores ?
De  longevidade mais questionável. ” Nunca dê alojamento a um caçador de iwatake , ” diz um velho ditado japonês “, pois ele nem sempre sobrevive para pagar o aluguel . ”

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s