Comida Japonesa para Gourmets Corajosos

photo20066Você está cansado da mesma velha comida japonesa e pesquisando para tentar algo novo, excitante e um pouco estranho?

De potencialmente fatal para forte e esmagadores odores ou simplesmente estranhos, aqui está uma lista de 20 das mais estranhas iguarias japonesas do mar. Se você está se sentindo  curioso e quer expandir seus horizontes da culinária japonesa,veja esta lista.

1. Shirako (fish milt) Imagem: Rakuten

2013-11-17-shirako1Pense em shirako como o equivalente masculino de caviar. Não que caviar seja necessariamente feminino, mas caviar são as ovas de peixes, shirako é esperma de bacalhau. Tecnicamente é o saco de esperma e pode ser de muitos tipos diferentes de peixes. Shirako é descrito como “cremoso” e “pudim.” Ele pode ser cozido no vapor, frito na frigideira e bem passado, mas nenhum tipo ou quantidade de cozimento vai tirar o silêncio desconfortável quando você contar a seus amigos o que você comeu no Japão.

2. Fugu (baiacu)

2013-11-17-final-fugu

Imagens: Wikipedia, Wikipedia

Como o fugu contém uma quantidade letal de veneno, este é um peixe que você vai querer um profissional para lidar com isso. E especialmente se você está pensando em tentar o fígado, que é delicioso, mas cheio de veneno, você pode querer fazer alguma pesquisa sobre o seu Chef antes de manda-lo para baixo. Normalmente fugu é servido cru como sashimi cortado quase transparente ou em um prato quente como ensopado. Aparentemente, você pode até comer seus ovários em conserva em  pasta de arroz. Estatísticas de óbitos do Fugu é duvidosa, mas uma das mais famosas pessoas a morrer foi o ator de Kabuki  Bando Mitsugoro que comeu quatro fígados e morreu em 1975. A maioria dos provadores de fugu irá dizer-lhe o fascínio do peixe não é o sabor, que é um pouco sem graça e nada assombroso, mas a corrida que você começa, desafiando a morte.

3. Ikizukuri ( sashimi vivo) Imagem: Wikipedia

2013-11-17-ikizukuriNão recomendado para os fracos do coração, ikizukuri é a prática de preparar sashimi de frutos do mar ao vivo, como peixe, camarão ou lagosta. O sashimi é servida em cima do animal ainda vivo. Supostamente ele faz os peixes parecem incrivelmente frescos, acrescentando mais sabor. Escusado será dizer que, ikizukuri é muito controverso, com você consumindo  um animal enquanto ele fica morrendo na frente de você.

4. Funazushi (sushi fermentado) Imagem: Rakuten

2013-11-17-funazushiFunazushi é feito colocando um tipo de carpa japonesa em arroz fermentado por até quatro anos. O peixe fermentado resultante é depois cortado em fatias e servido como o sushi. Funazushi na verdade é um estilo centenário muito antigo de preparar sushi que é feito ainda em torno do lago Biwa na Província de Shiga. Como você deve imaginar, o cheiro é incrivelmente forte e tem um gosto avinagrado.

5. Kujira (Baleia)

2013-11-17e38080final-whale

Imagens: Wikipedia, RocketNews24

Independentemente do que a comunidade internacional pensa, o Japão continua a sua polêmica caça de baleias todos os anos em nome da ciência,mas a carne é vendida abertamente no Japão.

2013-11-17-whale-menuE para a surpresa de muitos, é um item de menu bastante comum em algumas escolas na merenda escolar, embora alguns adultos procuram ativamente ,a carne de baleia não é tão comum em restaurantes. Tão polêmico como a caça é, você poderia pensar que a carne de baleia teria um sabor incrível, mas a maioria descrevem o sabor como um pouco sem graça e dura,  provavelmente por isso que é tão frequentemente  ele aparecer em menus de almoço do ensino médio.

Um menu de almoço na escola com baleia para celebrar o “Dia Wakayama,” a Provincia conhecida por sua indústria baleeira.

6. Tobiuo (peixe voador)

2013-11-17-flying-fishImagem: ExciteBlog (NihonSake)

Se você é um fã de sushi, você pode estar familiarizado com tobiko, as ovas coloridas de peixes voadores. Mas você já tentou o peixe real? Peixe voador é um peixe magro e leve para degustação, mas tome cuidado com essas asas afiadas!

7. Ankimo ( fígado de monkfish )Imagens: Wikipedia, Wikipedia2013-11-17-final-monkfish

Por mais horrível que o tamboril pareça, o fígado é considerado uma das melhores iguarias japonesas. Seu sabor é comparado com a riqueza do foie gras. O fígado é servido em um molho ponzu picante depois de ser esfregado com sal e lavado em vinho de arroz.

8. Kurage (agua viva)

2013-11-17-jellyfish

Imagens: Wikipedia, Kurage Fukyukyokai

A água-viva é geralmente seca primeiro porque estraga  rapidamente fora de água. Depois é então reidratada por imersão na água e servido com um molho de vinagre. Alguns descrevem que comer água-viva parece mastigar elásticos de borracha mas outros a comparam mais a lula cozida. Ele não tem muito gosto, então o molho é a chave.

9. Shishamo (smelt)

10-01-29_001Imagem: RocketNews24

Shishamo é um peixe de cerca de 15 centímetros de comprimento, que é grelhado e comido inteiro. Muitas vezes, é servido na merenda escolar, onde as crianças lutam para ver quem pode conseguir o “mais grávida”, já que as ovas são consideradas  saborosas.

10. Shiokara ( viscera de peixe fermentado)

2013-11-17-shiokaraImagem: Wikipedia

Feita a partir do purê do interior de várias criaturas do mar que é deixado a fermentar e salgado, shiokara definitivamente não é para todos. Mesmo japoneses consideram que é um gosto terrivel. A descrição pouco apetitosa pode colocar um pouco de receio, mas muitos amam seu sabor forte e salgado.

11. Hoya (abacaxi do mar)

2013-11-17-final-sea-pineappleImagens: Tabetayo, Livedoor Blog

Este animal de aparencia engraçada  parece que pertence a um filme de ficção cientifica e tem um gosto estranho para coincidir com a sua aparência. Embora não seja extremamente comum no Japão, é frequentemente servido como sashimi e, supostamente, vai bem com saquê.

12. Sazae (caracol turbante) Imagens: Uoya

2013-11-17-final-sazaeSe você chegar perto do oceano durante o verão no Japão, você pode ser capaz de ver  caracóis do mar, sendo grelhado na beira da estrada. Eles também podem ser comidos como sashimi e uma das formas mais populares de comer é tirando a parte  preta  de sabor amargo do intestino na parte inferior da concha.

13. Kegani (caranguejo rabo de cavalo)

2013-11-17-keganiImagem: Wikipedia

Apesar de saboroso, estes caranguejos peludos não tem gosto muito diferente do que qualquer outro caranguejo. Seu exterior peludo é o que torna tão único.

14. Uni (ouriço do mar)2013-11-17-final-uni

Imagens: Wikipedia, Wikipedia

Ouriços-do-mar são mais uma daquelas criaturas aterrorizantes com entranhas gostosas. Depois de quebrar cuidadosamente o exterior cheio de espinhos, as gônadas do ouriço-do-mar são escovados por fora e comidos cru. Eles têm gosto salgado,  quase cremoso e podem alcançar um preço elevado.

15. Chirimen jako (filhotes de sardinha e anchovas secas )Imagem: GuruNavi

2013-11-17-e381a1e3828ae38281e38293e38198e38283e38193Se você prefere comer centenas de peixes de uma só vez, chirimen Jako é feito especialmente para você. Ela é feita por secagem e salga de sardinhas jovens ou anchovas. Eles geralmente são colocados em cima de arroz ou misturado com legumes. Têm um sabor muito salgado e  pouco gosto de peixe.

16. Awabi (abalone)

2013-11-17-final-awabi

Imagens: Wikipedia, Wikipedia

Embora pareça um molusco, um abalone é realmente um caracol do mar e é considerado uma iguaria no Japão pela sua textura macia e sabor fresco. Abalones são comidos crus, como sashimi, mas também são grelhados. Uma maneira popular de preparar abalones é para grelhar ao vivo, diretamente da água.

16. Mentaiko (bacalhau marinado ou pollack roe)

Imagem: Wikipédia

2013-11-17-mentaikoMentaiko é na verdade uma importação da Coréia, mas depois de chegar ao Japão as picantes ovas de peixe marinadas tornaram-se um prato incrivelmente popular. Além de ser consumido como é, ele também é usado para tudo, em bolas de arroz ao espaguete e aromatizar maionese. E é tão popular no Japão que você pode até encontrar batatas fritas com sabor mentaiko.

17. Namako (pepino do mar)

2013-11-17-final-namako

Imagens: Seesaa Blog (AwajinoSeikats), Tabelog

Pepinos do mar são normalmente consumidos crus no Japão, onde é comido sozinho ou com um molho de vinagre. Ela é considerada como tendo um “sabor delicado”, mas só alguns acham que é saborosa.

18. Shirouo no odorigui (peixe da dança no gelo)

2013-11-17-final-sirouo

Imagem: FC2 Blog (aloe2)

Shirouo são minúsculos peixe transparente que são comidos vivos e diz-se “dançar” na boca. Eles não têm muito gosto, mas mergulhando-os em um pouco de molho de soja e comer uma colher cheia de peixes em movimento é, provavelmente, bastante interessante  para o seu paladar.

19. Kamenote (Japanese goose barnacles)

2013.11.17 final kamenote

Images: Nifty Blog (tsukijigo), Yahoo! Shopping

Em japonês esta craca é chamada de “pata de tartaruga”, já que se parece exatamente com uma. Eles podem ser um pouco duro,  certifique-se de remover completamente a concha antes de comer, mas eles têm sido chamados de “suculento” e “saboroso”.

20. Kusaya (peixe seco fermentado)

Imagem: Oshima Town

2013-11-17e38080e3818fe38195e38284Esta iguaria japonesa é feita pegando um peixe como a cavala,fazendo imersão em salmoura por até 20 horas, em seguida, colocando-o no sol por alguns dias. Alguns fabricantes de Kusaya se orgulham de ter usado a mesma salmoura ao longo de várias gerações para fazer seu fedido peixe fermentado. Embora o cheiro possa ser avassalador, o sabor é realmente muito leve.

Já experimentou alguma destas delícias do mar estranhas do Japão? Quer tentar qualquer uma dessas iguarias estranhas?Conte-nos a respeito!

Scott R. Dixon

P.S-Acredito que tudo que virou alimento,foi causado por épocas de guerras e tragédias naturais na tentativa de sobreviver.A China e um desses inumeros casos: cobras,morcegos,escorpiões,qualquer coisa que tivesse proteínas.

Esse post foi publicado em Impressoes do Japão. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Comida Japonesa para Gourmets Corajosos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s