As Ilhas que surgem e desaparecem

Erupção vulcânica forma nova ilha no mar no Japão

japaoilhavulcaoap01(Foto: AP Photo/Kyodo News) A intensa atividade vulcânica no Japão criou uma pequena ilha no Oceano Pacífico, quase mil quilômetros ao sul de Tokyo, segundo imagens divulgadas pelas autoridades japonesas.

ni-5ni-6A pequena ilha de 200 metros de diâmetro fica ao sudeste da ilha vulcânica desabitada de Nishinoshima, no pequeno arquipélago de Ogasawara, e foi vista pela primeira vez na quarta-feira por um avião da guarda costeira. “A erupção vulcânica prossegue”, afirmaram integrantes da guarda costeira que filmaram o local. Esta é a primeira vez em 40 anos que acontece um fenômeno deste tipo. Em setembro de 1973, uma nova ilha chamada Shinshima-Nishinoshima foi observada. Grande parte do local desapareceu sob as ondas, mas ainda existe uma pequena parte da ilha. Desde 1945, quando terminou a guerra do Pacífico, pelo menos quatro novas ilhas foram descobertas, segundo um comandante da guarda costeira.

japaoilhavulcaoap03Mas a pequena ilha descoberta na quarta-feira pode desaparecer, segundo a mesma fonte. Se não desaparecer, as águas territoriais do país serão ampliadas, afirmou um porta-voz do governo. As águas territoriais são um tema sensível no Japão, que está em conflito com a China por um pequeno arquipélago desabitado que os dois países reivindicam (do Japão com o nome de Senkaku e China com o nome de Diaoyu).Conflitos também com a Russia e Coreia também pendentes de solução .si-4

401px-Heishiiwa_Rock_EsashiCom 6 852 ilhas,muitas delas são desabitadas,meras rochas aflorando e aparecendo quando baixa a mare,outras enormes ilhas artificiais  construídas para abrigarem enormes aeroportos -(Chubu,Kansai,Kobe,etc),  algumas como a de Odaiba na Baia de Tokyo foram construídas de entulho,varias no interior de lagos ,etc.As principais são somente 4-Hokkaido,Honshu,Shikoku e Kyushu em seguida Okinawa.

volcano1Sakurajima e outro vulcão que ja teve centenas de erupções e a que mais preocupa atualmente pela proximidade de centros urbanos e a interrupção de trafego rodo/aereo.

Com 80 vulcões ativos em terra e muitos outros submersos no mar,vão aparecer outras ilhas e desaparecer de repente como a de Myojin e outra recentemente no Paquistão .

MYOJIN

imagesNo dia 18 de setembro de 1952, às 9:20 da manhã nas proximidades das Ilhas de
Izu, a 450 quilômetros ao sul de Tokyo, surgiu do mar a ilha Myojin, ante a
surpresa dos pescadores do Shikine Maru.
Causou a morte de toda a tripulação e o pessoal científico que viajava a bordo do Daigou Kayou Maru, um barco que enviado pelo Departamento Hidrográfico da Agência de Segurança Marítima com fins científicos  .
Acredita-se que o Navio Kayou Maru,se aproximou demais da cratera submersa do vulcão e se envolveu em uma das últimas explosões.
Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

2 respostas para As Ilhas que surgem e desaparecem

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s