Parnaíba no ar e VASP no Piauí

O post era lembrar que há 30 anos, Teresina era servida 2 vezes ao dia com os saudosos Widebodies franceses Airbus A-300 da VASP pousando as 14:30 e 15:30 no voo VASP 190/191 que ligavam o sudeste até Manaus com diversas escalas inclusive Teresina, assim antigamente voava-se de avião com padrão internacional em rota doméstica como Fortaleza – Teresina – São Luís, são saudosos tempos que não voltarão, mas que merecem ser eternizados.

A VASP  se estivesse voando, teria completado 80 anos no último 4 de Novembro (1933-2013) serviu ao Piauí com excelência ao longo de sua existência, utilizando por aqui aviões como os Boeing 737-200, 737-300, 727 Super 200 e os Airbus A300. O 737-200 marcou a paisagem dos céus de Teresina desde 1972 até 2005 quando a empresa desapareceu após uma longa crise financeira. A estatal Paulista que possuía loja na Frei Serafim e na Davi Caldas foi a empresa aérea nacional que sem dúvida mais se dedicou ao mercado Piauiense até o seu desaparecimento quando teve seu espaço preenchido por Gol, TAM e por último a Azul.

Alexandre Conradosnl_odia1386270503

Terezina era a escala com as temperaturas mais altas do pais e quase virou noticia quando um politico (desvio de dinheiro publico) quis instalar aspersores de agua nos postes de iluminação .

Na época da safra do caju,que eram embalados em cestinhas de vime, embarcavam 300 Tons para todo o Pais.

Numa dessas decolagens para Brasilia, o DOV errou as velocidades de V1 e Rotação do Brega e tivemos um desagradavel Stick Shaker,provavelmente pelo aumento da temperatura depois de ter  sido feito o Takeoff Computation.Tomava-se cuidado com as dec/pousos com aquele ar rarefeito,confundiam ate o numero das torres de uma fabrica proxima que alguns instrutores perguntavam aos novatos para confundi-los.

Esse post foi publicado em Historias da Aviação, VASP. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Parnaíba no ar e VASP no Piauí

  1. Francisco José Pereira disse:

    S A U D A D E S……………………………….

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s