The Best of the Best dos Mangás Japoneses

e8a1a8e7b499Como qualquer um irá dizer-lhe, o Japão é o lar de muitos dos principais mangás “mensais” e “semanais” do Mundo, e claro,  pode ser comprado praticamente em todos os lugares,de lojas de conveniência a estações de trem. Entre muitos títulos, no entanto, é sem dúvida o Weekly Shonen Jump que reina supremo.Nos anos 90 a popularidade da Shonen Jump explodiu e as histórias que publicaram cativou os corações dos meninos e meninas japonesas ,  que resultava em pico de 6 milhões de cópias vendidas. Embora esses números caíssem para 3 milhões nos últimos anos, a empresa manteve sua fórmula testada e aprovada. Títulos populares como Dragon Ball e One Piece geraram series semanais e em seguida, 10 episódios surgiram compilados em comic books.

Neste artigo vamos mostrar-lhe o ranking de vendas de todos os tempos destes livros – algo que temos certeza que irá agradar os fãs de mangás e também os novatos.
O Jump adere a duas políticas editoriais-
As histórias devem ser centradas nos temas de esforço, amizade e vitória. Manter estes conceitos nos corações dos jovens é a política fundamental. Dragon Ball e One Piece são os exemplos desses temas.
Por outro lado, emprega um acirrado “sistema de pesquisa” para decidir quais livros devem permanecer para novas tiragens. Se  o livro, independentemente da sua notoriedade, não  agradar os fãs por um período de 10 semanas, ele é eliminado. Mesmo escritores legendários não estão imunes a esta política como um caminho para o Jump manter sua integridade.
Abaixo você encontrará a série 20, que desde 1968 não só sobreviveu este sistema de pesquisa, mas floresceu sob ele, e está sendo adaptado para anime, filmes de ação e merchandise.

#20 Death Note (12 Volumes 2003-2006) 27 milhões de copias vendidas

e8a1a8e7b4991Usando o notebook “Death Note”, que mata a pessoa cujo nome está escrito nele,o personagem principal espera criar um mundo perfeito e se envolve em uma batalha de inteligência com um mestre detetive . Tem sido amplamente analisada como uma história envolvendo a morte  “ao contrário das séries tradicionais do Jump”, mas bom mesmo assim.

Assassinatos incluindo um em Bruxelas, na Bélgica, onde o assassino deixa um bilhete dizendo “Watashi wa Kira desu (Eu sou Kira) [sic]” e piadas sobre o blog do ídolo Aki Higashihara , parecem criar magicamente infortúnio, se referindo a ele como “Blog da Morte ” são exemplos de quão forte o impacto do mangá é.

#19 Yu-Gi-Oh (38 Volumes 1996-2004) 28 milhões de copias vendidas

e8a1a8e7b4992O personagem principal foi criado como uma criança, mas através da obtenção de um misterioso “Enigma do Milênio” do antigo Egito, outra personalidade obscura emergiu dele. Nesta história dark fantasy o guardião da escuridão pune os vilões. A história gira em torno de Magic e Wizards, um jogo de cartas semelhante ao Magic: The Gathering, que se tornou mais popular do que a própria série original. Na verdade, o Guinness World Records concedeu-lhe o titulo do jogo de carta mais vendido no mundo.

#18 BASTARD!! : Heavy Metal, Dark Fantasy (27 volumes e contando 1998-presente) 30 milhões de copias vendidas 

e8a1a8e7b4993Esta fantasia dark comic foi baseada em temas da mitologia e da Bíblia. O protagonista, Dark Schneider continuamente  batalha com os demônios e anjos. O  autor e fã de  heavy metal, Kazushi Hagiwara coloca referências ao rock em toda a série, tanto em tom de brincadeira como  irreverência. Sua sexualidade explícita tornou-se controversa devido à sua aparição em uma revista para jovens.

Entre hiatos, a série ainda está em andamento, mas em editoras diferentes.

#17 City Hunter (35 Volumes 1985-1991) 35 milhões de copias vendidas 

e8a1a8e7b4994Uma série de hardy comédia  segue as aventuras de Ryo Saeba que trabalha como guarda-costas e detetive em Shinjuku, Tokyo. Apesar da sua história  para adultos que não combinam muito bem com uma revista orientada para  jovens,  vendeu muito bem em forma de livro. Atualmente, a série continua como Angel Heart.

#16 Dr. Slump (18 Volumes 1980-1984) 35 milhões de copias vendidas 

e8a1a8e7b4995Um sucesso por Akira Toriyama do famoso Dragon Ball , é a história de Arale e os habitantes da Penguin Village. Frases de efeito do Arale como “ho-yo-yo” e “ncha” tornaram-se populares entre as crianças na época. A primeira impressão  do sexto volume vendeu um recorde de 2,2 milhões de cópias e foi a primeira edição a quebrar a barreira dos 2 milhões de cópias.

#15 The Prince of Tennis (42 Volumes, 1999-2008) 40 milhões de copias vendidas

e8a1a8e7b49961A história gira em torno de Ryoma, um estudante em uma escola de tênis de prestígio que está se esforçando para ganhar os campeonatos nacionais. As regras e estratégias de tênis estão bem explicadas para que mesmo aqueles que não estão familiarizados com o jogo podem compreende-lo. No entanto, movimentos especiais recentemente irrealistas como shots irretornaveis, uma única pessoa jogando em duplas por clonagem e corpos brilhantes sobrenaturais foram aparecendo mais de uma vez  através da série. Foi tratado como  piada por causa disso.

#14 Rokudenashi Blues (42 Volumes 1988-1997) 43 milhões de copias vendidas

e8a1a8e7b4997Nesta comédia  histórica aparece um grupo de amigos aprofundando a sua amizade, enquanto luta e boxeia. A série se passa em Tokyo e mostra muitos lugares famosos como Shinjuku, Shibuya e Asakusa. Os rostos e os nomes dos personagens que aparecem nele estão caricaturas de músicos famosos e atletas com algumas das muitas piadas que enchem essas histórias.

#13 Yu Yu Hakusho (19 Volumes 1990-1994) 47 milhões de copias vendidas

e8a1a8e7b4998Escrito pelo autor de Hunter X Hunter, Yoshihiro Togashi, a história segue as aventuras de Yusuke Urameshi, mas como a história avança vai de artes marciais a histórias de batalha. Mudanças de humor do autor são lendárias. Na série alguns desenhos pareciam ser publicado em um estado de chamar atenção e alguns  questionaram sua estabilidade mental. No entanto, foi uma das obras do salto da década de 90.

#12 Rurouni Kenshin (28 Volumes 1994-1999) 50 milhões de copias vendidas

 e8a1a8e7b4999Esta história samurai ambientada na Era Meiji  quebrou alguns paradigmas de como fazer cada vez mais sucesso. Embora os personagens e a história sejam fictícios, pessoas reais e eventos como o Shinsengumi foram colocados. Sua popularidade tem sofrido desde o fim da série,mas resultaram em uma adaptação em um filme de ação  em 2012.

#11 Dragon Quest: Dai’s Great Adventure (37 Volumes 1989-1996) 50 milhões  copias vendidas

e8a1a8e7b49910Este mega-hit foi colocado no mesmo mundo que os jogos de vídeos do Dragon Quest com as mesmas magias e itens. No entanto, nenhum dos personagens do jogo estão conectados. Embora alguns possam vê-lo simplesmente como um cash-grab usando o nome do Dragon Quest, a série foi muito aclamada pelos fãs  ​​desde o início. Graças ao seu enredo amigável , alcançou grande popularidade e sucesso.

#10 Hunter × Hunter (32 Volumes e contando. 1998-Presente) 60 milhões de copias vendidas

e8a1a8e7b49911O personagem principal, Gon, a fim de conhecer seu pai que nunca tinha visto,  torna-se um caçador que é um trabalho fictício ambientado no mundo dessa história. Uma grande variedade de inimigos e aliados com habilidades especiais únicas , em um mundo vasto ainda inexplorado impulsionaram a popularidade desta série. No entanto, a série revista semanal é notória por seus excessivamente longos hiatos. Ao longo de sua longa corrida a série tomou breaks de até dois anos, muito parecido em desenhos Yu Yu Hakusho anteriores do autor e foram publicados em um estado aparentemente inacabados. Na Net, esta serialização aparentemente indiferente foi repreendida com gritos de “Work Togashi!”

#9 Fist of the North Star (27 Volumes 1983-1988) 60 milhões de copias vendidas

e8a1a8e7b49912Situado em 199X  quando o mundo foi destruído por uma guerra nuclear, a história se desenvolve com Kenshiro empregando o estilo de luta Hokuto Shinken para combater uma variedade de inimigos poderosos. O estilo da série e do mundo  dizem ter sido influenciados por Mad Max e The Killing Fields.

Desde o início da série foi muito popular e dirigido para o gênero de ação e artes marciais. Além disso, mais de vinte anos desde que terminou a publicação da franquia tem sofrido com cisões e adaptações de anime.

#8 Captain Tsubasa (37 Volumes 1981-1988) 70 milhões de copias vendidas 

e8a1a8e7b49913O herói desta história, Tsubasa Ozora, cresceu com o sonho de se tornar um jogador profissional de futebol no Brasil. Possui habilidades acrobáticas sobre-humanas que, provavelmente, iriam receber cartão amarelo na vida real. O impacto desse trabalho pode ser visto nos inúmeros fãs ao redor do mundo, incluindo a maioria dos jogadores japoneses profissionais, Fernando Torres e Zinedine Zidane. A fama de Tsubasa alcançou ate mesmo o Oriente Médio, onde pode ser visto desenhado nos caminhões que entregam água.

#7 JoJo’s Bizarre Adventure (107 Volumes e contando, 1987-presente) 77 milhões de copias vendidas

e8a1a8e7b49914A saga da família Joestar é passada de pai para filho na série. Cada capítulo se concentra em um personagem diferente na família e muitas vezes salta de um país para  outro. Esta série leva o gênero de luta familiar sobre-humana e mistura constante mudança, habilidades e inteligência do personagem principal. O autor, com colaborações de Hirohiko Araki e Gucci ajudaram a aumentar a popularidade e estilo para cada um da sua longa linha de membros do elenco.

#6 Bleach (57 Volumes e contando 2001-Presente) 78 milhões de copias vendidas

e8a1a8e7b49915Esta história escrita por Tite Kubo tem lugar no mundo do ocultismo. É um mundo no estilo de um Exorcista japonês. Esta popular série em curso segue Ichigo Kurosaki  ganhando poderes de um Shinigami e lutas contra o mal. Embora esta história lide com a mitologia asiática, ganhou  audiência em outros países também. Apesar do Jump ser muitas vezes visto como uma revista de garotos, esta série tornou-se muito popular entre os leitores do sexo feminino também.

#5 Slam Dunk (31 Volumes, 1990-1996) 117 milhões de copias vendida

 e8a1a8e7b49916Neste mangá de basquete escrito por Takehiko Inoue,  um delinquente estudante do ensino médio, Hanamichi Sakuragi é aconselhado a se juntar ao time de basquete da escola por Haruko Akagi. É uma história de amadurecimento que lida com as relações entre os companheiros de equipe e rivais. Este mangá teve um grande impacto sobre os programas de basquete em escolas de ensino médio e escolas de ensino médio em todo o Japão. Em Taiwan alguns alunos fizeram um vídeo em tributo a serie.

#4 Naruto (63 Volumes e contando, 1999-Presente) 135.5 milhões de copias vendidas

 

e8a1a8e7b49917Naruto é um mangá de artes marciais que lida com aspirantes a ninjas. Tem sido muito popular desde o começo e muitas vezes pode ser visto ao lado de One Piece na série atual. Apesar de ser uma história que gira em torno temas orientais ,e sucesso em mais de 30 países ao redor do mundo e sua adaptação anime pode ser encontrado em mais de 80 países. Também foi feita de forma independente  um curta-metragem que chamou a atenção de todo o mundo.

#3  Kochira Katsushika-ku Kameari Kōen Mae Hashutsujo (184 Volumes e contando, 1976-Presente) 155.3 milhões de copias vendidas

e8a1a8e7b49918Este quadrinhos comicos escritos por Osamu Akimoto, estrelado por um policial pateta no centro de Tokyo. Referido carinhosamente como Kochikame é um testemunho da longevidade, uma vez que tem  sido continuamente publicado de 1976-2013 em 184 volumes. É uma série episódica que se concentra no humor pastelão, mas se mistura com referências da cultura pop e alguns elementos dramáticos. Não houve um único hiato em mais de 30 anos. Kochikame ganhou um Guinness World Record pela mais longa série  de revista juvenil.

#2 Dragon Ball (42 Volumes 1984-1995) 230 milhões de copias vendidas

e8a1a8e7b49920Esta obra-prima em quadrinhos foi baseado no conto clássico chinês Jornada para o Oeste, mas com ênfase na luta. Ele contém todos os três elementos do sucesso em quadrinhos; vitória, amizade e esforço.

O criador da série Akira Toriyama, disse que os personagens da série, Vegeta, Piccolo, Kuririn e Mr. Satan eram seus favoritos.
Uma crítica  era que pareciam séries com intermináveis ​​ inimigos cada vez mais fortes para lutar. Isto eventualmente levou ao fim dela , mesmo que isso significasse a interrupção de uma série que trouxe receita formidavel de revistas, mercadorias, série de animação, etc

#1 One Piece (68 Volumes e contando 1997-Presente) 270 milhões de  copias vendidas

e8a1a8e7b49919Esta série de ação e aventuras segue o pirata Luffy e foi criada por Eiichiro Oda. Quando as obras populares dos anos 90, como Dragon Ball e Slam Dunk terminaram, Jump encontrava-se fora dos Mega-hits. Precisava de algo para escapar da depressão pós Dragon-Ball. Apesar de satirizar questões complexas, como  disputas territoriais, religião e guerra, ele se abstém de assassinato ou morte, sexo explícito, e o herói principal não fala em matar. Isso permitiu ser bem recebido pelos jovens leitores.

Fonte: Naver (Japanese) Imagens: Amazon.co.jp

k11

Para entender este estranho mundo magico dos jovens e adultos so indo aos encontros semestrais do Anime International Fair no Tokyo Big Sight.

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s