Nezumi Kozō

Kodanji_Ichikawa_IV_as_Nezumi-koz_Jirokichi
Nakamura Jirokichi (四代目市川小團次) nasceu em Edo , em 1797 . Levava uma vida modesta , trabalhando como operário e voluntario como  bombeiro . Enquanto ele pode ter sido um batedor de carteiras quando criança,  não  deixou para trás a vida de levar as coisas que não lhe pertenciam  quando  se tornou um adulto.

Com a idade de 19 anos, tornou-se o garoto  rato- Nezumi Kozo (鼠小僧) . As origens do apelido variam , de ter uma aparência semelhante ao animal ou dizem, por  carregar um saco de ratos para mascarar  ruídos quando roubava bens . Afinal, encontrar ratos em sua casa faz aqueles sons de correr muito menos suspeitos.

Ao contrário de Ishikawa Goemon e Robin Hood , Nezumi Kozō trabalhava sozinho . Ele não tinha um bando de companheiros .
Em 1822,  foi preso , marcado com uma tatuagem de ladrão e exilado da  cidade de Edo (Tokyo) . Em resposta, ele fez a única coisa que  sabia fazer . Voltou e passou os próximos nove anos gloriosos continuando seus roubos. Em 8 de Agosto de 1831  ele foi novamente preso . Infelizmente para Nezumi Kozō , isso foi antes dos dias de remoção de tatuagens com laser, por isso a sua antiga tatuagem marcou-o para a morte.

No final desse periodo, Nezumi  havia roubado mais de 100 casas e 30.000 ryō , mas quase nada possuia no momento de sua prisão . Devido a isso, imaginou-se que o dinheiro que ele roubou foi dado aos pobres. Embora seja incerto se este é o lugar onde o dinheiro realmente foi , Nezumi Kozō foi inteligente o bastante para obter  divórcio e cortar os laços com a família, impedindo-os de partilhar o seu destino.

Foi executado por decapitação , por isso , ao contrário de Goemon ,  sua morte não nomeou qualquer objeto doméstico comum (Ofuro Goemon). Por outro lado , a sua vida de roubo e provável altruísmo tem inspirado muito na mídia moderna .

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s