Rastros de Fumaça no Ar e os Fumaçentos

images0R0SHXCPimages95L5YTC0

Os antigos Electra II e o Boeing 737-200 entre outros, eram conhecidos pelo rastro de fumaça do querosene que deixavam na decolagem e pousos, originou ate apelido no Breguinha da Vasp.

Aquela outra fumaça que é muito comum  ver quando os aviões já estão voando em nível de cruzeiro tem um nome engraçado: Contrails ( é uma abreviação americana para “condensation trails”, ou trilhas de condensação).

1-contrails4O Contrail e formado por causa da condensação do vapor de água em altas altitudes causadas pela saída dos gases quentes das turbinas. Quando esses gases resfriam em contato com ar extremamente frio das altas altitudes, gotas de água microscópicas presentes na atmosfera condensam e formam as nuvens.Ocorrem raramente abaixo de 8.000 m (26 mil pés), com a temperatura inferior a -40 ° C  e a humidade relativa superior a 60%.

avioes-cruzandoUm estudo realizado pela NASA propõe que esse tipo de química formada no céu pode prejudicar diretamente a camada de ozônio.

Chemtrail-(Chemical Trails)- de acordo com uma Teoria da Conspiração  são rastros químicos deixados por alguns aviões  . Há teorias malucas de vírus e bactérias  propositalmente jogados por aeronaves. Também afirmam que esses rastros serviriam para manipular o clima.
Provavelmente serão  usados numa futura Guerra Bacteriologica.

VorticesPontaAsa-490x271Quando a aeronave está prestes a pousar, ela tem que utilizar  dispositivos nas  asas, chamadas flaps e slats , ajudando a diminuir a velocidade de stol da aeronave na aproximação final,aumentando a sustentação mas aumentando o arrasto aerodinamico . Quando  são abertos, pequenos vórtices formam-se devido a passagem do ar atmosférico através deles. Em situações de alta umidade e baixa temperatura, vemos dois riscos de condensação saindo da ponta das asas com o resfriamento abrupto do ar turbilhonado .

Esse post foi publicado em Historias da Aviação, VASP. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Rastros de Fumaça no Ar e os Fumaçentos

  1. Cláudia Iwamoto disse:

    Explicação mais simples e fácil de entender que li até hoje. Parabéns!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s