Para Sobreviver,Não Chame a Atenção

gamou-ujisatoQuando as pessoas pensam no Japão, muitas vezes  pensam sobre anime ou robôs gigantes ou gigantescos robôs anime. Eles também são propensos a pensar na versão medieval do Japão : o samurai. Para muitos de nós, a primeira introdução ao Japão foi através dos filmes incríveis de Akira Kurosawa e Toshiro Mifune, deixando-nos com as imagens de implacáveis mestres espadachins.

Enquanto o mundo pode ter majoritariamente encantado com as espadas, é impossível negar a beleza das armaduras que também vimos na tela . Embora certamente alguns pensem que nunca tão extravagantes capacetes  foram realmente usados durante os anos de guerras civis do Japão.

Na verdade, muito pelo contrário! Apesar de duvidar que a armadura mais extravagante e capacetes que você verá abaixo poderia ser encontrada nos soldados das classes inferiores , não há dúvida de que altos membros da classe guerreira de bom grado faziam alarde sobre um pouco de acessório chamativo. Afinal, ninguém quer ser o último homem no campo de batalha a obter um capacete de orelhas de coelho! Aqui estão algumas das mais loucas armaduras e capacetes que já vimos do Japão medieval!

gamou-ujisato

Embora possa parecer um pouco como Darth Vader amarrado a cauda do peixe-gato na cabeça, este conjunto de armadura foi realmente usado por Ujisato Gamou, um daimyo (basicamente um senhor da guerra), durante o século 16. Imagine quem ficaria frente a frente com ele na batalha se sentiu como enfrentando o Boss final em um jogo de vídeo, sem ter a chance de subir de nível.katou-kiyomasa
Esta armadura vagamente esquelética, placa frontal, e capacete pertencia a Kiyomasa Kato, um daimyo durante os séculos 16 e 17. Ele também foi um dos líderes durante a guerra de sete anos, quando o Japão invadiu a Península Coreana. Nós achamos que ele tinha … osso a esconder.
katou-yoshiakira

Este belo conjunto, como  armadura-lula era de propriedade de Yoshiaki Kato, um dos maiores retentores de Toyotomi Hideyoshi e, após a morte de Hideyoshi, um guerreiro leal de Tokugawa Ieyasu. Supostamente, ela foi baseada no Monte Fuji, mas não podemos ver nada, mas  Lovecraftian glória nele.

kuroda-josui

Aqui está um verdadeiro “cabeça de pote” para você! Este capacete, usado por Yoshitaka Kuroda, um mestre estrategista de Toyotomi Hideyoshi  ,final do 16 e início do século 17, parece como se estivesse saido da mesa de jantar  depois de terminar uma grande tigela de arroz .

matsudaira-nobukazu

Miau! Parece que até mesmo os guerreiros do Japão medieval amavam gatos! Esta armadura pertencia a Nobukazu Matsudaira, um bem respeitado e guerreiro feroz que recebeu recompensas de Nobunaga e Ieyasu. Aparentemente, o capacete foi realmente e deveria ser baseada em uma coruja , mas uma vez que você vê-los como as orelhas de gato, você simplesmente não consegue ver mais nada!

yamauchi-toyomasa

Este capacete coelho orelhudo foi usado por Toyomasa Yamauchi, um senhor feudal durante o Período Edo, um tempo de relativa paz . Mesmo que ele tenha sido considerado um espadachim magistral, é provável que este capacete nunca viu  combate. Que é tão bom! É muito bonito para isso.

toudou-takatora

Este capacete foi possuído por Takatora Todo, um Daimyou que começou como um soldado normal a pé. Além de seu senso de moda fashion, Takatora também era famoso por projetar excelentes castelos, como o Castelo Imabari em Ehime. Embora este capacete pareça uma libélula,  aparentemente, foi baseado em um boné usado por oficiais durante a dinastia Tang da China.

akechi-samanosuke

Outro capacete coelho orelhudo, esta bela peça de armadura pertencia a Samanosuke Akechi, que você pode conhecer por Onimusha. Embora não acho que usasse algo tão bonito no jogo de game.

matsudaira-chikatada

Este, parece que pertencia a um furão peludo muito entusiasmado ao invés de seu verdadeiro dono, Chikatada Matsudaira,e é um dos raros capacetes com pele na parte externa. Normalmente, o couro ou pele está no interior para o conforto. Nós achamos que Chikatada era muito durão para esse conforto!

rabbit-helmet

O dono deste capacete coelho é desconhecido, infelizmente. Só podemos imaginar quantas piadas ruins que ele teve que aturar.

tachibana-muneshige1

Adornado com o kanji para “grande”, este capacete de grandes dimensões pertencia a Muneshige Tachibana, que é mais famoso por seu capacete “solar”. Não podemos deixar de perguntar se há algum “pequeno” e “médio” capacetes lá fora esperando para ser descoberto …

spiney-lobster

Este capacete é menos bonito e mais “delicioso”, se acontecer de você gostar de lagosta . Não temos certeza de quem pertencia este, mas imagino que ele chama um pouco de atenção no campo de batalha. O que, agora que penso nisso, parece ser o oposto de uma boa idéia …

sea-snail-turban

Aqui está mais uma inspiração de capacete frutos do mar! Mais uma vez, não temos certeza a quem pertencia, mas supomos que basear o capacete em um escudo forte e resistente faz sentido. Ou talvez o proprietário tenha misturado seu pedido de almoço e seu capacete.

crab-helmet

Rapaz, com certeza parece que os samurais medievais simplesmente não conseguiam comer frutos do mar suficiente! Nós não sabemos  quem usava este capacete também, mas nós pensamos que a Red Lobster devia fazer todos os seus funcionários usarem réplicas!

kuroda-nagamasa

Esta de inspiração capacete de búfalo descansou uma vez sobre a testa de Nagamasa Kuroda, filho de Yoshitaka Kuroda. Apesar de não ser um grande estrategista, como seu pai, Nagamasa era bem conhecido por seu valor militar, por isso imagino que ele ganhou plenamente os chifres da sua armadura.

date-shigezane

E, finalmente, temos o capacete centopéia! Não temos certeza se Shigezane Data, o dono da armadura, só estava tentando assustar todo mundo  ou se ele só tinha uma ligação  muito estranha com os insetos, mas de qualquer forma: ooowww!

Na verdade, verifica-se que durante o período feudal no Japão, acreditava-se que as centopéias não podiam voltar atrás, então eles eram vistos como um símbolo da perseverança. Um conceito legal, com certeza, mas não temos certeza se vale a pena ter uma centopéia maldita em seu rosto …

Esperamos que tenham gostado desta breve olhada em algumas das armaduras únicas e capacetes de um dos períodos violentos do Japão. O equipamento não pode sempre ter sido prático, mas pelo menos ele parece legal em nossos museus agora!

 Fontes/imagens:

Naver Matome, KJ Club (Kiyomasa Katou, Toudou Takatora),  Hamusoku, Musou Shinden Eishinryu, Yoroi, Chiba Prefectural Museum, Yuki no Oto to Ame no Yumi, Let’s Go Aichi, Wikipedia, Shuukobou no Blog, Taisho no Tsubuyaki, Sengoku Chotto Ii Hanashi, Warui Hanashi Matome, Toyosakikokuchuuritsu, Sewa Genji no Sato, Ganmen Sony Rei.

Muitos games de lutas tem personagens históricos,pelo menos são lembrados apesar de romanceados.

Alguns guerreiros como Manfred Albrecht Freiherr von Richthofen no seu Fokker Triplano pintado de vermelho ( Red Baron),Yamagata Masakage tambem usava uma armadura vermelha brilhante juntamente com seus comandados .

img_ii1Depois foi homenageado por Ii Naomasa (Red Demon) com sua Brigada Red Devils entre outros ,eles procuravam chamar a atenção durante as batalhas aéreas e terrestres com suas cores diferenciadas que abreviaram suas existencias.

Uma lenda de Guerra (Three on a match) também faz alusão a chamar atenção de um franco atirador,quando o terceiro soldado a acender o cigarro com o mesmo fosforo era baleado.

Esse post foi publicado em Antiguidades, Historias da Aviação, Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s