Felicidade para Alguns,Stress para Muitos

Se  filmes de Hollywood, a seção de auto-ajuda das livrarias e Talk Shows de TV são alguma indicação, o único desejo que as pessoas mais querem do que tudo , e a coisa que eles parecem mais incapazes de encontrar – A Felicidade.

Por alguma razão , parece que a maioria das pessoas passam mais tempo desejando  do que realmente sendo feliz. Se você é uma dessas muitas pessoas , temos uma grande e inspiradora história  para você!
tt1O herói da nossa história é Hisato Yamazaki . Depois de se formar na Universidade de Tokyo, uma das mais prestigiadas universidades do Japão , com uma licenciatura em economia, ele conseguiu um emprego no produtor número um de bebidas no Japão, ganhando um salário bem significativo. Além de uma excelente formação acadêmica , ele também esteve relacionado com a fundação de um partido político na década de 90 .

Se  soa como se ele estivesse vivendo a vida de uma estrela em ascensão , nós diríamos que era . Quando ele completou 30 anos de idade , Yamazaki  largou o emprego e não voltou mais a trabalhar , vivendo com 1 milhão  de ienes ( cerca de EUA $ 10.000) por ano.
Ele  é completamente e totalmente feliz.
Usando cerca de US $ 300 por mês , o homem de 53 anos sobreviveu durante esses anos todos com o dinheiro do aluguel que ele recebia de um velho apartamento que seus pais deixaram  – e é so isso. Sem emprego, em tempo integral ou parcial e nenhum fundo fiduciário canalizando riquezas incalculáveis ​​para ele,ele está sobrevivendo com o que é, literalmente, considerado bem abaixo da linha de pobreza nos países mais industrializados e  adorando.

Por mais difícil que possa ser para a pessoa de classe média  imaginar , parece que Yamazaki fez um plano de poupar dinheiro e gastar o mínimo possível . Ele cozinha sua própria comida e evita ir à loja de conveniência ou comer em restaurantes . Ele para em uma loja de eletrônicos todos os dias para ter o seu cartão de ponto perfurado ,o que acumula 5 pontos por dia e dá-lhe ¥ 5.000 (cerca de 50 dólares ) por ano de forma gratuita. Todos os dias, verifica folhetos de desconto e cupons de mercearias locais e cuidadosamente escolhe as suas compras para o máximo de economia .

Quando perguntado sobre o que ele faz com tanto tempo livre , Yamazaki disse que , durante oito horas por dia, “Eu só faço o meu cérebro quer , deixando-o pensar como quiser . Meditando , contemplando , sonhando acordado , pensando em nada …  , mas eu estou interessado em psicologia , jazz, música clássica , futebol, patinação artística, e assim por diante . No entanto, eu não faço nada de concreto com a leitura de livros ou do que estou pesquisando na internet , por isso parece que não estou fazendo absolutamente nada . ” O que não quer dizer que ele não lê ou usa a Internet para tudo , tem uma pilha de livros e CDs que  ganhou usando pontos acumulados na Internet.

Para Yamazaki , uma das chaves é o investimento sempre pensando na frente . Quando  tinha algum dinheiro extra, ele a usou para comprar uma seringa , uma escova de dentes elétrica, e outros suprimentos odontológicos para garantir que ele nunca ficasse com cáries. Embora ele não se preocupe muito com o futuro,depois que o apartamento que ele usou para  renda foi vendido , ele disse a um entrevistador que não estava preocupado, porque a vida humana é basicamente vivida  momento a momento .

Outro ponto-chave é  livrar-se de “dever ” e ” obrigação. ” Embora alguns possam olhar de cima para baixo  um homem que ganhe apenas US $ 10.000 por ano , ele ressalta que seus antigos colegas de trabalho estão agora careca e fora de forma, assolados pelos estresse . Yamazaki ainda tem todo o seu cabelo e um sorriso saudável. Levanta-se na hora que quer , cozinha ou coze o que  quer comer, e pode ir e vir como quiser .

Para muitos de nós imaginamos que esta vida  soa quase perfeita , e Yamazaki está disposta a partilhar os seus ” segredos “, que são realmente mais como dicas de frugalidade. Ele escreveu um livro, intitulado A arte de uma  rica vida econômica,  com 1.000.000 ienes por ano ( somente em japonês) , que detalha seu estilo de vida de baixo custo e suas dicas para viver o mais barato possível .

Seja ou não esta vida para você, nós somos mal qualificados para dizer . Mas devemos admitir que se você geralmente passa o dia todo sonhando em viver em uma praia ou simplesmente poder relaxar um pouco durante  o dia , pode haver alguma esperança para você ! Você só  precisa fazer alguns ajustes fortes na  sua vida diária .

Fontes: Naver Matome , Hon no hanashi , Yukite kaeri Shihibi , Ikoinon , Hibishojin
Imagens : Ikoinon , Hibishojin

De vez em quando a Tv japonesa reprisa um concurso de sobrevivência com US$ 100/mês , onde os participantes usam toda a criatividade testando receitas esdruxulas,pegando sobras da padaria,pescando no mar com arpão ,etc.Num pais onde esse valor e o preço de 1 melão e de admirar ,mas não são casos isolados ,poupança esta muito enraizada na maioria idosa da população .O governo japonês tem um subsidio a sobrevivência que garante casa e comida ate para estrangeiros com visto permanente,o que tem causado alguns problemas sociais como o Brasil tem com suas Bolsas-Crack,Familia,Presidiario,etc

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão, Notícias e Política. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s